Periódico

A METODOLOGIA DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ/PA

Autor principal: Carmo, Eraldo Souza do
Outros Autores: Prazeres, Maria Sueli Correa dos
Grau: Periódico
Idioma: por
Publicado em: UFPA | Abaetetuba Campus | PPGCITI 2016
Acesso em linha: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2709
id oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-2709
recordtype ojs
spelling oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-27092021-01-06T18:03:50Z A METODOLOGIA DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ/PA Carmo, Eraldo Souza do Prazeres, Maria Sueli Correa dos Este artigo analisa as contribuições da Casa Familiar Rural, a partirda Pedagogia da Alternância para o desenvolvimento das comunidades do campo no município de Cametá. Especificamente, analisou a participação dos egressos e dos demais sujeitos nos processos formativos, em articulação com o desenvolvimento das comunidades e os rebatimentos teóricos e práticos sobre a experiência nas comunidades. Com base na abordagem qualitativa, utilizando-se da entrevista Semi-Estruturada com jovens, pais, monitores, docentes, coordenação pedagógica, egressos e representantes dos movimentos sociais, além da análise dos documentosque dão suporte legal à experiência, cadernos dos alunos, relatórios das atividades dos alunos, dos monitores e da coordenação pedagógica. Constatou-se que a experiência é significativa para os sujeitos do campo, uma vez que tem aliado educação e suas práticas de trabalho, o desenvolvimento das unidades produtivas à introdução de técnicas ligadas à agricultura familiar e ao fortalecimento da comunidade na luta pela legitimação dos direitos sociais.Palavras-chave: Educação do Campo. Pedagogia da Alternância.Desenvolvimento de Comunidades. UFPA | Abaetetuba Campus | PPGCITI 2016-05-22 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2709 10.18542/rmi.v8i10.2709 Margens: Revista Interdisciplinar; v. 8, n. 10 (2014): Dossiê Educação, Cultura e Desenvolvimento Regional; 127-142 Margens; v. 8, n. 10 (2014): Dossiê Educação, Cultura e Desenvolvimento Regional; 127-142 1982-5374 1806-0560 por https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2709/2835 Direitos autorais 2016 Revista Margens
institution Periódicos Ufpa
collection periodicosUFPA
language por
format Periódico
author Carmo, Eraldo Souza do
spellingShingle Carmo, Eraldo Souza do
A METODOLOGIA DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ/PA
author-letter Carmo, Eraldo Souza do
author2 Prazeres, Maria Sueli Correa dos
author2Str Prazeres, Maria Sueli Correa dos
title A METODOLOGIA DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ/PA
title_short A METODOLOGIA DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ/PA
title_full A METODOLOGIA DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ/PA
title_fullStr A METODOLOGIA DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ/PA
title_full_unstemmed A METODOLOGIA DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ/PA
title_sort metodologia da pedagogia da alternÂncia e suas contribuiÇÕes para o desenvolvimento das comunidades do campo no municÍpio de cametÁ/pa
publisher UFPA | Abaetetuba Campus | PPGCITI
publishDate 2016
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2709
_version_ 1787151903333810176
score 11.755432