/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Periódico
ENTRELAÇOS DA FORMAÇÃO DOCENTE: VIVENCIANDO O COTIDIANO ESCOLAR ATRAVÉS DO PIBID
Autor principal: | Araújo, Edinaura Almeida de |
---|---|
Outros Autores: | Pereira, Zildene Francisca, Dantas, Nozângela Maria Rolim |
Grau: | Periódico |
Idioma: | por |
Publicado em: |
UFPA | Abaetetuba Campus | PPGCITI
2017
|
Acesso em linha: |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/4247 |
id |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-4247 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-42472021-01-06T17:32:14Z ENTRELAÇOS DA FORMAÇÃO DOCENTE: VIVENCIANDO O COTIDIANO ESCOLAR ATRAVÉS DO PIBID Araújo, Edinaura Almeida de Pereira, Zildene Francisca Dantas, Nozângela Maria Rolim Resumo: A formação do professor iniciada nos cursos de graduação configura-se como o momento de definição, escolhas, envolvimento e aceitação da profissão. É também um período de reflexão e empoderamento do projeto educacional que congrega ações pedagógicas, metodológicas e culturais definidas e redefinidas em consonância com os contextos políticos, sociais, econômicos e culturais de cada região, cidade e/ou comunidade. O resultado das atividades está estritamente relacionada ao perfil do professor, que na sua ação cotidiana docente imprime as marcas de uma formação, princípios éticos e compromisso social adquiridos e/ou aperfeiçoados ao longo da vida acadêmica e da formação na vida em sociedade. O trabalho intitulado Entrelaços da formação docente: vivenciando o cotidiano escolar através do PIBID configura-se como uma reflexão acerca do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/PIBID, um projeto que promove a convivência e aprendizagem dos alunos no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campinha Grande - PB – CFP/UFCG - com escolas parceiras. Considerando a importância de conhecer o projeto traçou-se como objetivo reconhecer a importância do PIBID na formação do docente, aluno de graduação, refletir sobre a inovação estabelecida na formação a partir da iniciação à docência através das parcerias estabelecidas com escolas de Ensino Fundamental e Médio. No tocante à metodologia adotada, buscou-se a partir da pesquisa bibliográfica uma reflexão do subprojeto de Pedagogia, considerando a discussão da formação docente a partir luz dos teóricos: Alarcão (2003), Libâneo (2004), Guimarães (2005), Freitas (2007), Ferreira (2007), dentre outros. Palavras-chave: Formação docente. PIBID. Vivências escolares. UFPA | Abaetetuba Campus | PPGCITI 2017-03-02 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/4247 10.18542/rmi.v10i14.4247 Margens: Revista Interdisciplinar; v. 10, n. 14 (2016): Dossiê Formação Docente; 31-43 Margens; v. 10, n. 14 (2016): Dossiê Formação Docente; 31-43 1982-5374 1806-0560 por https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/4247/4119 Direitos autorais 2017 Revista Margens Interdisciplinar |
institution |
Periódicos Ufpa |
collection |
periodicosUFPA |
language |
por |
format |
Periódico |
author |
Araújo, Edinaura Almeida de |
spellingShingle |
Araújo, Edinaura Almeida de ENTRELAÇOS DA FORMAÇÃO DOCENTE: VIVENCIANDO O COTIDIANO ESCOLAR ATRAVÉS DO PIBID |
author-letter |
Araújo, Edinaura Almeida de |
author2 |
Pereira, Zildene Francisca Dantas, Nozângela Maria Rolim |
author2Str |
Pereira, Zildene Francisca Dantas, Nozângela Maria Rolim |
title |
ENTRELAÇOS DA FORMAÇÃO DOCENTE: VIVENCIANDO O COTIDIANO ESCOLAR ATRAVÉS DO PIBID |
title_short |
ENTRELAÇOS DA FORMAÇÃO DOCENTE: VIVENCIANDO O COTIDIANO ESCOLAR ATRAVÉS DO PIBID |
title_full |
ENTRELAÇOS DA FORMAÇÃO DOCENTE: VIVENCIANDO O COTIDIANO ESCOLAR ATRAVÉS DO PIBID |
title_fullStr |
ENTRELAÇOS DA FORMAÇÃO DOCENTE: VIVENCIANDO O COTIDIANO ESCOLAR ATRAVÉS DO PIBID |
title_full_unstemmed |
ENTRELAÇOS DA FORMAÇÃO DOCENTE: VIVENCIANDO O COTIDIANO ESCOLAR ATRAVÉS DO PIBID |
title_sort |
entrelaÇos da formaÇÃo docente: vivenciando o cotidiano escolar atravÉs do pibid |
publisher |
UFPA | Abaetetuba Campus | PPGCITI |
publishDate |
2017 |
url |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/4247 |
_version_ |
1787151922868781056 |
score |
11.755432 |