Dissertação

"Deixou de frequentar": experiências de abandono escolar entre mulheres estudantes da EJA na Zona Norte de Manaus/AM

Este estudo investiga experiências de abandono e de permanência escolar entre mulheres estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola da CDE 6, vinculada à Seduc-AM, na Zona Norte de Manaus. A pesquisa adota uma abordagem etnográfica, incluindo conversas informais, entrevistas semies...

ver descrição completa

Autor principal: Lima, Victoria Katarina Cardoso
Outros Autores: https://lattes.cnpq.br/4804427740288691, https://orcid.org/0000-0002-9546-0653
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2025
Assuntos:
EJA
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10852
Resumo:
Este estudo investiga experiências de abandono e de permanência escolar entre mulheres estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola da CDE 6, vinculada à Seduc-AM, na Zona Norte de Manaus. A pesquisa adota uma abordagem etnográfica, incluindo conversas informais, entrevistas semiestruturadas e uma oficina participativa realizada em 2024. A interseccionalidade orienta a análise das múltiplas formas de opressão que atravessam suas trajetórias, considerando gênero, classe, raça e geração. Os resultados revelam que fatores como maternidade, sobrecarga doméstica e precarização do trabalho dificultam a permanência escolar, enquanto redes de solidariedade e o desejo de transformação impulsionam o retorno aos estudos. Assim, a educação emerge como um espaço de resistência e possibilidades.