Periódico

A encenação de práticas socioculturais transgressivas no contexto escolar: um projeto ético-político de escola

Autor principal: Souza, Elizabeth Gomes
Outros Autores: Miguel, Antônio
Grau: Periódico
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2023
Acesso em linha: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/15265
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spelling oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-152652024-02-06T20:52:03Z A encenação de práticas socioculturais transgressivas no contexto escolar: um projeto ético-político de escola The enactment of transgressive sociocultural practices in a school context: an ethical-political school project Souza, Elizabeth Gomes Miguel, Antônio Wittgenstein; Terapia; Educação. Wittgenstein; Therapy; Education. Este artigo problematiza e apresenta outros modos de conceber a escola e sua tecnologia disciplinar configurados terapeuticamente com base nas ideias do filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein, em particular, presentes em seus escritos tardios. Tais ideias embasaram uma análise transgressiva a respeito da matemática como disciplina e da escola como lócus de assimilação cognitiva de competências e de habilidades disciplinares. Nesta direção, este texto tem como objetivo realizar uma terapia gramatical a respeito da inserção de práticas socioculturais em ambientes formativos e seus efeitos para a promoção de uma educação escolar transgressiva. A descrição de encenações de práticas socioculturais com um grupo de professores performou possibilidades de empreender pesquisas e práticas formativas não dogmáticas, fixas e únicas. Elas também geraram efeitos performáticos e perfomativos para e na constituição de escolas outras pautadas por uma ética pós-humanista que adota a vida como eixo da ação educativa. This article discusses and presents other ways of conceiving school and its disciplinary technology therapeutically configured based on Austrian philosopher Ludwig Wittgenstein’s ideas, especially the ones contained in his latter writings. Such ideas supported a transgressive analysis of mathematics as a discipline and of school as a locus of cognitive assimilation of disciplinary competencies and skills. To this end, this text aims at performing grammatical therapy about the insertion of sociocultural practices in school context and its effects on the promotion of a transgressive school education. The description of sociocultural practice enactments with a group of teachers raised possibilities for performing research and practices that are not dogmatic, single or fixed. They also caused performatic and performative effects for and on the constitution of other schools guided by a post-humanist ethics that adopts life as the backbone of educational practice. Universidade Federal do Pará Conselho nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico 2023-12-30 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/15265 10.18542/amazrecm.v19i43.15265 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 19, n. 43 (2023); 123-138 Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 19, n. 43 (2023); 123-138 2317-5125 1980-5128 por https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/15265/10735 /*ref*/ALMEIDA, J.J. Comentários de Investigações Filosóficas. Em Suplemento da Revista Digital AdVerbum, v. 2, p. 186–231, 2017. Disponível em:< http://www.psicanaliseefilosofia.com.br/ textos/InvestigacoesFilosoficas-Original.pdf> /*ref*/CAPELA. M. B.Qualidade do Ensino sob a lógica do capital: O Ideb em foco. In.: Reunião Anual Anped,38.,, Anais..,.São Luis, 2017. 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