Periódico

ENSINO MÉDIO INTEGRADO: IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS DOCENTES E NAS QUESTÕES DE GESTÃO E FINANCIAMENTO PÚBLICO

Autor principal: RODRIGUES, Doriedson do Socorro
Outros Autores: ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima, RODRIGUES, Maria Isabel Batista, OLIVEIRA, José Pedro Garcia
Grau: Periódico
Idioma: por
Publicado em: UFPA | Abaetetuba Campus | PPGCITI 2018
Acesso em linha: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/5385
id oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-5385
recordtype ojs
spelling oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-53852021-06-16T22:36:43Z ENSINO MÉDIO INTEGRADO: IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS DOCENTES E NAS QUESTÕES DE GESTÃO E FINANCIAMENTO PÚBLICO RODRIGUES, Doriedson do Socorro ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima RODRIGUES, Maria Isabel Batista OLIVEIRA, José Pedro Garcia O presente trabalho problematiza a implantação do ensino médio integrado, expondo elementos para sua materialização no espaço escolar, tomando como base processos de gestão, práticas docentes e financiamento. Trata-se de pesquisa de cunho bibliográfica, pautada no materialismo histórico-dialético, ao se considerar que as políticas educacionais representam interesses de classe e que a perspectiva integrada aqui em debate configura-se em prol dos interesses da classe trabalhadora, opondo-se às ações dualistas de formação pretendidas pelo capital. Frigotto (2005; 2008), Gramsci (1978), Saviani (2006), Paro (2001), dentre outros autores, tornaram-se referências dialógicas neste trabalho. As análises indicam que o ensino médio integrado pressupõe postura política voltada para um projeto societário atrelado aos interesses dos trabalhadores, muito corroborando para isso processos de financiamento público da escola da pública e de uma materialização de gestão democrática e participativa, bem como práticas docentes voltadas para a emancipação humana numa perspectiva da classe trabalhadora.Palavras-chave: Ensino Médio Integrado. Gestão. Financiamento Público. Trabalhadores. Práticas Docentes. UFPA | Abaetetuba Campus | PPGCITI 2018-01-09 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/5385 10.18542/rmi.v11i16.5385 Margens: Revista Interdisciplinar; v. 11, n. 16 (2017): Dossiê Trabalho e Educação Básica; 84-99 Margens; v. 11, n. 16 (2017): Dossiê Trabalho e Educação Básica; 84-99 1982-5374 1806-0560 por https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/5385/4505 Direitos autorais 2018 Revista Margens Interdisciplinar
institution Periódicos Ufpa
collection periodicosUFPA
language por
format Periódico
author RODRIGUES, Doriedson do Socorro
spellingShingle RODRIGUES, Doriedson do Socorro
ENSINO MÉDIO INTEGRADO: IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS DOCENTES E NAS QUESTÕES DE GESTÃO E FINANCIAMENTO PÚBLICO
author-letter RODRIGUES, Doriedson do Socorro
author2 ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima
RODRIGUES, Maria Isabel Batista
OLIVEIRA, José Pedro Garcia
author2Str ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima
RODRIGUES, Maria Isabel Batista
OLIVEIRA, José Pedro Garcia
title ENSINO MÉDIO INTEGRADO: IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS DOCENTES E NAS QUESTÕES DE GESTÃO E FINANCIAMENTO PÚBLICO
title_short ENSINO MÉDIO INTEGRADO: IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS DOCENTES E NAS QUESTÕES DE GESTÃO E FINANCIAMENTO PÚBLICO
title_full ENSINO MÉDIO INTEGRADO: IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS DOCENTES E NAS QUESTÕES DE GESTÃO E FINANCIAMENTO PÚBLICO
title_fullStr ENSINO MÉDIO INTEGRADO: IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS DOCENTES E NAS QUESTÕES DE GESTÃO E FINANCIAMENTO PÚBLICO
title_full_unstemmed ENSINO MÉDIO INTEGRADO: IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS DOCENTES E NAS QUESTÕES DE GESTÃO E FINANCIAMENTO PÚBLICO
title_sort ensino mÉdio integrado: implicaÇÕes nas prÁticas docentes e nas questÕes de gestÃo e financiamento pÚblico
publisher UFPA | Abaetetuba Campus | PPGCITI
publishDate 2018
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/5385
_version_ 1787151923757973504
score 11.755432