/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Periódico
A METODOLOGIA DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ/PA
Autor principal: | Carmo, Eraldo Souza do |
---|---|
Outros Autores: | Prazeres, Maria Sueli Correa dos |
Grau: | Periódico |
Idioma: | por |
Publicado em: |
UFPA | Abaetetuba Campus | PPGCITI
2016
|
Acesso em linha: |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2709 |
id |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-2709 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-27092021-01-06T18:03:50Z A METODOLOGIA DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ/PA Carmo, Eraldo Souza do Prazeres, Maria Sueli Correa dos Este artigo analisa as contribuições da Casa Familiar Rural, a partirda Pedagogia da Alternância para o desenvolvimento das comunidades do campo no município de Cametá. Especificamente, analisou a participação dos egressos e dos demais sujeitos nos processos formativos, em articulação com o desenvolvimento das comunidades e os rebatimentos teóricos e práticos sobre a experiência nas comunidades. Com base na abordagem qualitativa, utilizando-se da entrevista Semi-Estruturada com jovens, pais, monitores, docentes, coordenação pedagógica, egressos e representantes dos movimentos sociais, além da análise dos documentosque dão suporte legal à experiência, cadernos dos alunos, relatórios das atividades dos alunos, dos monitores e da coordenação pedagógica. Constatou-se que a experiência é significativa para os sujeitos do campo, uma vez que tem aliado educação e suas práticas de trabalho, o desenvolvimento das unidades produtivas à introdução de técnicas ligadas à agricultura familiar e ao fortalecimento da comunidade na luta pela legitimação dos direitos sociais.Palavras-chave: Educação do Campo. Pedagogia da Alternância.Desenvolvimento de Comunidades. UFPA | Abaetetuba Campus | PPGCITI 2016-05-22 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2709 10.18542/rmi.v8i10.2709 Margens: Revista Interdisciplinar; v. 8, n. 10 (2014): Dossiê Educação, Cultura e Desenvolvimento Regional; 127-142 Margens; v. 8, n. 10 (2014): Dossiê Educação, Cultura e Desenvolvimento Regional; 127-142 1982-5374 1806-0560 por https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2709/2835 Direitos autorais 2016 Revista Margens |
institution |
Periódicos Ufpa |
collection |
periodicosUFPA |
language |
por |
format |
Periódico |
author |
Carmo, Eraldo Souza do |
spellingShingle |
Carmo, Eraldo Souza do A METODOLOGIA DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ/PA |
author-letter |
Carmo, Eraldo Souza do |
author2 |
Prazeres, Maria Sueli Correa dos |
author2Str |
Prazeres, Maria Sueli Correa dos |
title |
A METODOLOGIA DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ/PA |
title_short |
A METODOLOGIA DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ/PA |
title_full |
A METODOLOGIA DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ/PA |
title_fullStr |
A METODOLOGIA DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ/PA |
title_full_unstemmed |
A METODOLOGIA DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ/PA |
title_sort |
metodologia da pedagogia da alternÂncia e suas contribuiÇÕes para o desenvolvimento das comunidades do campo no municÍpio de cametÁ/pa |
publisher |
UFPA | Abaetetuba Campus | PPGCITI |
publishDate |
2016 |
url |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2709 |
_version_ |
1787151903333810176 |
score |
11.755432 |