Periódico

CONECTANDO SABERES NA FORMAÇÃO DOCENTE CAMPESINA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS POR MEIO DO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autor principal: Melo, Veruschka Silva Santos
Outros Autores: Contente, Ariadne da Costa Peres
Grau: Periódico
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2020
Acesso em linha: https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/8628
id oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-8628
recordtype ojs
spelling oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-86282020-06-19T14:24:50Z CONECTANDO SABERES NA FORMAÇÃO DOCENTE CAMPESINA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS POR MEIO DO ENSINO DE CIÊNCIAS Melo, Veruschka Silva Santos Contente, Ariadne da Costa Peres O presente artigo almeja compreender como os espaços não formais de ensino podem contribuir para a conexão dos saberes científicos e da tradição para a formação de professores que educam no campo nos anos iniciais de ensino. A partir deste pressuposto busca-se compreender e refletir, por meio de narrativas dos professores da Ilha de Fora no município de Curuçá/PA, como esta conexão pode ser concebida. Esta pesquisa é de caráter narrativo, utiliza-se a pesquisa-formação como guia e, portanto, também a Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2005) como sustento metodológico de análise. Os pensamentos ancoram-se nos teóricos Morin (2001), Santos (2007), Silva (2010) e Almeida (2017) os quais trabalham com a urgência de conhecer esse sujeito em sua complexidade inerente, voltando seus olhares tanto para o campo científico como para o da tradição; além da discussão de uma formação holística docente a partir da visão da Nóvoa (1994) e Imbernón (2011). Assim, ao mirarmos o ensino de ciências através do saber científico e da tradição, é possível romper a visão padronizada da ciência, o que proporciona um marco importante nos cursos de formação de professores na educação do campo na perspectiva dos espaços não formais de ensino. Universidade Federal do Pará 2020-04-27 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/8628 10.18542/nra.v8i1.8628 Nova Revista Amazônica; v. 8, n. 1 (2020): HISTÓRIAS DA PAN AMAZÔNIA E SUAS PERSPECTIVAS NA AMÉRICA DO SUL; 205-213 2318-1346 por https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/8628/6193 Direitos autorais 2020 Nova Revista Amazônica http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
institution Periódicos Ufpa
collection periodicosUFPA
language por
format Periódico
author Melo, Veruschka Silva Santos
spellingShingle Melo, Veruschka Silva Santos
CONECTANDO SABERES NA FORMAÇÃO DOCENTE CAMPESINA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS POR MEIO DO ENSINO DE CIÊNCIAS
author-letter Melo, Veruschka Silva Santos
author2 Contente, Ariadne da Costa Peres
author2Str Contente, Ariadne da Costa Peres
title CONECTANDO SABERES NA FORMAÇÃO DOCENTE CAMPESINA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS POR MEIO DO ENSINO DE CIÊNCIAS
title_short CONECTANDO SABERES NA FORMAÇÃO DOCENTE CAMPESINA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS POR MEIO DO ENSINO DE CIÊNCIAS
title_full CONECTANDO SABERES NA FORMAÇÃO DOCENTE CAMPESINA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS POR MEIO DO ENSINO DE CIÊNCIAS
title_fullStr CONECTANDO SABERES NA FORMAÇÃO DOCENTE CAMPESINA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS POR MEIO DO ENSINO DE CIÊNCIAS
title_full_unstemmed CONECTANDO SABERES NA FORMAÇÃO DOCENTE CAMPESINA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS POR MEIO DO ENSINO DE CIÊNCIAS
title_sort conectando saberes na formaÇÃo docente campesina em espaÇos nÃo formais por meio do ensino de ciÊncias
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2020
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/8628
_version_ 1787152050806587392
score 11.755432