/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Periódico
A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA IDEOLOGIA NEOLIBERAL E SUAS IMPLICAÇÕES NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DO BRASIL
Autor principal: | LIMA, Virna Lumara Souza |
---|---|
Grau: | Periódico |
Idioma: | por |
Publicado em: |
UFPA | Abaetetuba Campus | PPGCITI
2018
|
Acesso em linha: |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/5394 |
id |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-5394 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-53942021-06-16T22:36:43Z A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA IDEOLOGIA NEOLIBERAL E SUAS IMPLICAÇÕES NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DO BRASIL LIMA, Virna Lumara Souza Diante do surgimento de uma nova forma de gerenciar a administração pública brasileira, advinda dos preceitos que regem a iniciativa privada, em cujo discurso repousa a ideia da busca por qualidade nos serviços e eficiência no uso dos recursos financeiros, é possível perceber que o Estado tem sofrido uma reconfiguração, trazendo consequências às chamadas políticas sociais. É possível, portanto, vislumbrar um rito de passagem do chamado Estado de Bem-estar social para o Estado neoliberal. Nas políticas educacionais, em especial, o Estado Mínimo, proposto pelo neoliberalismo, e a perspectiva gerencial na administração pública trouxeram diversas implicações que podem ser mais bem compreendidas ao avaliar como tais proposições adentraram no contexto brasileiro. Este artigo tem o objetivo de refazer a trajetória pela qual tais preceitos foram introduzidos no Brasil, culminando na mudança de comportamento do Estado para com as políticas públicas educacionais, além de trazer à reflexão as principais implicações na educação brasileira.Palavras-Chave: Estado; Neoliberalismo; Políticas públicas educacionais. UFPA | Abaetetuba Campus | PPGCITI 2018-01-09 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/5394 10.18542/rmi.v11i16.5394 Margens: Revista Interdisciplinar; v. 11, n. 16 (2017): Dossiê Trabalho e Educação Básica; 223-237 Margens; v. 11, n. 16 (2017): Dossiê Trabalho e Educação Básica; 223-237 1982-5374 1806-0560 por https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/5394/4514 Direitos autorais 2018 Revista Margens Interdisciplinar |
institution |
Periódicos Ufpa |
collection |
periodicosUFPA |
language |
por |
format |
Periódico |
author |
LIMA, Virna Lumara Souza |
spellingShingle |
LIMA, Virna Lumara Souza A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA IDEOLOGIA NEOLIBERAL E SUAS IMPLICAÇÕES NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DO BRASIL |
author-letter |
LIMA, Virna Lumara Souza |
title |
A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA IDEOLOGIA NEOLIBERAL E SUAS IMPLICAÇÕES NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DO BRASIL |
title_short |
A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA IDEOLOGIA NEOLIBERAL E SUAS IMPLICAÇÕES NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DO BRASIL |
title_full |
A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA IDEOLOGIA NEOLIBERAL E SUAS IMPLICAÇÕES NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DO BRASIL |
title_fullStr |
A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA IDEOLOGIA NEOLIBERAL E SUAS IMPLICAÇÕES NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DO BRASIL |
title_full_unstemmed |
A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA IDEOLOGIA NEOLIBERAL E SUAS IMPLICAÇÕES NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DO BRASIL |
title_sort |
trajetÓria histÓrica da ideologia neoliberal e suas implicaÇÕes nas polÍticas pÚblicas educacionais do brasil |
publisher |
UFPA | Abaetetuba Campus | PPGCITI |
publishDate |
2018 |
url |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/5394 |
_version_ |
1787151924090372096 |
score |
11.674752 |