Periódico

ENTRELAÇOS DA FORMAÇÃO DOCENTE: VIVENCIANDO O COTIDIANO ESCOLAR ATRAVÉS DO PIBID

Autor principal: Araújo, Edinaura Almeida de
Outros Autores: Pereira, Zildene Francisca, Dantas, Nozângela Maria Rolim
Grau: Periódico
Idioma: por
Publicado em: UFPA | Abaetetuba Campus | PPGCITI 2017
Acesso em linha: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/4247
id oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-4247
recordtype ojs
spelling oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-42472021-01-06T17:32:14Z ENTRELAÇOS DA FORMAÇÃO DOCENTE: VIVENCIANDO O COTIDIANO ESCOLAR ATRAVÉS DO PIBID Araújo, Edinaura Almeida de Pereira, Zildene Francisca Dantas, Nozângela Maria Rolim Resumo: A formação do professor iniciada nos cursos de graduação configura-se como o momento de definição, escolhas, envolvimento e aceitação da profissão. É também um período de reflexão e empoderamento do projeto educacional que congrega ações pedagógicas, metodológicas e culturais definidas e redefinidas em consonância com os contextos políticos, sociais, econômicos e culturais de cada região, cidade e/ou comunidade. O resultado das atividades está estritamente relacionada ao perfil do professor, que na sua ação cotidiana docente imprime as marcas de uma formação, princípios éticos e compromisso social adquiridos e/ou aperfeiçoados ao longo da vida acadêmica e da formação na vida em sociedade. O trabalho intitulado Entrelaços da formação docente: vivenciando o cotidiano escolar através do PIBID configura-se como uma reflexão acerca do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/PIBID, um projeto que promove a convivência e aprendizagem dos alunos no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campinha Grande - PB – CFP/UFCG - com escolas parceiras. Considerando a importância de conhecer o projeto traçou-se como objetivo reconhecer a importância do PIBID na formação do docente, aluno de graduação, refletir sobre a inovação estabelecida na formação a partir da iniciação à docência através das parcerias estabelecidas com escolas de Ensino Fundamental e Médio. No tocante à metodologia adotada, buscou-se a partir da pesquisa bibliográfica uma reflexão do subprojeto de Pedagogia, considerando a discussão da formação docente a partir luz dos teóricos: Alarcão (2003), Libâneo (2004), Guimarães (2005), Freitas (2007), Ferreira (2007), dentre outros.  Palavras-chave: Formação docente. PIBID. Vivências escolares. UFPA | Abaetetuba Campus | PPGCITI 2017-03-02 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/4247 10.18542/rmi.v10i14.4247 Margens: Revista Interdisciplinar; v. 10, n. 14 (2016): Dossiê Formação Docente; 31-43 Margens; v. 10, n. 14 (2016): Dossiê Formação Docente; 31-43 1982-5374 1806-0560 por https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/4247/4119 Direitos autorais 2017 Revista Margens Interdisciplinar
institution Periódicos Ufpa
collection periodicosUFPA
language por
format Periódico
author Araújo, Edinaura Almeida de
spellingShingle Araújo, Edinaura Almeida de
ENTRELAÇOS DA FORMAÇÃO DOCENTE: VIVENCIANDO O COTIDIANO ESCOLAR ATRAVÉS DO PIBID
author-letter Araújo, Edinaura Almeida de
author2 Pereira, Zildene Francisca
Dantas, Nozângela Maria Rolim
author2Str Pereira, Zildene Francisca
Dantas, Nozângela Maria Rolim
title ENTRELAÇOS DA FORMAÇÃO DOCENTE: VIVENCIANDO O COTIDIANO ESCOLAR ATRAVÉS DO PIBID
title_short ENTRELAÇOS DA FORMAÇÃO DOCENTE: VIVENCIANDO O COTIDIANO ESCOLAR ATRAVÉS DO PIBID
title_full ENTRELAÇOS DA FORMAÇÃO DOCENTE: VIVENCIANDO O COTIDIANO ESCOLAR ATRAVÉS DO PIBID
title_fullStr ENTRELAÇOS DA FORMAÇÃO DOCENTE: VIVENCIANDO O COTIDIANO ESCOLAR ATRAVÉS DO PIBID
title_full_unstemmed ENTRELAÇOS DA FORMAÇÃO DOCENTE: VIVENCIANDO O COTIDIANO ESCOLAR ATRAVÉS DO PIBID
title_sort entrelaÇos da formaÇÃo docente: vivenciando o cotidiano escolar atravÉs do pibid
publisher UFPA | Abaetetuba Campus | PPGCITI
publishDate 2017
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/4247
_version_ 1787151922868781056
score 11.755432