Artigo

Uma análise do projeto pedagógico da licenciatura em informática do Ifap à luz das recomendações da sociedade brasileira de computação

ABSTRACT: The construction of the Curriculum Content Plan is very important for undergraduate courses. It is in this document t hat we find the purpose of the course, the profile of the graduate, the axes of content formation, the content itself, the expected skills and competences etc., that is,...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, José Dario Pintor da
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Instituto Federal do Amapá 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/414
id oai:repositorio.ifap.edu.br:prefix-414
recordtype dspace
spelling oai:repositorio.ifap.edu.br:prefix-4142021-08-27T20:44:22Z Uma análise do projeto pedagógico da licenciatura em informática do Ifap à luz das recomendações da sociedade brasileira de computação An analysis of the pedagogical curriculum plan of graduation courses in computer science area of Ifap under light of recommendations of the brazilian computer society SILVA, José Dario Pintor da CASTRO JUNIOR, Hilton Prado de http://lattes.cnpq.br/4875187748325399 Projeto pedagógico - IFAP Licenciatura em Informática CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO ABSTRACT: The construction of the Curriculum Content Plan is very important for undergraduate courses. It is in this document t hat we find the purpose of the course, the profile of the graduate, the axes of content formation, the content itself, the expected skills and competences etc., that is, it allowed to form a graduate with a solid and consistent professional profile. The Br azilian Society of Computing (Sociedade Brasileira de Computação), prepared the Formation Reference for Undergraduate Courses in Computer Science, based on the National Curriculum Guidelines, which serves as a guide for the construction of the Pedagogical Curriculum Plan for the area. This article aims to analyze the Pedagogical Curriculum Plan of Computer Science Degree Course at Instituto Federal do Amapá under light of the recommendations of the Brazilian Computer Society. The result of the analysis poin ts out that the Pedagogical Curriculum Plan of the Computer Science Degree Course is in line with what the Formation Reference of the Brazilian Computer Society recommends regarding the contents, practices as a curricular component, Course Conclusion Work , however it is not assertive how much the skills and competences of each curricular component should have. RESUMO: A construção do Plano Pedagógico de Curso é de grande importância para um curso superior. É neste documento que encontramos qual o objeti vo do curso, o perfil do egresso, os eixos de formação dos conteúdos, os conteúdos em si, as habilidades e competências esperadas etc., ou seja, permiti formar um egresso com perfil profissional sólido e consistente. A Sociedade Brasileira de Computação, c onfeccionou o Referencial de Formação para os Cursos de Graduação em Computação, baseado nas Diretrizes Curriculares Nacionais, que serve como um guia para construção do Plano Pedagógico de Curso à área. O objetivo deste artigo é analisar o Projeto Pedagóg ico do Curso Licenciatura em Informática do Instituto Federal do Amapá à luz das recomendações da Sociedade Brasileira de Computação. O resultado da análise aponta que o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Informática está em consonância com o q ue o Referencial de Formação da Sociedade Brasileira de Computação recomenda quanto aos conteúdos, práticas como componente curricular e Trabalho de Conclusão de Curso, porém não é assertivo quanto as habilidades e competências que cada componente curricul ar deve possuir. Instituto Federal do Amapá 2021-08-27T20:44:22Z 2021-08-27 2021-08-27T20:44:22Z 2021-04-30 Artigo Acadêmico SILVA, José Dario Pintor da. Uma análise do projeto pedagógico da licenciatura em informática do Ifap à luz das recomendações da sociedade brasileira de computação. 2021. 13f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Docência na Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021. http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/414 por Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ Instituto Federal do Amapá Brasil Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica IFAP
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amapá
collection RI-IFAP
language por
topic Projeto pedagógico - IFAP
Licenciatura em Informática
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Projeto pedagógico - IFAP
Licenciatura em Informática
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
SILVA, José Dario Pintor da
Uma análise do projeto pedagógico da licenciatura em informática do Ifap à luz das recomendações da sociedade brasileira de computação
topic_facet Projeto pedagógico - IFAP
Licenciatura em Informática
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description ABSTRACT: The construction of the Curriculum Content Plan is very important for undergraduate courses. It is in this document t hat we find the purpose of the course, the profile of the graduate, the axes of content formation, the content itself, the expected skills and competences etc., that is, it allowed to form a graduate with a solid and consistent professional profile. The Br azilian Society of Computing (Sociedade Brasileira de Computação), prepared the Formation Reference for Undergraduate Courses in Computer Science, based on the National Curriculum Guidelines, which serves as a guide for the construction of the Pedagogical Curriculum Plan for the area. This article aims to analyze the Pedagogical Curriculum Plan of Computer Science Degree Course at Instituto Federal do Amapá under light of the recommendations of the Brazilian Computer Society. The result of the analysis poin ts out that the Pedagogical Curriculum Plan of the Computer Science Degree Course is in line with what the Formation Reference of the Brazilian Computer Society recommends regarding the contents, practices as a curricular component, Course Conclusion Work , however it is not assertive how much the skills and competences of each curricular component should have.
author_additional CASTRO JUNIOR, Hilton Prado de
author_additionalStr CASTRO JUNIOR, Hilton Prado de
format Artigo
author SILVA, José Dario Pintor da
title Uma análise do projeto pedagógico da licenciatura em informática do Ifap à luz das recomendações da sociedade brasileira de computação
title_short Uma análise do projeto pedagógico da licenciatura em informática do Ifap à luz das recomendações da sociedade brasileira de computação
title_full Uma análise do projeto pedagógico da licenciatura em informática do Ifap à luz das recomendações da sociedade brasileira de computação
title_fullStr Uma análise do projeto pedagógico da licenciatura em informática do Ifap à luz das recomendações da sociedade brasileira de computação
title_full_unstemmed Uma análise do projeto pedagógico da licenciatura em informática do Ifap à luz das recomendações da sociedade brasileira de computação
title_sort uma análise do projeto pedagógico da licenciatura em informática do ifap à luz das recomendações da sociedade brasileira de computação
publisher Instituto Federal do Amapá
publishDate 2021
url http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/414
_version_ 1781329224337981440
score 11.653393