/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
tcc
O ensino da geografia na perspectiva inclusiva para alunos autistas
Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é a denominação dada ao distúrbio no desenvolvimento neurológico, que implica em alterações na comunicação e interação social. No Brasil, o processo de ensino-aprendizagem de alunos com TEA ainda representa um grande desafio para a sociedade e para as autorida...
Autor principal: | Silva, Jhennifer Natiely Lemos Vieira da |
---|---|
Grau: | tcc |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/190 |
id |
oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789-190 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789-1902023-03-27T09:08:51Z O ensino da geografia na perspectiva inclusiva para alunos autistas Silva, Jhennifer Natiely Lemos Vieira da Autismo Geografia Ensino Aprendizagem Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é a denominação dada ao distúrbio no desenvolvimento neurológico, que implica em alterações na comunicação e interação social. No Brasil, o processo de ensino-aprendizagem de alunos com TEA ainda representa um grande desafio para a sociedade e para as autoridades, haja vista que muitas vezes possui caráter exclusivo e não inclusivo. Por conseguinte, o presente trabalho visa a compreensão das particularidades que caracterizam os estudantes com TEA, assim como o conhecimento e análise das metodologias utilizadas para o processo de ensino-aprendizagem de alunos autistas durante o ensino da disciplina de Geografia. Os objetivos foram alcançados por meio da reunião de estudos com relevância significativa para o tema, compondo uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo. Os resultados revelaram que a utilização de metodologias ativas possui importância fundamental para a efetividade do ensino inclusivo e, consequentemente, para o desenvolvimento social e cognitivo de alunos com TEA. 2023-03-10T19:04:02Z 2023-03-10T19:04:02Z 2022 tcc SILVA, Jhennifer Natiely Lemos Vieira da. O ensino da geografia na perspectiva inclusiva para alunos autistas. Orientadora: Sirley Leite Freitas. 2022. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2022. https://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/190 pt_BR |
institution |
Repositório Institucional - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia |
collection |
RI-IFRO |
language |
pt_BR |
topic |
Autismo Geografia Ensino Aprendizagem |
spellingShingle |
Autismo Geografia Ensino Aprendizagem Silva, Jhennifer Natiely Lemos Vieira da O ensino da geografia na perspectiva inclusiva para alunos autistas |
topic_facet |
Autismo Geografia Ensino Aprendizagem |
description |
Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é a denominação dada ao distúrbio no
desenvolvimento neurológico, que implica em alterações na comunicação e interação social.
No Brasil, o processo de ensino-aprendizagem de alunos com TEA ainda representa um grande
desafio para a sociedade e para as autoridades, haja vista que muitas vezes possui caráter
exclusivo e não inclusivo. Por conseguinte, o presente trabalho visa a compreensão das
particularidades que caracterizam os estudantes com TEA, assim como o conhecimento e
análise das metodologias utilizadas para o processo de ensino-aprendizagem de alunos autistas
durante o ensino da disciplina de Geografia. Os objetivos foram alcançados por meio da reunião
de estudos com relevância significativa para o tema, compondo uma pesquisa bibliográfica de
caráter qualitativo. Os resultados revelaram que a utilização de metodologias ativas possui
importância fundamental para a efetividade do ensino inclusivo e, consequentemente, para o
desenvolvimento social e cognitivo de alunos com TEA. |
format |
tcc |
author |
Silva, Jhennifer Natiely Lemos Vieira da |
title |
O ensino da geografia na perspectiva inclusiva para alunos autistas |
title_short |
O ensino da geografia na perspectiva inclusiva para alunos autistas |
title_full |
O ensino da geografia na perspectiva inclusiva para alunos autistas |
title_fullStr |
O ensino da geografia na perspectiva inclusiva para alunos autistas |
title_full_unstemmed |
O ensino da geografia na perspectiva inclusiva para alunos autistas |
title_sort |
o ensino da geografia na perspectiva inclusiva para alunos autistas |
publishDate |
2023 |
url |
https://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/190 |
_version_ |
1781836590385987584 |
score |
11.675608 |