/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Elementos estruturantes da/na formação inicial de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
Fazer discursões acerca da Formação Inicial de Professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, é de grande relevância, pois é neste nível de escolaridade que os estudantes aprendem os primeiros conceitos matemáticos e, conhecer de que forma são dados os primeiros pass...
Autor principal: | VIEGAS, Suzane Moraes |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4091 |
Resumo: |
---|
Fazer discursões acerca da Formação Inicial de Professores que ensinam
Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, é de grande relevância, pois é
neste nível de escolaridade que os estudantes aprendem os primeiros conceitos
matemáticos e, conhecer de que forma são dados os primeiros passos no campo do
saber matemático nessa fase, contribui de forma significativa para a compreensão
de como os estudantes aprendem conceitos matemáticos. Desta forma, este texto
se constitui como um recorte da pesquisa realizada por meio do Projeto de Pesquisa
PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO
FUNDAMENTAL: limites, desafios e possibilidades. A partir da participação como
bolsista voluntária do projeto, me despertou interesse em realizar esta pesquisa com
o objetivo de analisar de que forma os conteúdos relacionados aos conceitos
matemáticos são trabalhados no processo de formação inicial do professor
Pedagogo, no sentido de habilitar o profissional para ensinar conceitos matemáticos
nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa é de abordagem qualitativa
descritiva. Participaram como informantes, três professoras pedagogas atuantes em
regência de classe no Ensino Fundamental I, em uma unidade de ensino público da
cidade de Castanhal – Pará. As informações foram constituídas por meio de um
roteiro de entrevistas com questões semiestruturadas, na perspectiva de responder
ao objetivo proposto. A partir da análise das informações, os resultados nos
permitiram identificar elementos estruturantes do processo formativo, apontando
evidências de que as disciplinas de conteúdos matemáticos trabalhados na
formação inicial das professoras pedagogas, não são suficientes para as habilitar
para ensinar conteúdos matemáticos nos Anos Iniciais. |