Periódico

Programa de Assistência Estudantil (PAE): análise do perfil socioeconômico das/os estudantes contempladas/os pelo Auxílio Emergencial Estudantil no norte do Brasil (Paper 547)

Autor principal: Gomes, Laura Michele Serrão Lima
Outros Autores: Mathis, Adriana de Azevedo
Grau: Periódico
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2022
Acesso em linha: https://periodicos.ufpa.br/index.php/pnaea/article/view/13599
id oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-13599
recordtype ojs
spelling oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-135992023-04-04T16:32:57Z Programa de Assistência Estudantil (PAE): análise do perfil socioeconômico das/os estudantes contempladas/os pelo Auxílio Emergencial Estudantil no norte do Brasil (Paper 547) Gomes, Laura Michele Serrão Lima Mathis, Adriana de Azevedo O presente estudo, realizado em 2020, na pandemia de Covid-19, apresenta uma análise do perfil socioeconômico das/os estudantes contempladas/os pelo auxílio emergencial regular do Programa de Assistência Estudantil (PAE) de uma Instituição de Ensino Superior no norte do Brasil. O trabalho tem como objetivo identificar os principais impactos da pandemia de Covid-19 na vida das/os estudantes e seus familiares. Destarte, os dados apresentados no artigo basearam-se na pesquisa produzida pela Associação Nacional de Dirigentes de Ensino Superior (ANDIFES) e no relatório publicado por uma universidade federal pública do norte do país. Nesse estudo, foram levantadas as seguintes questões relacionadas ao público-alvo da pesquisa, tais como: diminuição de renda, aumento do subemprego e desemprego, intensificação de transtornos relacionados a saúde mental e incomensurável desigualdade social e econômica. Particularmente no que se refere as desigualdades vivenciadas entre as/os estudantes mais pobres, sobretudo aquelas vinculadas a famílias monoparentais chefiadas por mulheres.Palavras-chave: Programa de Assistência Estudantil. Perfil socioeconômico das/os estudantes. Pandemia da Covid -19. Universidade Federal do Pará 2022-05-06 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares application/pdf https://periodicos.ufpa.br/index.php/pnaea/article/view/13599 10.18542/papersnaea.v31i1.13599 Papers do NAEA; v. 1, n. 1 (2022): Edições 531 A 550 1516-9111 por https://periodicos.ufpa.br/index.php/pnaea/article/view/13599/9439 Direitos autorais 2022 Papers do NAEA
institution Periódicos Ufpa
collection periodicosUFPA
language por
format Periódico
author Gomes, Laura Michele Serrão Lima
spellingShingle Gomes, Laura Michele Serrão Lima
Programa de Assistência Estudantil (PAE): análise do perfil socioeconômico das/os estudantes contempladas/os pelo Auxílio Emergencial Estudantil no norte do Brasil (Paper 547)
author-letter Gomes, Laura Michele Serrão Lima
author2 Mathis, Adriana de Azevedo
author2Str Mathis, Adriana de Azevedo
title Programa de Assistência Estudantil (PAE): análise do perfil socioeconômico das/os estudantes contempladas/os pelo Auxílio Emergencial Estudantil no norte do Brasil (Paper 547)
title_short Programa de Assistência Estudantil (PAE): análise do perfil socioeconômico das/os estudantes contempladas/os pelo Auxílio Emergencial Estudantil no norte do Brasil (Paper 547)
title_full Programa de Assistência Estudantil (PAE): análise do perfil socioeconômico das/os estudantes contempladas/os pelo Auxílio Emergencial Estudantil no norte do Brasil (Paper 547)
title_fullStr Programa de Assistência Estudantil (PAE): análise do perfil socioeconômico das/os estudantes contempladas/os pelo Auxílio Emergencial Estudantil no norte do Brasil (Paper 547)
title_full_unstemmed Programa de Assistência Estudantil (PAE): análise do perfil socioeconômico das/os estudantes contempladas/os pelo Auxílio Emergencial Estudantil no norte do Brasil (Paper 547)
title_sort programa de assistência estudantil (pae): análise do perfil socioeconômico das/os estudantes contempladas/os pelo auxílio emergencial estudantil no norte do brasil (paper 547)
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2022
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/pnaea/article/view/13599
_version_ 1787152152279384064
score 11.675712