Artigo

Inclusão das ferramentas tecnológicas na prática do professor e a aprendizagem digital: concepção dos professores da educação básica

The research entitled Inclusion of Technologies in Teacher Practice and Digital Learning: What do basic education teachers think? It will present results obtained on sals for practical actions of teachers of basic education in view of the inclusion of technologies in the teaching process, so it was...

ver descrição completa

Autor principal: FAVACHO, Audiléia de Matos
Outros Autores: GONÇALVES, Davane Greice Brazão, ALMEIDA, Helysângela Gomes de
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Instituto Federal do Amapá 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/389
id oai:repositorio.ifap.edu.br:prefix-389
recordtype dspace
spelling oai:repositorio.ifap.edu.br:prefix-3892021-08-24T14:19:10Z Inclusão das ferramentas tecnológicas na prática do professor e a aprendizagem digital: concepção dos professores da educação básica Inclusion of technological tools in the practice of the teacher and digital learning: conception of teachers of basic education FAVACHO, Audiléia de Matos GONÇALVES, Davane Greice Brazão ALMEIDA, Helysângela Gomes de RODRIGUES, Efigenia das Neves Barbosa http://lattes.cnpq.br/9534801323858553 Ferramentas tecnológicas Tecnologias móveis Aprendizagem digital CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL The research entitled Inclusion of Technologies in Teacher Practice and Digital Learning: What do basic education teachers think? It will present results obtained on sals for practical actions of teachers of basic education in view of the inclusion of technologies in the teaching process, so it was opted for teaching professionals from the public network, teaching in basic education in the municipality of Macapá. The general objective focuses on understanding teaching actions in the face of new technologies in student learning in basic education. O observe teachers in the classroom expressing about their difficulties in teaching their classes in view of the insertion of technology in pedagogical practice and how much these changes influenced new practices. Also aiming at digital educational inclusion with tools that enable a new activity, and to demand mastery, training and new methodologies. No contexto da educação tecnológica e da definição das ferramentas tecnológicas na prática pedagógica do professor, esse estudo se caracteriza como elemento importante e basilar no processo de aprendizagem, como tal, esse texto tem como objetivo analisar a concepção dos professores sobre a inclusão das ferramentas tecnológicas em suas práticas pedagógicas em sala de aula e compreender como as ferramentas tecnológicas são incluídas na prática dos professores bem como sua eficácia e reflexos na aprendizagem dos alunos. A discussão proposta neste estudo resulta de uma abordagem de pesquisa qualitativa, com dados coletados por meio de aplicação de questionário online em virtude da pandemia SARS-CoV-2, Covid 19, tendo como sujeitos 10 professores que ministram aulas em escolas públicas na cidade de Macapá. Para análise dos dados utilizou-se da análise de texto com abordagem discursiva. Os resultados apontam que os professores utilizam as ferramentas tecnológicas em suas práticas pedagógicas mesmo diante de tantas dificuldades encontradas nas escolas onde desenvolvem seus trabalhos educativos. Instituto Federal do Amapá 2021-08-24T14:19:10Z 2021-08-24 2021-08-24T14:19:10Z 2021-02-05 Artigo Acadêmico FAVACHO, Audiléia de Matos; GONÇALVES, Davane Greice Brazão; ALMEIDA, Helysângela Gomes de. Inclusão das ferramentas tecnológicas na prática do professor e a aprendizagem digital: concepção dos professores da educação básica. 2021. 18f. Artigo Acadêmico (Licenciatura em Informática)-Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021. http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/389 por Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ Instituto Federal do Amapá Brasil Licenciatura em Informática - Parfor IFAP
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amapá
collection RI-IFAP
language por
topic Ferramentas tecnológicas
Tecnologias móveis
Aprendizagem digital
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
spellingShingle Ferramentas tecnológicas
Tecnologias móveis
Aprendizagem digital
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
FAVACHO, Audiléia de Matos
Inclusão das ferramentas tecnológicas na prática do professor e a aprendizagem digital: concepção dos professores da educação básica
topic_facet Ferramentas tecnológicas
Tecnologias móveis
Aprendizagem digital
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
description The research entitled Inclusion of Technologies in Teacher Practice and Digital Learning: What do basic education teachers think? It will present results obtained on sals for practical actions of teachers of basic education in view of the inclusion of technologies in the teaching process, so it was opted for teaching professionals from the public network, teaching in basic education in the municipality of Macapá. The general objective focuses on understanding teaching actions in the face of new technologies in student learning in basic education. O observe teachers in the classroom expressing about their difficulties in teaching their classes in view of the insertion of technology in pedagogical practice and how much these changes influenced new practices. Also aiming at digital educational inclusion with tools that enable a new activity, and to demand mastery, training and new methodologies.
author_additional RODRIGUES, Efigenia das Neves Barbosa
author_additionalStr RODRIGUES, Efigenia das Neves Barbosa
format Artigo
author FAVACHO, Audiléia de Matos
author2 GONÇALVES, Davane Greice Brazão
ALMEIDA, Helysângela Gomes de
author2Str GONÇALVES, Davane Greice Brazão
ALMEIDA, Helysângela Gomes de
title Inclusão das ferramentas tecnológicas na prática do professor e a aprendizagem digital: concepção dos professores da educação básica
title_short Inclusão das ferramentas tecnológicas na prática do professor e a aprendizagem digital: concepção dos professores da educação básica
title_full Inclusão das ferramentas tecnológicas na prática do professor e a aprendizagem digital: concepção dos professores da educação básica
title_fullStr Inclusão das ferramentas tecnológicas na prática do professor e a aprendizagem digital: concepção dos professores da educação básica
title_full_unstemmed Inclusão das ferramentas tecnológicas na prática do professor e a aprendizagem digital: concepção dos professores da educação básica
title_sort inclusão das ferramentas tecnológicas na prática do professor e a aprendizagem digital: concepção dos professores da educação básica
publisher Instituto Federal do Amapá
publishDate 2021
url http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/389
_version_ 1781329219896213504
score 11.687526