/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Periódico
EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONCEPÇÕES E TEORIAS CONTRA HEGEMÔNICA
Autor principal: | Carmo, Eraldo Souza do |
---|---|
Outros Autores: | Prazeres, Maria Sueli Corrêa dos, Gemaque, Rosana Maria Oliveira |
Grau: | Periódico |
Idioma: | por |
Publicado em: |
UFPA | Abaetetuba Campus | PPGCITI
2017
|
Acesso em linha: |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/4254 |
id |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-4254 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-42542021-01-06T17:32:14Z EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONCEPÇÕES E TEORIAS CONTRA HEGEMÔNICA Carmo, Eraldo Souza do Prazeres, Maria Sueli Corrêa dos Gemaque, Rosana Maria Oliveira Resumo: O presente artigo objetiva discutir os princípios teóricos da luta do movimento por Uma Educação do Campo como proposta contra hegemônica de educação frente ao Estado capitalista. A análise se deu a partir de uma revisão da literatura a fim de confrontar as premissas deste movimento que defende um projeto educacional que leve em consideração as características e realidades dos sujeitos do campo. Entretanto, são processos conflitantes, uma vez que as políticas educacionais assumem as premissas do Estado capitalista, em que a educação assume a perspectiva de mercadoria. Ainda sim, evidencia-se que apesar das contradições, o movimento tem feito proposições coerentes e conseguido incluir na pauta do governo suas demandas sociais. Porém a materialização nem sempre atende suas perspectivas.Palavras Chaves: Educação do Campo. Estado. Políticas Públicas. UFPA | Abaetetuba Campus | PPGCITI 2017-03-02 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/4254 10.18542/rmi.v10i14.4254 Margens: Revista Interdisciplinar; v. 10, n. 14 (2016): Dossiê Formação Docente; 149-167 Margens; v. 10, n. 14 (2016): Dossiê Formação Docente; 149-167 1982-5374 1806-0560 por https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/4254/4126 Direitos autorais 2017 Revista Margens Interdisciplinar |
institution |
Periódicos Ufpa |
collection |
periodicosUFPA |
language |
por |
format |
Periódico |
author |
Carmo, Eraldo Souza do |
spellingShingle |
Carmo, Eraldo Souza do EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONCEPÇÕES E TEORIAS CONTRA HEGEMÔNICA |
author-letter |
Carmo, Eraldo Souza do |
author2 |
Prazeres, Maria Sueli Corrêa dos Gemaque, Rosana Maria Oliveira |
author2Str |
Prazeres, Maria Sueli Corrêa dos Gemaque, Rosana Maria Oliveira |
title |
EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONCEPÇÕES E TEORIAS CONTRA HEGEMÔNICA |
title_short |
EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONCEPÇÕES E TEORIAS CONTRA HEGEMÔNICA |
title_full |
EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONCEPÇÕES E TEORIAS CONTRA HEGEMÔNICA |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONCEPÇÕES E TEORIAS CONTRA HEGEMÔNICA |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONCEPÇÕES E TEORIAS CONTRA HEGEMÔNICA |
title_sort |
educaÇÃo do campo: concepÇÕes e teorias contra hegemÔnica |
publisher |
UFPA | Abaetetuba Campus | PPGCITI |
publishDate |
2017 |
url |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/4254 |
_version_ |
1787151883548229632 |
score |
11.755432 |