Dissertação

Gênero, ciência e contexto regional : analisando diferenças entre docentes da pós-graduação de duas universidades brasileiras

This study aims to examine gender inequality in academic tasks of graduate faculty, as well as identify mechanisms that contribute to the establishment and perpetuation of these inequalities. The theoretical discussion presents arguments about gender differences in society in general, and science in...

ver descrição completa

Autor principal: BORGES, Elinielle Pinto
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Instituto Federal do Amapá 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/283
id oai:repositorio.ifap.edu.br:prefix-283
recordtype dspace
spelling oai:repositorio.ifap.edu.br:prefix-2832021-06-02T14:31:07Z Gênero, ciência e contexto regional : analisando diferenças entre docentes da pós-graduação de duas universidades brasileiras BORGES, Elinielle Pinto OLINTO, Gilda http://lattes.cnpq.br/9123225715599547 LETA, Jacqueline http://lattes.cnpq.br/4133191475294218 Gênero e ciência Mulher na ciência Estudo de gênero Pós-graduação - Brasil CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO This study aims to examine gender inequality in academic tasks of graduate faculty, as well as identify mechanisms that contribute to the establishment and perpetuation of these inequalities. The theoretical discussion presents arguments about gender differences in society in general, and science in particular. The empirical approach selected as a field of study two federal universities: UFRJ and UFMA, aiming also to identify regional differences, through quantitative and qualitative analysis. For the quantitative approach we used secondary data already worked on during the study Leta et al. (2013). A subset of this data on the two institutions was generated for this study which involved information about a total of 2667 teachers-researchers. The qualitative approach involved interviews conducted with 14 graduate coordinators of the universities mentioned. The interview script aimed to detect differences in gender culture in career choices, in the exercise of academic tasks, in the establishment of obstacles in a scientific career, and in the overload of activities related to education of children. The analysis of the quantitative data showed, among other things, that the UFRJ courses have outperformed those of UFMA. Focusing on gender inequalities, there was a better balance between men and women in the performance of academic tasks in UFMA than at UFRJ. The analysis of the interviews showed that teachers-researchers, men and women, tend not to see gender differences in academia and that both sexes carry prejudices about the differences in skills between men and women. The statements of the respondents also suggest that the weight of the gender imbalance in the performance of household chores, and their impact on the activities of women is felt even in the sense of guilt carried by women who reached the top of the scientific career. Regarding regional differences, the researchers of UFMA are shown to feel barriers and difficulties in the exercise of scientific activity in a less developed region. Este estudo tem como objetivo verificar desigualdade de gênero nas tarefas acadêmicas dos docentes-pesquisadores da pós-graduação, assim como identificar mecanismos que contribuem para o estabelecimento e perpetuação dessas desigualdades A discussão teórica apresenta argumentos sobre diferenças de gênero na sociedade em geral, e na ciência em particular. A abordagem empírica selecionou como campo de estudo duas universidades federais: a UFRJ e a UFMA, visando também a identificação de diferenças regionais, através de análise quantitativa e qualitativa. Para a abordagem quantitativa foram utilizados dados secundários já trabalhados no estudo de Leta et al. (2013). Um sub-conjunto desses dados sobre as duas instituições foi gerado para este estudo que envolveu informações sobre o total de 2667 docentes-pesquisadores. A abordagem qualitativa envolveu entrevistas realizadas junto a 14 coordenadores da pós-graduação das universidades mencionadas. O roteiro de entrevista buscou conhecer diferenças de uma cultura de gênero nas escolhas profissionais, no exercício das tarefas acadêmicas, no estabelecimento de obstáculos na carreira científica, e na sobrecarga das atividades relacionadas à educação dos filhos. A análise dos dados quantitativos mostrou, entre outros aspectos, que os cursos da UFRJ têm desempenho superior aos da UFMA. Focalizando as desigualdades de gênero, verificou-se um maior equilíbrio entre homens e mulheres no desempenho das tarefas acadêmicas na UFMA do que na UFRJ. A análise das entrevistas mostrou que os docentes-pesquisadores, homens e mulheres, tendem a não ver diferenças de gênero na academia e que ambos os sexos carregam preconceitos em relação a diferenças de habilidades entre homens e mulheres. As falas dos entrevistados sugerem ainda que o peso do desequilíbrio de gênero no exercício das tarefas domésticas, e seu impacto nas atividades das mulheres se faz sentir, inclusive, no sentimento de culpa carregado pelas mulheres que chegaram ao topo da carreira científica. Sobre as diferenças regionais, os pesquisadores da UFMA demonstram sentir barreiras e dificuldades no exercício da atividade científica em região menos desenvolvida. 