Periódico

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Ed. 17ª, Rio de janeiro: Paz e Terra, 1983, 107 pp.

Autor principal: Silva Neto, Francisco Bezerra da
Grau: Periódico
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2019
Acesso em linha: https://periodicos.ufpa.br/index.php/conexoesdesaberes/article/view/7894
id oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-7894
recordtype ojs
spelling oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-78942019-12-14T19:58:21Z FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Ed. 17ª, Rio de janeiro: Paz e Terra, 1983, 107 pp. Silva Neto, Francisco Bezerra da autor, Paulo Reglus Neves Freire (1921-1997), Graduado pela Faculdade de Direito de Recife. Sua filosofia educacional expressou-se primeiramente em 1958 na sua tese de concurso para a universidade do Recife, e, mais tarde, como professor de História e Filosofia da Educação daquela Universidade, bem como em suas primeiras experiências de alfabetização como a de Angicos, Rio Grande do Norte, em 1963. Foi exilado durante o Regime Militar. Em 1969, trabalhou como professor na Universidade de Harvard. Foi Consultor Especial do Departamento de Educação do Conselho Mundial das Igrejas, em Genebra (Suíça). Deu consultoria educacional junto a vários governos do Terceiro Mundo, principalmente na África. Em 1980, depois de 16 anos de exílio, retornou ao Brasil para “reaprender” seu país. Lecionou na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Em 1989, tornou-se Secretário de Educação no Município de São Paulo. Entre as principais obras destacam-se: Educação como prática da liberdade(1967), Pedagogia do oprimido(1968), Cartas à Guiné-Bissau (1975), Pedagogia da esperança(1992) e À sombra desta mangueira (1995), Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa (1997). Ainda em vida recebeu diversas honrarias: título de doutor Honoris Causa por vinte e sete universidades; Prêmio Rei Balduíno para o Desenvolvimento (Bélgica, 1980); Prêmio UNESCO da Educação para a Paz (1986) e Prêmio Andres Belloda Organização dos Estados Americanos, como Educador do Continentes (1992). Universidade Federal do Pará 2019-12-14 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufpa.br/index.php/conexoesdesaberes/article/view/7894 10.18542/cs.v3i1.7894 Revista Conexões de Saberes; v. 3, n. 1 (2018): Diálogos sobre: Inclusão, Diversidade e Ações Afirmativas; 144-148 2447-097X por https://periodicos.ufpa.br/index.php/conexoesdesaberes/article/view/7894/5800 Direitos autorais 2019 Revista Conexões de Saberes
institution Periódicos Ufpa
collection periodicosUFPA
language por
format Periódico
author Silva Neto, Francisco Bezerra da
spellingShingle Silva Neto, Francisco Bezerra da
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Ed. 17ª, Rio de janeiro: Paz e Terra, 1983, 107 pp.
author-letter Silva Neto, Francisco Bezerra da
title FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Ed. 17ª, Rio de janeiro: Paz e Terra, 1983, 107 pp.
title_short FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Ed. 17ª, Rio de janeiro: Paz e Terra, 1983, 107 pp.
title_full FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Ed. 17ª, Rio de janeiro: Paz e Terra, 1983, 107 pp.
title_fullStr FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Ed. 17ª, Rio de janeiro: Paz e Terra, 1983, 107 pp.
title_full_unstemmed FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Ed. 17ª, Rio de janeiro: Paz e Terra, 1983, 107 pp.
title_sort freire, paulo. pedagogia do oprimido. ed. 17ª, rio de janeiro: paz e terra, 1983, 107 pp.
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2019
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/conexoesdesaberes/article/view/7894
_version_ 1787151960712937472
score 11.755432