tcc

O ensino da geografia na perspectiva inclusiva para alunos autistas

Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é a denominação dada ao distúrbio no desenvolvimento neurológico, que implica em alterações na comunicação e interação social. No Brasil, o processo de ensino-aprendizagem de alunos com TEA ainda representa um grande desafio para a sociedade e para as autorida...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Jhennifer Natiely Lemos Vieira da
Grau: tcc
Idioma: pt_BR
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/190
id oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789-190
recordtype dspace
spelling oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789-1902023-03-27T09:08:51Z O ensino da geografia na perspectiva inclusiva para alunos autistas Silva, Jhennifer Natiely Lemos Vieira da Autismo Geografia Ensino Aprendizagem Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é a denominação dada ao distúrbio no desenvolvimento neurológico, que implica em alterações na comunicação e interação social. No Brasil, o processo de ensino-aprendizagem de alunos com TEA ainda representa um grande desafio para a sociedade e para as autoridades, haja vista que muitas vezes possui caráter exclusivo e não inclusivo. Por conseguinte, o presente trabalho visa a compreensão das particularidades que caracterizam os estudantes com TEA, assim como o conhecimento e análise das metodologias utilizadas para o processo de ensino-aprendizagem de alunos autistas durante o ensino da disciplina de Geografia. Os objetivos foram alcançados por meio da reunião de estudos com relevância significativa para o tema, compondo uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo. Os resultados revelaram que a utilização de metodologias ativas possui importância fundamental para a efetividade do ensino inclusivo e, consequentemente, para o desenvolvimento social e cognitivo de alunos com TEA. 2023-03-10T19:04:02Z 2023-03-10T19:04:02Z 2022 tcc SILVA, Jhennifer Natiely Lemos Vieira da. O ensino da geografia na perspectiva inclusiva para alunos autistas. Orientadora: Sirley Leite Freitas. 2022. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2022. https://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/190 pt_BR
institution Repositório Institucional - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
collection RI-IFRO
language pt_BR
topic Autismo
Geografia
Ensino
Aprendizagem
spellingShingle Autismo
Geografia
Ensino
Aprendizagem
Silva, Jhennifer Natiely Lemos Vieira da
O ensino da geografia na perspectiva inclusiva para alunos autistas
topic_facet Autismo
Geografia
Ensino
Aprendizagem
description Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é a denominação dada ao distúrbio no desenvolvimento neurológico, que implica em alterações na comunicação e interação social. No Brasil, o processo de ensino-aprendizagem de alunos com TEA ainda representa um grande desafio para a sociedade e para as autoridades, haja vista que muitas vezes possui caráter exclusivo e não inclusivo. Por conseguinte, o presente trabalho visa a compreensão das particularidades que caracterizam os estudantes com TEA, assim como o conhecimento e análise das metodologias utilizadas para o processo de ensino-aprendizagem de alunos autistas durante o ensino da disciplina de Geografia. Os objetivos foram alcançados por meio da reunião de estudos com relevância significativa para o tema, compondo uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo. Os resultados revelaram que a utilização de metodologias ativas possui importância fundamental para a efetividade do ensino inclusivo e, consequentemente, para o desenvolvimento social e cognitivo de alunos com TEA.
format tcc
author Silva, Jhennifer Natiely Lemos Vieira da
title O ensino da geografia na perspectiva inclusiva para alunos autistas
title_short O ensino da geografia na perspectiva inclusiva para alunos autistas
title_full O ensino da geografia na perspectiva inclusiva para alunos autistas
title_fullStr O ensino da geografia na perspectiva inclusiva para alunos autistas
title_full_unstemmed O ensino da geografia na perspectiva inclusiva para alunos autistas
title_sort o ensino da geografia na perspectiva inclusiva para alunos autistas
publishDate 2023
url https://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/190
_version_ 1781836590385987584
score 11.675608