Periódico

AS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL AMAZÔNICO : NOVAS FORMAS PARA VELHAS QUESTÕES

Autor principal: SANTOS (UFPA), Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos
Grau: Periódico
Idioma: por
Publicado em: UFPA | Abaetetuba Campus | PPGCITI 2018
Acesso em linha: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/5380
id oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-5380
recordtype ojs
spelling oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-53802021-06-16T22:36:43Z AS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL AMAZÔNICO : NOVAS FORMAS PARA VELHAS QUESTÕES SANTOS (UFPA), Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Texto derivado de estudos e pesquisas que o Observatório de Gestão Escolar Democrática - Observe vem realizando desde o final dos anos noventa, e, mais particularmente, o de 2007 sobre a temática das parcerias no Pará. Dentro dos estreitos limites deste artigo, apresentaremos alguns elementos para o debate sobre as Parcerias Público-Privadas - PPPs no contexto educacional amazônico, tomando como base a situação do Estado do Pará, focalizando aspectos que consideramos importantes, especialmente, de suas conseqüências para a educação pública, a partir novas configurações de PPPs decorrentes da crise estrutural do capital e criadas como estratégias ou saídas para a crise, que redefinem o papel do Estado, rasgando caminhos como o da “filantropia criativa” que recebem denominações similares como se faz com os produtos, criando um novo nicho de mercado, com o negócio social, do chamado Setor Dois e Meio situado entre o mercado e o terceiro setor. PUBLIC-PRIVATE PARTNERSHIPS IN THE AMAZON EDUCATIONAL CONTEXT: NEW WAYS FOR OLD ISSUESText derived from studies and research that the Observatory of Democratic School Management - Observe has been carrying out since the end of the nineties, and, more particularly, that of 2007 on the theme of partnerships in Pará. Within the narrow limits of this article, we will present some elements for the debate on Public-Private Partnerships - PPPs in the Amazonian educational context, based on the situation of the State of Pará, focusing on aspects that we consider important, especially, of their consequences for public education, from new configurations of PPPs resulting from the structural crisis of capital and created as strategies or solutions to the crisis, which redefine the role of the State, tearing paths like that of “creative philanthropy” that receive similar denominations as is done with products, creating a new market niche, with the social business, the so-called Sector Two and a Half located between the market and the third sector. UFPA | Abaetetuba Campus | PPGCITI 2018-01-09 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/5380 10.18542/rmi.v11i16.5380 Margens: Revista Interdisciplinar; v. 11, n. 16 (2017): Dossiê Trabalho e Educação Básica; 9-24 Margens; v. 11, n. 16 (2017): Dossiê Trabalho e Educação Básica; 9-24 1982-5374 1806-0560 por https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/5380/4500 Direitos autorais 2018 Revista Margens Interdisciplinar
institution Periódicos Ufpa
collection periodicosUFPA
language por
format Periódico
author SANTOS (UFPA), Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos
spellingShingle SANTOS (UFPA), Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos
AS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL AMAZÔNICO : NOVAS FORMAS PARA VELHAS QUESTÕES
author-letter SANTOS (UFPA), Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos
title AS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL AMAZÔNICO : NOVAS FORMAS PARA VELHAS QUESTÕES
title_short AS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL AMAZÔNICO : NOVAS FORMAS PARA VELHAS QUESTÕES
title_full AS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL AMAZÔNICO : NOVAS FORMAS PARA VELHAS QUESTÕES
title_fullStr AS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL AMAZÔNICO : NOVAS FORMAS PARA VELHAS QUESTÕES
title_full_unstemmed AS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL AMAZÔNICO : NOVAS FORMAS PARA VELHAS QUESTÕES
title_sort as parcerias pÚblico-privadas no contexto educacional amazÔnico : novas formas para velhas questÕes
publisher UFPA | Abaetetuba Campus | PPGCITI
publishDate 2018
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/5380
_version_ 1787151898735804416
score 11.755432