/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso
O uso das tecnologias assistivas: com ênfase em deficiência física, na sala do AEE em uma escola pública do município de Porto Grande no estado do Amapá
It is considered that the world, with its sociais, technological and cultural representations, is modified with the advancement of Information and Communication Technologies (ICTs), in the different environments of interaction, with new technological resources and structural factors in the pedagogic...
Autor principal: | MACHADO, Alex de Moraes |
---|---|
Outros Autores: | ALMEIDA, Elias Vasconcelos de, DINIZ, Raimunda Francilene |
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Instituto Federal do Amapá
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/311 |
id |
oai:repositorio.ifap.edu.br:prefix-311 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:repositorio.ifap.edu.br:prefix-3112021-06-14T20:17:27Z O uso das tecnologias assistivas: com ênfase em deficiência física, na sala do AEE em uma escola pública do município de Porto Grande no estado do Amapá MACHADO, Alex de Moraes ALMEIDA, Elias Vasconcelos de DINIZ, Raimunda Francilene SOUZA, Elender Keuly de http://lattes.cnpq.br/9429834620495137 Tecnologia assistiva Deficiência física Tecnologia - ensino e aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM It is considered that the world, with its sociais, technological and cultural representations, is modified with the advancement of Information and Communication Technologies (ICTs), in the different environments of interaction, with new technological resources and structural factors in the pedagogical conceptions. Therefore, the research aims to analyze the contributions of some authors related to the topic addressed, about the emerging problem, to achieve the proposed objectives that aim to provide access and participation to all involved with the use of methods for teaching practice with the use of Assistive Technology for the physically disabled, in Specialized Educational Service (AEE). We opted for bibliographic research, whose qualitative method to support the discussions that are indispensable. It provides us with a place for critical analysis and information production, with an articulation between systematized teaching, in order to obtain learning and mobility for the physically disabled in the space of the school in locus. Thus, there is a reflection of the objectives not achieved, in order to contribute with proposals for architectural improvements and the practice of teacher training with the physically disabled, in the Specialized Educational Service room. Considera-se que o mundo, com as suas representações sociais, tecnológicas e culturais, é modificado com o avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), nos diferentes ambientes de interação, com novos recursos tecnológicos e fatores estruturantes nas concepções pedagógicas. Portanto, a pesquisa objetiva analisar as contribuições de alguns autores relacionados ao tema abordado, acerca do problema emergente, atingir os objetivos propostos que visam propiciar o acesso e a participação a todos os envolvidos com a utilização de métodos para a prática docente com o uso das Tecnologia Assistiva ao deficiente físico, no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Optou-se pela pesquisa de cunho bibliográfico, cujo método qualitativo para alicerçar as discussões que se fazem indispensáveis. Nos propicia um lugar de análise crítica e produção de informação, com uma articulação entre o ensino sistematizado, para obter uma aprendizagem e mobilidade ao deficiente físico no espaço da escola in lócus. Assim, faz-se a reflexão dos objetivos não alcançados, com o intuito a contribuir com propostas de melhorias arquitetônicas e a prática da formação docente com o deficiente físico, na sala do Atendimento Educacional Especializado. 2021-06-14T20:17:27Z 2021-06-14 2021-06-14T20:17:27Z 2021-03-12 Trabalho de Conclusão de Curso MACHADO, Alex de Moraes; ALMEIDA, Elias Vasconcelos de; DINIZ, Raimunda Francilene. O uso das tecnologias assistivas: com ênfase em deficiência física, na sala do AEE em uma escola pública do município de Porto Grande no estado do Amapá. 2021. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021. http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/311 por Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ Instituto Federal do Amapá Brasil Licenciatura em Informática IFAP |
institution |
Repositório Institucional - Instituto Federal do Amapá |
collection |
RI-IFAP |
language |
por |
topic |
Tecnologia assistiva Deficiência física Tecnologia - ensino e aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
Tecnologia assistiva Deficiência física Tecnologia - ensino e aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM MACHADO, Alex de Moraes O uso das tecnologias assistivas: com ênfase em deficiência física, na sala do AEE em uma escola pública do município de Porto Grande no estado do Amapá |
topic_facet |
Tecnologia assistiva Deficiência física Tecnologia - ensino e aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
It is considered that the world, with its sociais, technological and cultural representations, is modified with the advancement of Information and Communication Technologies (ICTs), in the different environments of interaction, with new technological resources and structural factors in the pedagogical conceptions. Therefore, the research aims to analyze the contributions of some authors related to the topic addressed, about the emerging problem, to achieve the proposed objectives that aim to provide access and participation to all involved with the use of methods for teaching practice with the use of Assistive Technology for the physically disabled, in Specialized Educational Service (AEE). We opted for bibliographic research, whose qualitative method to support the discussions that are indispensable. It provides us with a place for critical analysis and information production, with an articulation between systematized teaching, in order to obtain learning and mobility for the physically disabled in the space of the school in locus. Thus, there is a reflection of the objectives not achieved, in order to contribute with proposals for architectural improvements and the practice of teacher training with the physically disabled, in the Specialized Educational Service room. |
author_additional |
SOUZA, Elender Keuly de |
author_additionalStr |
SOUZA, Elender Keuly de |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso |
author |
MACHADO, Alex de Moraes |
author2 |
ALMEIDA, Elias Vasconcelos de DINIZ, Raimunda Francilene |
author2Str |
ALMEIDA, Elias Vasconcelos de DINIZ, Raimunda Francilene |
title |
O uso das tecnologias assistivas: com ênfase em deficiência física, na sala do AEE em uma escola pública do município de Porto Grande no estado do Amapá |
title_short |
O uso das tecnologias assistivas: com ênfase em deficiência física, na sala do AEE em uma escola pública do município de Porto Grande no estado do Amapá |
title_full |
O uso das tecnologias assistivas: com ênfase em deficiência física, na sala do AEE em uma escola pública do município de Porto Grande no estado do Amapá |
title_fullStr |
O uso das tecnologias assistivas: com ênfase em deficiência física, na sala do AEE em uma escola pública do município de Porto Grande no estado do Amapá |
title_full_unstemmed |
O uso das tecnologias assistivas: com ênfase em deficiência física, na sala do AEE em uma escola pública do município de Porto Grande no estado do Amapá |
title_sort |
o uso das tecnologias assistivas: com ênfase em deficiência física, na sala do aee em uma escola pública do município de porto grande no estado do amapá |
publisher |
Instituto Federal do Amapá |
publishDate |
2021 |
url |
http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/311 |
_version_ |
1781329208888262656 |
score |
11.755432 |