/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Periódico
CONECTANDO SABERES NA FORMAÇÃO DOCENTE CAMPESINA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS POR MEIO DO ENSINO DE CIÊNCIAS
Autor principal: | Melo, Veruschka Silva Santos |
---|---|
Outros Autores: | Contente, Ariadne da Costa Peres |
Grau: | Periódico |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2020
|
Acesso em linha: |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/8628 |
id |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-8628 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-86282020-06-19T14:24:50Z CONECTANDO SABERES NA FORMAÇÃO DOCENTE CAMPESINA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS POR MEIO DO ENSINO DE CIÊNCIAS Melo, Veruschka Silva Santos Contente, Ariadne da Costa Peres O presente artigo almeja compreender como os espaços não formais de ensino podem contribuir para a conexão dos saberes científicos e da tradição para a formação de professores que educam no campo nos anos iniciais de ensino. A partir deste pressuposto busca-se compreender e refletir, por meio de narrativas dos professores da Ilha de Fora no município de Curuçá/PA, como esta conexão pode ser concebida. Esta pesquisa é de caráter narrativo, utiliza-se a pesquisa-formação como guia e, portanto, também a Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2005) como sustento metodológico de análise. Os pensamentos ancoram-se nos teóricos Morin (2001), Santos (2007), Silva (2010) e Almeida (2017) os quais trabalham com a urgência de conhecer esse sujeito em sua complexidade inerente, voltando seus olhares tanto para o campo científico como para o da tradição; além da discussão de uma formação holística docente a partir da visão da Nóvoa (1994) e Imbernón (2011). Assim, ao mirarmos o ensino de ciências através do saber científico e da tradição, é possível romper a visão padronizada da ciência, o que proporciona um marco importante nos cursos de formação de professores na educação do campo na perspectiva dos espaços não formais de ensino. Universidade Federal do Pará 2020-04-27 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/8628 10.18542/nra.v8i1.8628 Nova Revista Amazônica; v. 8, n. 1 (2020): HISTÓRIAS DA PAN AMAZÔNIA E SUAS PERSPECTIVAS NA AMÉRICA DO SUL; 205-213 2318-1346 por https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/8628/6193 Direitos autorais 2020 Nova Revista Amazônica http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
institution |
Periódicos Ufpa |
collection |
periodicosUFPA |
language |
por |
format |
Periódico |
author |
Melo, Veruschka Silva Santos |
spellingShingle |
Melo, Veruschka Silva Santos CONECTANDO SABERES NA FORMAÇÃO DOCENTE CAMPESINA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS POR MEIO DO ENSINO DE CIÊNCIAS |
author-letter |
Melo, Veruschka Silva Santos |
author2 |
Contente, Ariadne da Costa Peres |
author2Str |
Contente, Ariadne da Costa Peres |
title |
CONECTANDO SABERES NA FORMAÇÃO DOCENTE CAMPESINA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS POR MEIO DO ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_short |
CONECTANDO SABERES NA FORMAÇÃO DOCENTE CAMPESINA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS POR MEIO DO ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_full |
CONECTANDO SABERES NA FORMAÇÃO DOCENTE CAMPESINA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS POR MEIO DO ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_fullStr |
CONECTANDO SABERES NA FORMAÇÃO DOCENTE CAMPESINA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS POR MEIO DO ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_full_unstemmed |
CONECTANDO SABERES NA FORMAÇÃO DOCENTE CAMPESINA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS POR MEIO DO ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_sort |
conectando saberes na formaÇÃo docente campesina em espaÇos nÃo formais por meio do ensino de ciÊncias |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2020 |
url |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/8628 |
_version_ |
1787152050806587392 |
score |
11.755432 |