/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Periódico
A CIDADE DO CAPITAL: IMPLICAÇÕES SOBRE A MOBILIDADE URBANA DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM
Autor principal: | Souza, Paulo Felipe Silva de |
---|---|
Outros Autores: | Trindade, José Raimundo Barreto |
Grau: | Periódico |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Programa de Pós-Graduação em Economia - UFPA
2019
|
Acesso em linha: |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/cepec/article/view/7074 |
id |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-7074 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-70742019-05-24T18:49:57Z A CIDADE DO CAPITAL: IMPLICAÇÕES SOBRE A MOBILIDADE URBANA DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM Souza, Paulo Felipe Silva de Trindade, José Raimundo Barreto Cidade do capital, Esquemas de reprodução do capital, Belém. Sintetiza o conceito de cidade do capital apoiado em autores da teoria marxista, tais como, além do próprio Marx (2013, 2014), Henry Lefebvre (2001) e David Harvey (2005, 2011, 2013, 2014); Lojkine (1981) e O’Connor (1983). Busca relacionar tal conceito com a problemática da mobilidade urbana na Região Metropolitana de Belém (PA) ressaltando que tais problemas derivam do movimento de aproximação desta localidade ao conceito de cidade do capital. Tal proximidade revela que a concentração do conjunto dos meios de produção em um polo e o espraiamento da força de trabalho ao seu derredor acarreta a constante dependência da locomoção da força de trabalho para os centros dinâmicos da produção, tornando questão de necessidade básica tal deslocamento periferia-centro. Programa de Pós-Graduação em Economia - UFPA 2019-05-23 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufpa.br/index.php/cepec/article/view/7074 10.18542/cepec.v7i1-6.7074 Cadernos CEPEC; v. 7, n. 1-6 (2018) 2238-118X por https://periodicos.ufpa.br/index.php/cepec/article/view/7074/5513 /*ref*/ANDERSON, George. Federalismo: uma introdução. 1ª. Tradução: Evandro Júnior. Rio de Janeiro: FGV, 2009. BECKER, B. K. Uma hipótese sobre a origem do fenômeno urbano numa fronteira de recursos. Revista Brasileira de Geografia. 40(1). IBGE. Rio de Janeiro, 1978. ENGELS, F. A origem da Família, da Propriedade privada e do Estado. São Paulo: Centauros Editora, 2002. HARVEY, David. A justiça social e a cidade. São paulo: Hucitec, 1973. ______________. Espaços de Esperança. 5ª. Tradução: Adail Ulbirajara Sobral e Maria _____________. A Produção Capitalista do Espaço. 2ª ed. São Paulo: Annablume, 2005. IPEA. Comunicado nº 94: A mobilidade urbana no Brasil, Infraestrutura Social e Urbana no Brasil: subsídios para uma agenda de pesquisa e formulação de políticas públicas,2011. Disponível em <http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/comunicado/110525_comunicadoipea94.pdf>, acesso em junho de 2015. ____. Relatório de pesquisa: Caracterização e quadros de análise comparativa da governança metropolitana no Brasil: arranjos institucionais de gestão metropolitana (componente 1), 2015. Disponível em <http://www.ipea.gov.br>, acesso em dezembro de 2016. PERO & STEFANELLI. A questão da mobilidade urbana nas metrópoles brasileiras. Revista de Economia Contemporânea [online]. 2015, vol. 19, n. 3, pp. 366-402. Disponível em <http://www. scielo.br/scielo.php?pid=S1415-98482015000300366&script=sci_abstract&tlng=pt>, acesso em agosto de 2017. TOBIAS, Maisa Sales Gama. Custo trasporte e indicadores de mobilidade urbana na região metropolitana de Belém. Belém: Editora da Universidade da Amazônia, 2005. 162 p. : (Relatório de pesquisa). ______________. Os limites do capital. São Paulo: Boitempo, 2013. LEFEBVRE, Henri. A cidade do capital. 2ª. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. _______________. O direito à cidade. São Paulo: Centauro, 2001. LOJKINE, Jean. O Estado Capitalista e a Questão Urbana. São Paulo: Martins Fontes, 1981. MARX, Karl. O capital: crítica da economia política: Livro I: o processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo, 2013. _________. O Capital: crítica da economia política: livro II: o processo de circulação do capital. São Paulo: Boitempo, 2014. MARICATO, E. Para entender a crise urbana. São Paulo: Expressão Popular, 2015. _____________. O Impasse da política urbana no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2011. _____________. Brasil, cidades: alternativas para a crise urbana. São Paulo: Vozes, 2001. SOUZA, Paulo Felipe; TRINDADE, José Raimundo (Orient.). Economia política da urbanização: capital fixo e formação das cidades periféricas brasileiras. 2017. 103 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Faculdade de Economia, Programa de Pós-Graduação em Economia, Belém, 2017. Direitos autorais 2019 Paulo Felipe Silva de Souza, José Raimundo Barreto Trindade |
institution |
Periódicos Ufpa |
collection |
periodicosUFPA |
language |
por |
format |
Periódico |
author |
Souza, Paulo Felipe Silva de |
spellingShingle |
Souza, Paulo Felipe Silva de A CIDADE DO CAPITAL: IMPLICAÇÕES SOBRE A MOBILIDADE URBANA DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM |
author-letter |
Souza, Paulo Felipe Silva de |
author2 |
Trindade, José Raimundo Barreto |
author2Str |
Trindade, José Raimundo Barreto |
title |
A CIDADE DO CAPITAL: IMPLICAÇÕES SOBRE A MOBILIDADE URBANA DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM |
title_short |
A CIDADE DO CAPITAL: IMPLICAÇÕES SOBRE A MOBILIDADE URBANA DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM |
title_full |
A CIDADE DO CAPITAL: IMPLICAÇÕES SOBRE A MOBILIDADE URBANA DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM |
title_fullStr |
A CIDADE DO CAPITAL: IMPLICAÇÕES SOBRE A MOBILIDADE URBANA DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM |
title_full_unstemmed |
A CIDADE DO CAPITAL: IMPLICAÇÕES SOBRE A MOBILIDADE URBANA DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM |
title_sort |
cidade do capital: implicaÇÕes sobre a mobilidade urbana da regiÃo metropolitana de belÉm |
publisher |
Programa de Pós-Graduação em Economia - UFPA |
publishDate |
2019 |
url |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/cepec/article/view/7074 |
_version_ |
1787152010915610624 |
score |
11.755432 |