/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Periódico
O BRINCAR E AS RELAÇÕES DE GÊNERO ENTRE MENINAS E MENINOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DESVELADOS PELA LINGUAGEM FOTOGRÁFICA
Autor principal: | Sousa, Naire Gomes de |
---|---|
Outros Autores: | Souza, Ana Paula Vieira e, Vieira, Norma Cristina |
Grau: | Periódico |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2018
|
Acesso em linha: |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/6241 |
id |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-6241 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-62412018-11-29T23:39:35Z O BRINCAR E AS RELAÇÕES DE GÊNERO ENTRE MENINAS E MENINOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DESVELADOS PELA LINGUAGEM FOTOGRÁFICA Sousa, Naire Gomes de Souza, Ana Paula Vieira e Vieira, Norma Cristina Este espaço de discussão objetiva, com o uso da linguagem fotográfica, desvelar as relações de gênero construídas por crianças no tempo das brincadeiras livres no espaço escolar. Com esse enfoque, observamos as crianças no momento “Brincadeira Livre” na Creche Ana Sousa e percebemos como elas estabelecem possíveis relações de gênero durante o brincar e o manuseio de artefatos culturalmente impregnados de sentidos do que é de menina e do que é de menino. A pesquisa foidesenvolvida com uma Turma de Pré-Escola II, crianças na faixa etária de 04 e 05 anos. O estudo evidencia que a brincadeira é um espaço rico para refletir sobre a equidade de gênero na pré-escola. Por outro lado, revela que para falarmos de igualdade de gênero há de se construir novas perspectivas educacionais no que concerne à educação infantil, uma vez que meninos e meninas, no ensaio etnofotográfico, mostraram-se presas/os a convenções instituídas historicamente na sociedade sobre oque seja o brincar. Por fim, mostrou-nos um possível caminho à equidade de gênero, assentado na emergência de propostas pedagógicas que busquem mediações possíveis entre as novas perspectivas acerca do tema gênero na educação infantil. Sinalizando, assim, uma educação que possa realmente contribuir para a construção de uma sociedade mais ética e tolerante às diferenças. Universidade Federal do Pará 2018-09-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/6241 10.18542/nra.v6i3.6241 Nova Revista Amazônica; v. 6, n. 3 (2018): INFÂNCIAS NA AMAZÔNIA; 67--82 2318-1346 por https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/6241/4964 Direitos autorais 2018 Nova Revista Amazônica http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
institution |
Periódicos Ufpa |
collection |
periodicosUFPA |
language |
por |
format |
Periódico |
author |
Sousa, Naire Gomes de |
spellingShingle |
Sousa, Naire Gomes de O BRINCAR E AS RELAÇÕES DE GÊNERO ENTRE MENINAS E MENINOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DESVELADOS PELA LINGUAGEM FOTOGRÁFICA |
author-letter |
Sousa, Naire Gomes de |
author2 |
Souza, Ana Paula Vieira e Vieira, Norma Cristina |
author2Str |
Souza, Ana Paula Vieira e Vieira, Norma Cristina |
title |
O BRINCAR E AS RELAÇÕES DE GÊNERO ENTRE MENINAS E MENINOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DESVELADOS PELA LINGUAGEM FOTOGRÁFICA |
title_short |
O BRINCAR E AS RELAÇÕES DE GÊNERO ENTRE MENINAS E MENINOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DESVELADOS PELA LINGUAGEM FOTOGRÁFICA |
title_full |
O BRINCAR E AS RELAÇÕES DE GÊNERO ENTRE MENINAS E MENINOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DESVELADOS PELA LINGUAGEM FOTOGRÁFICA |
title_fullStr |
O BRINCAR E AS RELAÇÕES DE GÊNERO ENTRE MENINAS E MENINOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DESVELADOS PELA LINGUAGEM FOTOGRÁFICA |
title_full_unstemmed |
O BRINCAR E AS RELAÇÕES DE GÊNERO ENTRE MENINAS E MENINOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DESVELADOS PELA LINGUAGEM FOTOGRÁFICA |
title_sort |
o brincar e as relaÇÕes de gÊnero entre meninas e meninos na educaÇÃo infantil desvelados pela linguagem fotogrÁfica |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2018 |
url |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/6241 |
_version_ |
1787152080686809088 |
score |
11.675088 |