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Dissertação
Ensino Presencial com Mediação Tecnológica (EPMT): a relação entre o processo de Ensino-Aprendizagem de Química e a Pedagogia Culturalmente Relevante (PCR) em três escolas estaduais situadas na região metropolitana de Manaus, Amazonas.
Esta pesquisa tem como objetivo investigar o processo de ensino e aprendizagem da química in situ oferecido pelo Centro de Mídias de Educação do Amazonas (CEMEAM), considerando o olhar daqueles que vivenciam a comunidade escolar e que se encontram nas escolas presenciais, mais especificamente, na...
Autor principal: | Torres Neto, Paulo |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/5475426359411826 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10348 |
Resumo: |
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Esta pesquisa tem como objetivo investigar o processo de ensino e aprendizagem da química in
situ oferecido pelo Centro de Mídias de Educação do Amazonas (CEMEAM), considerando o
olhar daqueles que vivenciam a comunidade escolar e que se encontram nas escolas presenciais,
mais especificamente, nas comunidades, distante do lugar de onde é concebido o ensino.
Importa, neste contexto, promover a equidade como princípio educativo, dando “visibilidade”
à mensagem emitida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a
Cultura (UNESCO) para 2030, que enfatiza assegurar a equidade na valorização dos estudantes,
sendo imprescindível a participação de todos. Particularmente, o ensino de química oferecido
pelo CEMEAM vem acontecendo há algum tempo, porém, sem um conhecimento a respeito de
como o ensino é pensado para o público do interior e de sua realidade. Tal circunstância suscitou
o seguinte questionamento de pesquisa: De que forma a percepção dos estudantes e
professores de escolas do CEMEAM contribuem para a promoção de uma Pedagogia
Culturalmente Relevante nas aulas de Química?Assim, essa pesquisa segue o seu rumo,
apoiando-se em teóricos da Pedagogia Culturalmente Relevante (Gloria Ladson-Billing,
Geneva Gay); da etnografia (Goetz e Lecompte e Pierre Bourdieu) e da narrativa (Jean
Clandinin e Michael Connelly). O estudo apresenta uma abordagem qualitativa do tipo
etnográfico e inclui a presença do pesquisador em três (3) escolas públicas estaduais situadas
nas regiões metropolitanas de Manaus, realizando observações in situ e fazendo o uso de
entrevistas, anotações de campo, notas e fotografias. Posteriormente, os dados foram utilizados
para Análise Textual Discursiva. A pesquisa revelou que o ensino de química no CEMEAM é
predominantemente tradicional e expositivo, exacerbado por falhas nas transmissões e
interrupções energéticas, sem estratégias eficazes para mitigar tais questões. A integração da
cultura local no conteúdo é esporádica e fica a critério dos professores ministrantes, resultando
em práticas que não são consistentes nem sistematizadas. Essa situação aponta para a premência
de uma reformulação pedagógica que desenvolva plenamente os pilares da PCR e adapte o
ensino à complexidade cultural eambiental da Amazônia, promovendo uma educação mais
equitativa e cultivando a consciência cultural dos alunos. |