/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Periódico
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Ed. 17ª, Rio de janeiro: Paz e Terra, 1983, 107 pp.
Autor principal: | Silva Neto, Francisco Bezerra da |
---|---|
Grau: | Periódico |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2019
|
Acesso em linha: |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/conexoesdesaberes/article/view/7894 |
id |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-7894 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-78942019-12-14T19:58:21Z FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Ed. 17ª, Rio de janeiro: Paz e Terra, 1983, 107 pp. Silva Neto, Francisco Bezerra da autor, Paulo Reglus Neves Freire (1921-1997), Graduado pela Faculdade de Direito de Recife. Sua filosofia educacional expressou-se primeiramente em 1958 na sua tese de concurso para a universidade do Recife, e, mais tarde, como professor de História e Filosofia da Educação daquela Universidade, bem como em suas primeiras experiências de alfabetização como a de Angicos, Rio Grande do Norte, em 1963. Foi exilado durante o Regime Militar. Em 1969, trabalhou como professor na Universidade de Harvard. Foi Consultor Especial do Departamento de Educação do Conselho Mundial das Igrejas, em Genebra (Suíça). Deu consultoria educacional junto a vários governos do Terceiro Mundo, principalmente na África. Em 1980, depois de 16 anos de exílio, retornou ao Brasil para “reaprender” seu país. Lecionou na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Em 1989, tornou-se Secretário de Educação no Município de São Paulo. Entre as principais obras destacam-se: Educação como prática da liberdade(1967), Pedagogia do oprimido(1968), Cartas à Guiné-Bissau (1975), Pedagogia da esperança(1992) e À sombra desta mangueira (1995), Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa (1997). Ainda em vida recebeu diversas honrarias: título de doutor Honoris Causa por vinte e sete universidades; Prêmio Rei Balduíno para o Desenvolvimento (Bélgica, 1980); Prêmio UNESCO da Educação para a Paz (1986) e Prêmio Andres Belloda Organização dos Estados Americanos, como Educador do Continentes (1992). Universidade Federal do Pará 2019-12-14 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufpa.br/index.php/conexoesdesaberes/article/view/7894 10.18542/cs.v3i1.7894 Revista Conexões de Saberes; v. 3, n. 1 (2018): Diálogos sobre: Inclusão, Diversidade e Ações Afirmativas; 144-148 2447-097X por https://periodicos.ufpa.br/index.php/conexoesdesaberes/article/view/7894/5800 Direitos autorais 2019 Revista Conexões de Saberes |
institution |
Periódicos Ufpa |
collection |
periodicosUFPA |
language |
por |
format |
Periódico |
author |
Silva Neto, Francisco Bezerra da |
spellingShingle |
Silva Neto, Francisco Bezerra da FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Ed. 17ª, Rio de janeiro: Paz e Terra, 1983, 107 pp. |
author-letter |
Silva Neto, Francisco Bezerra da |
title |
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Ed. 17ª, Rio de janeiro: Paz e Terra, 1983, 107 pp. |
title_short |
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Ed. 17ª, Rio de janeiro: Paz e Terra, 1983, 107 pp. |
title_full |
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Ed. 17ª, Rio de janeiro: Paz e Terra, 1983, 107 pp. |
title_fullStr |
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Ed. 17ª, Rio de janeiro: Paz e Terra, 1983, 107 pp. |
title_full_unstemmed |
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Ed. 17ª, Rio de janeiro: Paz e Terra, 1983, 107 pp. |
title_sort |
freire, paulo. pedagogia do oprimido. ed. 17ª, rio de janeiro: paz e terra, 1983, 107 pp. |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2019 |
url |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/conexoesdesaberes/article/view/7894 |
_version_ |
1787151960712937472 |
score |
11.755432 |