Artigo

Revisão bibliográfica de artigos que aplicaram gamificação no ensino de química

The Teaching of Chemistry presents, in its literature, authors who seek methodologies to make the chemistry classes more attractive, for this, teachers use of application of experiments, educational games, insertion of chemistry in the daily and now, more recently, the proposal of gamification in th...

ver descrição completa

Autor principal: LOPES, Denise de Carvalho
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Instituto Federal do Amapá 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/391
id oai:repositorio.ifap.edu.br:prefix-391
recordtype dspace
spelling oai:repositorio.ifap.edu.br:prefix-3912021-08-24T17:04:38Z Revisão bibliográfica de artigos que aplicaram gamificação no ensino de química Bibliographic review of articles that applied gamification in chemistry teaching LOPES, Denise de Carvalho SOUZA, Marcos Antônio Feitosa de http://lattes.cnpq.br/9128527601513145 GOMES, Jorge Emílio Henriques https://orcid.org/0000-0003-3028-9784 http://lattes.cnpq.br/4238546538854566 Gamificação - ensino de química Ensino de química CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA The Teaching of Chemistry presents, in its literature, authors who seek methodologies to make the chemistry classes more attractive, for this, teachers use of application of experiments, educational games, insertion of chemistry in the daily and now, more recently, the proposal of gamification in the chemistry classes. Originated from the English Gamification, gamification seeks to apply, in real-world environments, virtual game mechanism by taking away the motivational and aesthetic points found in the games. Gamification is applied in education in order to motivate and engage students to learn and get involved in the process. This study aims to carry out a bibliographic survey in order to know the possibilities of application of gamification in the teaching of chemistry, to analyze methodological proposals and to suggest to the teacher the search by other means that can aggregate methodologies as a way to facilitate the process of teaching-learning. This is a bibliographic, descriptive and qualitative study using a content file as a form of data collection. The research offered to find as a result the wide possibilities of application of gamification and to verify how this methodology can contribute to the teaching-learning process, suggesting to the teacher of chemistry new teaching proposals. It considered that the methodologies, applied in the articles used as analyses, have their own characteristics, so they do not have a better effectiveness individually, on the contrary, all can be successfully addressed, provided that the teacher aligns his methodological proposal with the content and class he intends to apply. O Ensino de Química apresenta, em sua literatura, autores que buscam metodologias para tornar as aulas de química mais atrativas, para isso, professores utilizam de aplicação de experimentos, jogos didáticos, inserção da química no cotidiano e agora, mais recente, a proposta da gamificação nas aulas de química. Originada do inglês Gamification, a gamificação busca aplicar, em ambientes reais, mecanismo de jogos virtuais tirando os pontos motivacionais e estéticos encontrados nos jogos. A gamificação é aplicada na educação com a finalidade de motivar e engajar os alunos a aprenderem e se envolverem no processo. Este estudo tem como objetivo realizar um levantamento bibliográfico a fim de saber quais as possibilidades de aplicação da gamificação no ensino de química, analisar propostas metodológicas e sugestionar ao profissional docente a busca por outros meios que possam agregar metodologias como forma de facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de um estudo bibliográfico, descritivo e qualitativo usando como forma de coletas de dados um fichamento de conteúdo. A pesquisa proporcionou encontrar como resultado, as amplas possibilidades de aplicação da gamificação e verificar de que modo essa metodologia pode contribuir com o processo de ensino-aprendizagem, sugerindo ao profissional docente de química novas propostas de ensino. Considerou que as metodologias, aplicadas nos artigos utilizados como análises, possuem características próprias, sendo assim, não apresentam uma melhor eficácia individualmente, muito pelo contrário, todas podem ser abordadas com êxito, contanto que o professor alinhe sua proposta metodológica com o conteúdo e a turma que pretende aplicar. Instituto Federal do Amapá 2021-08-24T17:04:38Z 2021-08-24 2021-08-24T17:04:38Z 2021-03-11 Artigo Acadêmico LOPES, Denise de Carvalho. Revisão bibliográfica de artigos que aplicaram gamificação no ensino de química. 2021. 14f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Ensino de Química) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021. http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/391 por Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ Instituto Federal do Amapá Brasil Pós-Graduação Ensino de Química IFAP
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amapá
collection RI-IFAP
language por
topic Gamificação - ensino de química
Ensino de química
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
spellingShingle Gamificação - ensino de química
Ensino de química
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
LOPES, Denise de Carvalho
Revisão bibliográfica de artigos que aplicaram gamificação no ensino de química
topic_facet Gamificação - ensino de química
Ensino de química
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
description The Teaching of Chemistry presents, in its literature, authors who seek methodologies to make the chemistry classes more attractive, for this, teachers use of application of experiments, educational games, insertion of chemistry in the daily and now, more recently, the proposal of gamification in the chemistry classes. Originated from the English Gamification, gamification seeks to apply, in real-world environments, virtual game mechanism by taking away the motivational and aesthetic points found in the games. Gamification is applied in education in order to motivate and engage students to learn and get involved in the process. This study aims to carry out a bibliographic survey in order to know the possibilities of application of gamification in the teaching of chemistry, to analyze methodological proposals and to suggest to the teacher the search by other means that can aggregate methodologies as a way to facilitate the process of teaching-learning. This is a bibliographic, descriptive and qualitative study using a content file as a form of data collection. The research offered to find as a result the wide possibilities of application of gamification and to verify how this methodology can contribute to the teaching-learning process, suggesting to the teacher of chemistry new teaching proposals. It considered that the methodologies, applied in the articles used as analyses, have their own characteristics, so they do not have a better effectiveness individually, on the contrary, all can be successfully addressed, provided that the teacher aligns his methodological proposal with the content and class he intends to apply.
author_additional SOUZA, Marcos Antônio Feitosa de
author_additionalStr SOUZA, Marcos Antônio Feitosa de
format Artigo
author LOPES, Denise de Carvalho
title Revisão bibliográfica de artigos que aplicaram gamificação no ensino de química
title_short Revisão bibliográfica de artigos que aplicaram gamificação no ensino de química
title_full Revisão bibliográfica de artigos que aplicaram gamificação no ensino de química
title_fullStr Revisão bibliográfica de artigos que aplicaram gamificação no ensino de química
title_full_unstemmed Revisão bibliográfica de artigos que aplicaram gamificação no ensino de química
title_sort revisão bibliográfica de artigos que aplicaram gamificação no ensino de química
publisher Instituto Federal do Amapá
publishDate 2021
url http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/391
_version_ 1781329220198203392
score 11.674752