Periódico

Estado do conhecimento das pesquisas sobre formação de professores que ensinam Matemática na região Norte do Brasil (2012-2022)

Autor principal: Soares, Narciso das Neves
Outros Autores: Luz, Victória Caroline do Nascimento
Grau: Periódico
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2024
Acesso em linha: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/15992
id oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-15992
recordtype ojs
spelling oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-159922024-12-21T20:42:32Z Estado do conhecimento das pesquisas sobre formação de professores que ensinam Matemática na região Norte do Brasil (2012-2022) The state of knowledge on research about teacher education for Mathematics teachers in the Northern region of Brazil (2012-2022) Soares, Narciso das Neves Luz, Victória Caroline do Nascimento educação matemática; pós-graduação; região Norte mathematics education; teacher training; northern region; Brazil Este trabalho apresenta um estudo de natureza bibliográfica cujo objetivo é elaborar um estado do conhecimento, no campo da Formação de professores que ensinam Matemática (PEM), em produções no período de 2012-2022. A fonte de dados da pesquisa foram os repositórios dos Programas de Pós-Graduação da Região Norte do Brasil. A metodologia foi do tipo Estado do Conhecimento e a técnica de análise dos dados foi a Análise de Conteúdo de Bardin, de um total de 94 produções. Os resultados apontam, que no período pesquisado houveram pelo menos 2 pesquisas publicadas, por ano, que se encaixavam nos critérios exigidos pela investigação. Com relação a metodologia, a maior parte dos trabalhos se caracterizam como qualitativos e quanto ao tipo de pesquisa, a maioria utilizou o Estudo de caso. No que diz respeito as tendências temáticas, os autores procuraram estudar mais a Formação Inicial. This paper presents a study of a bibliographic nature whose objective is to develop a state of knowledge, in the field of teacher education in mathematics (PEM), in productions in the period 2012-2022. The research data source was the repositories of Postgraduate Programs in the North Region of Brazil. The methodology was State of Knowledge type and the data analysis technique was Bardin's Content Analysis, from a total of 94 productions. The results indicate that during the research period there were at least 2 studies published per year that met the criteria required by the investigation. Regarding methodology, most of the works are characterized as qualitative and regarding the type of research, the majority used the Case Study. With regard to thematic trends, the authors sought to study Initial Training more. Universidade Federal do Pará Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará 2024-12-21 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/15992 10.18542/amazrecm.v20i45.15992 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 20, n. 45 (2024); 298-314 Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 20, n. 45 (2024); 298-314 2317-5125 1980-5128 por https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/15992/11776 /*ref*/ALBUQUERQUE, A. S. de.; GONÇALVES, T. O. Estado do conhecimento sobre o formador de professor que Matemática em teses e dissertações (2010-2019). Revemat – Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, SC, Ed. Especial: Pesq. Form. Prof. Es. Mat., p. 01-27, jan./dez., 2022 /*ref*/ANDRÉ, M. E. D. A. A produção acadêmica sobre formação de professores: um estudo comparativo das dissertações e teses defendidas nos anos 1990 e 2000. Form. Doc., Belo Horizonte, MG, v. 01, n. 01, p. 41-56., 2009. /*ref*/ANDRÉ, M. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 174-181, 2010. /*ref*/ANDRÉ, M. et. al. Estado da Arte da Formação de professores no Brasil. Educação & Sociedade, ano XX, n. 68, p. 301-309, 1999. /*ref*/BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016. /*ref*/CECCO, B. L.; BERNARDI, L. T. M. dos S.; DELIZOICOV, N. C. Formação de professores que ensinam Matemática: um olhar sobre as redes sociais e intelectuais do BOLEMA, Bolema, Rio Claro, Sp, v. 31, n. 59, p. 1101-1122, 2017. /*ref*/CRECCI, V. M.; NACARATO, A. M.; FIOTENRINI, D. Estudos do estado da arte da pesquisa sobre o professor que ensina Matemática. Zetetiké, Campinas, SP, v. 25, n. 1, p. 1-6, 2017, /*ref*/FIORENTINI, D. et al. O professor que ensina Matemática como campo de estudo: concepção do projeto de pesquisa. In: FIORENTINI, D.; PASSOS, C. L. B.; LIMA, R. C. R. de. (org.). Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina Matemática: período 2001 – 2012. Campinas, Sp: FE/UNICAMP, 2016. p. 17-41. /*ref*/FIORENTINI, D. Rumos da pesquisa brasileira em educação matemática: o caso da produção científica em cursos de Pós-graduação. Tese de Doutorado em Educação. Campinas: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 1994. /*ref*/GATTI, B. A.; Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, 2010. /*ref*/GONÇALVES, T. O.; SILVA, I. M. da. Mapeamento de pesquisas da Região Norte sobre o professor que ensina Matemática: principais tendências. In: FIORENTINI, D.; PASSOS, C. L. B.; LIMA, R. C. R. de. (org.). Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina Matemática: período 2001 – 2012. Campinas, Sp: FE/UNICAMP, 2016. p. 293-316. /*ref*/GRANDO R. C.; NACARATO, A. M. Perspectivas para a formação de professores que ensinam Matemática. Revista Eletrônica de Educação Matemática – REVEMAT, Florianópolis, Ed. Especial: Pesq. Form. Prof. Ens. Mat., p. 01-09, 2022. /*ref*/MOROSINI, M. C.; FERNANDES, C. M. B. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, n. 2, v. 5, p. 154-164, 2014 /*ref*/PASSOS, C. L. B. et al. Desenvolvimento profissional do professor que ensina Matemática: Uma meta-análise de estudos brasileiros. Quadrante, v. 15, n. 1, p. 193-219, 2006. Direitos autorais 2024 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Periódicos Ufpa
collection periodicosUFPA
language por
format Periódico
author Soares, Narciso das Neves
spellingShingle Soares, Narciso das Neves
Estado do conhecimento das pesquisas sobre formação de professores que ensinam Matemática na região Norte do Brasil (2012-2022)
author-letter Soares, Narciso das Neves
author2 Luz, Victória Caroline do Nascimento
author2Str Luz, Victória Caroline do Nascimento
title Estado do conhecimento das pesquisas sobre formação de professores que ensinam Matemática na região Norte do Brasil (2012-2022)
title_short Estado do conhecimento das pesquisas sobre formação de professores que ensinam Matemática na região Norte do Brasil (2012-2022)
title_full Estado do conhecimento das pesquisas sobre formação de professores que ensinam Matemática na região Norte do Brasil (2012-2022)
title_fullStr Estado do conhecimento das pesquisas sobre formação de professores que ensinam Matemática na região Norte do Brasil (2012-2022)
title_full_unstemmed Estado do conhecimento das pesquisas sobre formação de professores que ensinam Matemática na região Norte do Brasil (2012-2022)
title_sort estado do conhecimento das pesquisas sobre formação de professores que ensinam matemática na região norte do brasil (2012-2022)
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2024
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/15992
_version_ 1819121312526761984
score 11.755432