Periódico

POLÍTICA PÚBLICA EM EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA DO LIVRO E MATERIAL DIDÁTICO

Autor principal: Vasconcelos, Gerdalva de Araújo de
Outros Autores: Mendes, Bianca Morais, Barba, Clarides Henrich de
Grau: Periódico
Idioma: por
Publicado em: PPGE/UNIR 2021
Acesso em linha: https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/5939
id oai:periodicos.unir.br:article-5939
recordtype ojs
spelling oai:periodicos.unir.br:article-59392024-06-17T19:57:16Z POLÍTICA PÚBLICA EM EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA DO LIVRO E MATERIAL DIDÁTICO PUBLIC POLICY IN EDUCATION: A STUDY ABOUT THE BOOK AND TEACHING MATERIAL PROGRAM POLÍTICA PÚBLICA EN EDUCACIÓN: ESTUDIO SOBRE EL PROGRAMA LIBRO Y MATERIAL DIDÁCTICO Vasconcelos, Gerdalva de Araújo de Mendes, Bianca Morais Barba, Clarides Henrich de educação escolar Estado políticas públicas livro didático Educação school education State public policy textbook educación escolar Estado políticas públicas libro de texto Este artigo discute a política pública do Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD), as principais legislações e inovações que o regulamentam e a ligação com o mercado editorial. A análise documental do referido do Programa foi realizada com base nos Guias-PNLD referentes aos triênios de 2014 e 2017, considerando-se os componentes curriculares de língua portuguesa, geografia, história e ciências. Os resultados apontam que o PNLD tem um orçamento privilegiado e mesmo com deficiências apontadas nos processos de aquisição, distribuição e escolha, os livros didáticos contribuem nas práticas pedagógicas escolares brasileiras. The article discusses the public policy of the National Book and Didactic Material Program (PNLD), the main legislation and innovations that regulate it and the link with the publishing market. The documentary analysis of the referred Program was carried out based on the PNLD Guides for the three-year periods of 2014 and 2017, considering the curricular components of Portuguese language, geography, history and science. The results show that the PNLD has a privileged budget and even with deficiencies pointed out in the processes of acquisition, distribution and choice, textbooks contribute to Brazilian school pedagogical practices. Este artículo analiza la política pública del Programa Nacional del Libro y Material Didáctico (PNLD), las principales leyes e innovaciones que lo regulan y el vínculo con el mercado editorial. El análisis documental del referido Programa se realizó con base en las Guías del PNLD para los trienios de 2014 y 2017, considerando los componentes curriculares de lengua portuguesa, geografía, historia y ciencia. Los resultados muestran que el PNLD tiene un presupuesto privilegiado e incluso con las deficiencias señaladas en los procesos de adquisición, distribución y elección, los libros de texto contribuyen a las prácticas docentes de las escuelas brasileñas. PPGE/UNIR 2021-06-10 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo de convidado application/pdf https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/5939 10.69568/2237-5406.2021v6n7e5939 Revista Práxis Pedagógica; v. 6 n. 7 (2021): REVISTA PRAXIS PEDAGÓGICA; 218-242 2237-5406 1518-9341 por https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/5939/pdf Copyright (c) 2021 Revista Praxis Pedagógica
institution Periódicos Unir
collection periodicosUNIR
language por
format Periódico
author Vasconcelos, Gerdalva de Araújo de
spellingShingle Vasconcelos, Gerdalva de Araújo de
POLÍTICA PÚBLICA EM EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA DO LIVRO E MATERIAL DIDÁTICO
author-letter Vasconcelos, Gerdalva de Araújo de
author2 Mendes, Bianca Morais
Barba, Clarides Henrich de
author2Str Mendes, Bianca Morais
Barba, Clarides Henrich de
title POLÍTICA PÚBLICA EM EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA DO LIVRO E MATERIAL DIDÁTICO
title_short POLÍTICA PÚBLICA EM EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA DO LIVRO E MATERIAL DIDÁTICO
title_full POLÍTICA PÚBLICA EM EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA DO LIVRO E MATERIAL DIDÁTICO
title_fullStr POLÍTICA PÚBLICA EM EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA DO LIVRO E MATERIAL DIDÁTICO
title_full_unstemmed POLÍTICA PÚBLICA EM EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA DO LIVRO E MATERIAL DIDÁTICO
title_sort polÍtica pÚblica em educaÇÃo: um estudo sobre o programa do livro e material didÁtico
publisher PPGE/UNIR
publishDate 2021
url https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/5939
_version_ 1806622143600918528
score 11.755432