/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Periódico
COM QUANTOS ENUNCIADOS SE PRODUZ O MAU ALUNO?
Autor principal: | Bastos, Sandra Nazaré Dias |
---|---|
Outros Autores: | Chaves, Sílvia Nogueira |
Grau: | Periódico |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2018
|
Acesso em linha: |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/6190 |
id |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-6190 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-61902018-11-07T15:49:57Z COM QUANTOS ENUNCIADOS SE PRODUZ O MAU ALUNO? Bastos, Sandra Nazaré Dias Chaves, Sílvia Nogueira Inúmeros atos cotidianos nas escolas são expressões sutis de importantes relações de poder que se encontram naturalizadas pelo tempo e pelos atores desse cenário. Dentro desse contexto, trouxemos para discussão duas situações nas quais o discurso proferido pelo professor funciona como elemento de poder, verdade e subjetivação. Acionamos como ferramenta para nossas problematizações o pensamento de Michel Foucault que aponta para os efeitos produtivos do discurso que se materializa na organização das relações entre indivíduos e instituições, com isso estabelecendo hierarquias e distinções. Instituída por práticas discursivas e não discursivas, a relação estabelecida entre esses dois atores enreda situações de autoridade e submissão nas quais o professor tem a voz da verdade e da sabedoria e aos alunos cabe o papel de acatar e internalizar essa voz como uma prática a ser incorporada como verdadeira não só no universo pedagógico como também na vida social. Universidade Federal do Pará 2018-06-07 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/6190 10.18542/nra.v6i2.6190 Nova Revista Amazônica; v. 6, n. 2 (2018): SABER E CONHECIMENTO NA AMAZÔNIA PARAENSE; 59--72 2318-1346 por https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/6190/4906 Direitos autorais 2018 Nova Revista Amazônica http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
institution |
Periódicos Ufpa |
collection |
periodicosUFPA |
language |
por |
format |
Periódico |
author |
Bastos, Sandra Nazaré Dias |
spellingShingle |
Bastos, Sandra Nazaré Dias COM QUANTOS ENUNCIADOS SE PRODUZ O MAU ALUNO? |
author-letter |
Bastos, Sandra Nazaré Dias |
author2 |
Chaves, Sílvia Nogueira |
author2Str |
Chaves, Sílvia Nogueira |
title |
COM QUANTOS ENUNCIADOS SE PRODUZ O MAU ALUNO? |
title_short |
COM QUANTOS ENUNCIADOS SE PRODUZ O MAU ALUNO? |
title_full |
COM QUANTOS ENUNCIADOS SE PRODUZ O MAU ALUNO? |
title_fullStr |
COM QUANTOS ENUNCIADOS SE PRODUZ O MAU ALUNO? |
title_full_unstemmed |
COM QUANTOS ENUNCIADOS SE PRODUZ O MAU ALUNO? |
title_sort |
com quantos enunciados se produz o mau aluno? |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2018 |
url |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/6190 |
_version_ |
1787152040341798912 |
score |
11.755432 |