Trabalho de Conclusão de Curso

Física e música: o uso de instrumentos musicais como recurso didático para uma abordagem lúdica dos fenômenos físicos envolvidos na produção e propagação do som

To debate the teaching of Physics is to put interdisciplinarity on the agenda. Project-based learning is important for students to identify how aspects of their daily lives are connected with other sciences. The general objective that supported this research was to analyze the teaching-learning proc...

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Autor principal: MARQUES, Erison de Souza
Outros Autores: MENDES, Mateus Ribeiro
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Instituto Federal do Amapá 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/343
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spelling oai:repositorio.ifap.edu.br:prefix-3432021-06-18T21:49:43Z Física e música: o uso de instrumentos musicais como recurso didático para uma abordagem lúdica dos fenômenos físicos envolvidos na produção e propagação do som MARQUES, Erison de Souza MENDES, Mateus Ribeiro BASTOS, Argemiro Midonês http://lattes.cnpq.br/4721849132990261 Aprendizagem significativa - teoria Ensino de física Física e música Instrumento musical - recurso didático CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM To debate the teaching of Physics is to put interdisciplinarity on the agenda. Project-based learning is important for students to identify how aspects of their daily lives are connected with other sciences. The general objective that supported this research was to analyze the teaching-learning process of the physical phenomena involved in the production and propagation of sound, establishing a connection with music, through a playful and potentially significant approach, focusing on wind musical instruments. and strings. This is a qualitative research carried out with 10 high school students. Initially didactic kits were made, which were delivered to the participants. In the development of the research, two questionnaires were applied, before and after the didactic workshop, which took place through the Google Meet platform. In the workshop, it was discussed how the production and propagation of sound in the violin, guitar, recorder and PVC flute takes place. The virtual simulation tool, Phet, was used to support the workshop, to demonstrate the behavior and characteristics of a sound wave. Through the questionnaires it was found that the participants understood the functioning of the presented musical instruments and their relationship with Physics. Presentation of the didactic workshop had a positive effect, as a way of teaching physics, leaving the traditionalist and expository method, placing on the agenda the interdisciplinarity between Physics and Music in the formative context of the participants. Debater o ensino da Física é colocar em pauta a interdisciplinaridade. A aprendizagem baseada em projetos é importante para que os alunos possam identificar como aspectos do seu cotidiano estão conectados com outras ciências. O objetivo geral que embasou esta pesquisa foi analisar o processo de ensino-aprendizagem dos fenômenos físicos envolvidos na produção e propagação do som, estabelecendo uma conexão com a música, através de uma abordagem lúdica e potencialmente significativa, tendo como foco os instrumentos musicais de sopro e cordas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada com 10 alunos do nível médio. Inicialmente confeccionou-se kits didáticos, que foram entregues aos participantes. No desenvolvimento da pesquisa foram aplicados dois questionários, antes e depois da realização da oficina didática, que ocorreu pela plataforma Google Meet. Na oficina abordou-se como transcorre a produção e propagação do som no violino, violão, flauta doce e flauta de PVC. Foi utilizado a ferramenta de simulação virtual, Phet, como apoio na realização da oficina, para demonstrar o comportamento e características de uma onda sonora. Através dos questionários constatou-se que os participantes, compreenderam o funcionamento dos instrumentos musicais apresentados e sua relação com a Física. Apresentação da oficina didática surtiu efeito positivo, como uma forma de se ensinar física, saindo do método tradicionalista e expositivo, colocando em pauta a interdisciplinaridade entre Física e Música no contexto formativo dos participantes. 2021-06-18T21:49:43Z 2021-06-18 2021-06-18T21:49:43Z 2021-04-14 Trabalho de Conclusão de Curso MARQUES, Erison de Souza; MENDES, Mateus Ribeiro. Física e música: o uso de instrumentos musicais como recurso didático para uma abordagem lúdica dos fenômenos físicos envolvidos na produção e propagação do som. 2021. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021. http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/343 por Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ Instituto Federal do Amapá Brasil Licenciatura em Física IFAP
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