/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Periódico
Identidade no discurso: aspectos constituintes em professores de matemática
Autor principal: | Rossy, Nayra da Cunha |
---|---|
Outros Autores: | Gonçalves, Tadeu Oliver, Barbosa, Mauro Guterres |
Grau: | Periódico |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2021
|
Acesso em linha: |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/9662 |
id |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-9662 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-96622021-08-17T00:58:53Z Identidade no discurso: aspectos constituintes em professores de matemática Identity in speech: constituent aspects in mathematics teachers Rossy, Nayra da Cunha Gonçalves, Tadeu Oliver Barbosa, Mauro Guterres identidade docente; professores de matemática; subjetividade teaching identity; mathematics teachers; subjectivity O presente artigo tem por objetivo identificar aspectos identitários presentes no discurso de professores de matemática que atuam na rede pública da educação básica. Para tanto, a pesquisa consistiu na realização de entrevistas com 3 professores, que foram registradas e transcritas em áudios para análise. Pois, é instrumento de coleta utilizada como registro transcrito dos áudios das entrevistas, integralmente. Os resultados encontrados apontam que professores da rede pública da educação básica possuem uma identidade situada no ponto de equilíbrio entre as ações planejadas e executadas em sala de aula, representando uma mediação entre a objetividade e a subjetividade. This research paper aims to identify the aspects of identity that are present in the discourse employed by math teachers in the public school system. Researchers interviewed three teachers and recorded data on audio, which were then turned into transcriptions. The interviews, taken in their entirety, were used as the basis for this research. Results show that the identity of teachers in the public school system is found at the intersection of their planned actions with the actions actually executed in the classroom, thus representing a compromise between objectivity and subjectivity. Universidade Federal do Pará 2021-02-19 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/9662 10.18542/amazrecm.v17i38.9662 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 17, n. 38 (2021): Ahead of Print; 58-70 Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 17, n. 38 (2021): Ahead of Print; 58-70 2317-5125 1980-5128 por https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/9662/6956 /*ref*/ARISTÓTELES. Metafísica: livro I e livro II. São Paulo: Abril S.A. Cultura, 1984. /*ref*/BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. /*ref*/BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Zahar, 2005. /*ref*/BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 7ª edição – Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. /*ref*/DUBAR, Claude. A Crise das identidades. Edusp. São Paulo, 2009. /*ref*/DUBAR, Claude. A Socialização: construção das identidades sociais e profissionais. Porto: Porto Editora, 1997. /*ref*/FARIA, Ederson de., SOUZA, Vera Lúcia Trevisan. Sobre o conceito de identidade: apropriações em estudos sobre formação de professores. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional. v. 15, n. 1, p. 35-42, 2011. /*ref*/OLIVEIRA, C. A. V. de, GOMES, A. A. Apontamentos sobre o conceito de identidade profissional de professores. Série-estudos – Periódico do Mestrado em Educação da UCDB, n. 18, p. 193-202, 2004. /*ref*/FREITAS, F. L. A constituição da identidade docente: discutindo a prática no processo de formação. Dissertação de mestrado. Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2006. /*ref*/PANDOLPHO, M. M. S. Ensino de biologia em questão: os valores e as referências da graduação na prática docente sob o olhar de egressos. Dissertação de mestrado. Pontifícia Universidade Católica de Campinas. São Paulo, 2006. /*ref*/VIEIRA, M. M. S. Tornar-se professor em uma escola confessional: um estudo sobre a constituição identitária na perspectiva da dimensão da espiritualidade. Tese de doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2009. /*ref*/WACQUANT, Lioc. Esclarecer o Habitus. Educação e Linguagem, n. 16, 2007. Direitos autorais 2021 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Periódicos Ufpa |
collection |
periodicosUFPA |
language |
por |
format |
Periódico |
author |
Rossy, Nayra da Cunha |
spellingShingle |
Rossy, Nayra da Cunha Identidade no discurso: aspectos constituintes em professores de matemática |
author-letter |
Rossy, Nayra da Cunha |
author2 |
Gonçalves, Tadeu Oliver Barbosa, Mauro Guterres |
author2Str |
Gonçalves, Tadeu Oliver Barbosa, Mauro Guterres |
title |
Identidade no discurso: aspectos constituintes em professores de matemática |
title_short |
Identidade no discurso: aspectos constituintes em professores de matemática |
title_full |
Identidade no discurso: aspectos constituintes em professores de matemática |
title_fullStr |
Identidade no discurso: aspectos constituintes em professores de matemática |
title_full_unstemmed |
Identidade no discurso: aspectos constituintes em professores de matemática |
title_sort |
identidade no discurso: aspectos constituintes em professores de matemática |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2021 |
url |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/9662 |
_version_ |
1787151798561144832 |
score |
11.755432 |