/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Periódico
ENSINO MÉDIO INTEGRADO: IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS DOCENTES E NAS QUESTÕES DE GESTÃO E FINANCIAMENTO PÚBLICO
Autor principal: | RODRIGUES, Doriedson do Socorro |
---|---|
Outros Autores: | ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima, RODRIGUES, Maria Isabel Batista, OLIVEIRA, José Pedro Garcia |
Grau: | Periódico |
Idioma: | por |
Publicado em: |
UFPA | Abaetetuba Campus | PPGCITI
2018
|
Acesso em linha: |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/5385 |
id |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-5385 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-53852021-06-16T22:36:43Z ENSINO MÉDIO INTEGRADO: IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS DOCENTES E NAS QUESTÕES DE GESTÃO E FINANCIAMENTO PÚBLICO RODRIGUES, Doriedson do Socorro ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima RODRIGUES, Maria Isabel Batista OLIVEIRA, José Pedro Garcia O presente trabalho problematiza a implantação do ensino médio integrado, expondo elementos para sua materialização no espaço escolar, tomando como base processos de gestão, práticas docentes e financiamento. Trata-se de pesquisa de cunho bibliográfica, pautada no materialismo histórico-dialético, ao se considerar que as políticas educacionais representam interesses de classe e que a perspectiva integrada aqui em debate configura-se em prol dos interesses da classe trabalhadora, opondo-se às ações dualistas de formação pretendidas pelo capital. Frigotto (2005; 2008), Gramsci (1978), Saviani (2006), Paro (2001), dentre outros autores, tornaram-se referências dialógicas neste trabalho. As análises indicam que o ensino médio integrado pressupõe postura política voltada para um projeto societário atrelado aos interesses dos trabalhadores, muito corroborando para isso processos de financiamento público da escola da pública e de uma materialização de gestão democrática e participativa, bem como práticas docentes voltadas para a emancipação humana numa perspectiva da classe trabalhadora.Palavras-chave: Ensino Médio Integrado. Gestão. Financiamento Público. Trabalhadores. Práticas Docentes. UFPA | Abaetetuba Campus | PPGCITI 2018-01-09 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/5385 10.18542/rmi.v11i16.5385 Margens: Revista Interdisciplinar; v. 11, n. 16 (2017): Dossiê Trabalho e Educação Básica; 84-99 Margens; v. 11, n. 16 (2017): Dossiê Trabalho e Educação Básica; 84-99 1982-5374 1806-0560 por https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/5385/4505 Direitos autorais 2018 Revista Margens Interdisciplinar |
institution |
Periódicos Ufpa |
collection |
periodicosUFPA |
language |
por |
format |
Periódico |
author |
RODRIGUES, Doriedson do Socorro |
spellingShingle |
RODRIGUES, Doriedson do Socorro ENSINO MÉDIO INTEGRADO: IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS DOCENTES E NAS QUESTÕES DE GESTÃO E FINANCIAMENTO PÚBLICO |
author-letter |
RODRIGUES, Doriedson do Socorro |
author2 |
ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima RODRIGUES, Maria Isabel Batista OLIVEIRA, José Pedro Garcia |
author2Str |
ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima RODRIGUES, Maria Isabel Batista OLIVEIRA, José Pedro Garcia |
title |
ENSINO MÉDIO INTEGRADO: IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS DOCENTES E NAS QUESTÕES DE GESTÃO E FINANCIAMENTO PÚBLICO |
title_short |
ENSINO MÉDIO INTEGRADO: IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS DOCENTES E NAS QUESTÕES DE GESTÃO E FINANCIAMENTO PÚBLICO |
title_full |
ENSINO MÉDIO INTEGRADO: IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS DOCENTES E NAS QUESTÕES DE GESTÃO E FINANCIAMENTO PÚBLICO |
title_fullStr |
ENSINO MÉDIO INTEGRADO: IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS DOCENTES E NAS QUESTÕES DE GESTÃO E FINANCIAMENTO PÚBLICO |
title_full_unstemmed |
ENSINO MÉDIO INTEGRADO: IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS DOCENTES E NAS QUESTÕES DE GESTÃO E FINANCIAMENTO PÚBLICO |
title_sort |
ensino mÉdio integrado: implicaÇÕes nas prÁticas docentes e nas questÕes de gestÃo e financiamento pÚblico |
publisher |
UFPA | Abaetetuba Campus | PPGCITI |
publishDate |
2018 |
url |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/5385 |
_version_ |
1787151923757973504 |
score |
11.755432 |