Periódico

A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA IDEOLOGIA NEOLIBERAL E SUAS IMPLICAÇÕES NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DO BRASIL

Autor principal: LIMA, Virna Lumara Souza
Grau: Periódico
Idioma: por
Publicado em: UFPA | Abaetetuba Campus | PPGCITI 2018
Acesso em linha: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/5394
id oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-5394
recordtype ojs
spelling oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-53942021-06-16T22:36:43Z A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA IDEOLOGIA NEOLIBERAL E SUAS IMPLICAÇÕES NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DO BRASIL LIMA, Virna Lumara Souza Diante do surgimento de uma nova forma de gerenciar a administração pública brasileira, advinda dos preceitos que regem a iniciativa privada, em cujo discurso repousa a ideia da busca por qualidade nos serviços e eficiência no uso dos recursos financeiros, é possível perceber que o Estado tem sofrido uma reconfiguração, trazendo consequências às chamadas políticas sociais. É possível, portanto, vislumbrar um rito de passagem do chamado Estado de Bem-estar social para o Estado neoliberal. Nas políticas educacionais, em especial, o Estado Mínimo, proposto pelo neoliberalismo, e a perspectiva gerencial na administração pública trouxeram diversas implicações que podem ser mais bem compreendidas ao avaliar como tais proposições adentraram no contexto brasileiro. Este artigo tem o objetivo de refazer a trajetória pela qual tais preceitos foram introduzidos no Brasil, culminando na mudança de comportamento do Estado para com as políticas públicas educacionais, além de trazer à reflexão as principais implicações na educação brasileira.Palavras-Chave: Estado; Neoliberalismo; Políticas públicas educacionais. UFPA | Abaetetuba Campus | PPGCITI 2018-01-09 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/5394 10.18542/rmi.v11i16.5394 Margens: Revista Interdisciplinar; v. 11, n. 16 (2017): Dossiê Trabalho e Educação Básica; 223-237 Margens; v. 11, n. 16 (2017): Dossiê Trabalho e Educação Básica; 223-237 1982-5374 1806-0560 por https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/5394/4514 Direitos autorais 2018 Revista Margens Interdisciplinar
institution Periódicos Ufpa
collection periodicosUFPA
language por
format Periódico
author LIMA, Virna Lumara Souza
spellingShingle LIMA, Virna Lumara Souza
A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA IDEOLOGIA NEOLIBERAL E SUAS IMPLICAÇÕES NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DO BRASIL
author-letter LIMA, Virna Lumara Souza
title A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA IDEOLOGIA NEOLIBERAL E SUAS IMPLICAÇÕES NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DO BRASIL
title_short A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA IDEOLOGIA NEOLIBERAL E SUAS IMPLICAÇÕES NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DO BRASIL
title_full A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA IDEOLOGIA NEOLIBERAL E SUAS IMPLICAÇÕES NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DO BRASIL
title_fullStr A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA IDEOLOGIA NEOLIBERAL E SUAS IMPLICAÇÕES NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DO BRASIL
title_full_unstemmed A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA IDEOLOGIA NEOLIBERAL E SUAS IMPLICAÇÕES NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DO BRASIL
title_sort trajetÓria histÓrica da ideologia neoliberal e suas implicaÇÕes nas polÍticas pÚblicas educacionais do brasil
publisher UFPA | Abaetetuba Campus | PPGCITI
publishDate 2018
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/5394
_version_ 1787151924090372096
score 11.674752