2021-03-08T13:32:10Z 2021-03-10 2021-03-08T13:32:10Z 2014-03-28 Dissertação BORGES, Elinielle Pinto. Gênero, ciência e contexto regional: analisando diferenças entre docentes da pós-graduação de duas universidades brasileiras. Orientadoras: Gilda Olinto. Co-orientadora: Jacqueline Leta. Rio de Janeiro, 2014. 102f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)-Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2014. http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/283 por Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ Instituto Federal do Amapá Brasil Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação; Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escola de Comunicação IFAP
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amapá
collection RI-IFAP
language por
topic Gênero e ciência
Mulher na ciência
Estudo de gênero
Pós-graduação - Brasil
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
spellingShingle Gênero e ciência
Mulher na ciência
Estudo de gênero
Pós-graduação - Brasil
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
BORGES, Elinielle Pinto
Gênero, ciência e contexto regional : analisando diferenças entre docentes da pós-graduação de duas universidades brasileiras
topic_facet Gênero e ciência
Mulher na ciência
Estudo de gênero
Pós-graduação - Brasil
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
description This study aims to examine gender inequality in academic tasks of graduate faculty, as well as identify mechanisms that contribute to the establishment and perpetuation of these inequalities. The theoretical discussion presents arguments about gender differences in society in general, and science in particular. The empirical approach selected as a field of study two federal universities: UFRJ and UFMA, aiming also to identify regional differences, through quantitative and qualitative analysis. For the quantitative approach we used secondary data already worked on during the study Leta et al. (2013). A subset of this data on the two institutions was generated for this study which involved information about a total of 2667 teachers-researchers. The qualitative approach involved interviews conducted with 14 graduate coordinators of the universities mentioned. The interview script aimed to detect differences in gender culture in career choices, in the exercise of academic tasks, in the establishment of obstacles in a scientific career, and in the overload of activities related to education of children. The analysis of the quantitative data showed, among other things, that the UFRJ courses have outperformed those of UFMA. Focusing on gender inequalities, there was a better balance between men and women in the performance of academic tasks in UFMA than at UFRJ. The analysis of the interviews showed that teachers-researchers, men and women, tend not to see gender differences in academia and that both sexes carry prejudices about the differences in skills between men and women. The statements of the respondents also suggest that the weight of the gender imbalance in the performance of household chores, and their impact on the activities of women is felt even in the sense of guilt carried by women who reached the top of the scientific career. Regarding regional differences, the researchers of UFMA are shown to feel barriers and difficulties in the exercise of scientific activity in a less developed region.
author_additional OLINTO, Gilda
author_additionalStr OLINTO, Gilda
format Dissertação
author BORGES, Elinielle Pinto
title Gênero, ciência e contexto regional : analisando diferenças entre docentes da pós-graduação de duas universidades brasileiras
title_short Gênero, ciência e contexto regional : analisando diferenças entre docentes da pós-graduação de duas universidades brasileiras
title_full Gênero, ciência e contexto regional : analisando diferenças entre docentes da pós-graduação de duas universidades brasileiras
title_fullStr Gênero, ciência e contexto regional : analisando diferenças entre docentes da pós-graduação de duas universidades brasileiras
title_full_unstemmed Gênero, ciência e contexto regional : analisando diferenças entre docentes da pós-graduação de duas universidades brasileiras
title_sort gênero, ciência e contexto regional : analisando diferenças entre docentes da pós-graduação de duas universidades brasileiras
publisher Instituto Federal do Amapá
publishDate 2021
url http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/283
_version_ 1781329207365730304
score 11.753735