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Periódico
A RELAÇÃO PÚBLICO PRIVADA NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA: AS IMPLICAÇÕES DO NEOGERENCIALISMO COMO MODELO DE GESTÃO
Autor principal: | OLIVEIRA, Ney Cristina Monteiro |
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Grau: | Periódico |
Idioma: | por |
Publicado em: |
UFPA | Abaetetuba Campus | PPGCITI
2017
|
Acesso em linha: |
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oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-54112021-06-16T22:36:43Z A RELAÇÃO PÚBLICO PRIVADA NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA: AS IMPLICAÇÕES DO NEOGERENCIALISMO COMO MODELO DE GESTÃO OLIVEIRA, Ney Cristina Monteiro O artigo apresenta uma análise sobre o processo de implantação de lógicas de ação de tipo empresarial na gestão educacional e escolar, promovendo o privado como política pública, subordinando a educação a fins econômicos, de empregabilidade, produtividade e competitividade, designadamente nos discursos da qualidade e da excelência. Tem por base estudos bibliográficos empreendidos nos últimos quatro anos, diálogos e debates realizados por meio de projetos de pesquisa e extensão em desenvolvimento em escolas públicas paraenses. O Neo-Gerencialimo em processo, altera os conceitos de democratização ao simples processo de delegação de tarefas, re-centralização das decisões e controle de resultados. Algumas dessas lógicas tornam-se presentes no espaço escolar via projetos com prazos definidos a priori e de resultados objetivamente alcançáveis. Nos sistemas de ensino manifesta-se vinculando a promoção da carreira e a avaliação de desempenho dos professores a partir de resultados efetivos de aprendizagem estandardizados nos exames nacionais.Palavras-chave: Política Pública. Gestão Escolar. Gerencialismo. UFPA | Abaetetuba Campus | PPGCITI 2017-06-18 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/5411 10.18542/rmi.v11i16.5411 Margens: Revista Interdisciplinar; v. 11, n. 16 (2017): Dossiê Trabalho e Educação Básica; 57-67 Margens; v. 11, n. 16 (2017): Dossiê Trabalho e Educação Básica; 57-67 1982-5374 1806-0560 por https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/5411/4521 Direitos autorais 2018 Revista Margens Interdisciplinar |
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