tcc

O ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusiva

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Licenciatura em Geografia, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, como requisito parcial para a Obtenção do grau em Licenciatura em Geografia.

Autor principal: Rosa, Gabriele Daniele Domingos
Grau: tcc
Idioma: pt_BR
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/192
id oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789-192
recordtype dspace
spelling oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789-1922023-03-27T09:41:04Z O ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusiva Rosa, Gabriele Daniele Domingos Geografia e Paisagem Ensino de geografia inclusiva Inclusão na sala de aula Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Licenciatura em Geografia, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, como requisito parcial para a Obtenção do grau em Licenciatura em Geografia. O objetivo do estudo foi verificar como promover o ensino da paisagem na perspectiva da educação inclusiva apontando propostas de ensino que possam ser usadas em sala de aula no ensino fundamental. A pesquisa foi elaborada com base em revisão bibliográfica da literatura com uma abordagem qualitativa. A construção foi dividida nas seguintes etapas: busca e seleção de estudos com base no tema, palavras-chave e objetivo; a triagem de acordo com os critérios de inclusão e exclusão; elaboração de propostas de ensino baseadas na literatura presente para auxiliar os demais profissionais. Com base na análise realizada foi possível observar que elaborar uma metodologia de ensino voltado para a realidade do aluno, promove maior aprendizado por parte dos mesmos, maior inclusão, sociabilização e trabalho em equipe, sendo importante para o docente implementar essas propostas em sala de aula possibilitando ao aluno construir sua própria compreensão de mundo. Concluindo que a paisagem geográfica para ser compreendida pelo estudante não deve ser abordada de forma teórica e abstrata, ao contrário, o ensino deve ser pautado na vivência do aluno, com base nos elementos do espaço que os mesmos sentem e conseguem captar, perceber e interpretar. 2023-03-10T19:24:14Z 2023-03-10T19:24:14Z 2021 tcc ROSA, Gabriele Daniele Domingos. O ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusiva. Orientador: Sirley Leite Feitas. 2021. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2021. https://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/192 pt_BR
institution Repositório Institucional - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
collection RI-IFRO
language pt_BR
topic Geografia e Paisagem
Ensino de geografia inclusiva
Inclusão na sala de aula
spellingShingle Geografia e Paisagem
Ensino de geografia inclusiva
Inclusão na sala de aula
Rosa, Gabriele Daniele Domingos
O ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusiva
topic_facet Geografia e Paisagem
Ensino de geografia inclusiva
Inclusão na sala de aula
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Licenciatura em Geografia, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, como requisito parcial para a Obtenção do grau em Licenciatura em Geografia.
format tcc
author Rosa, Gabriele Daniele Domingos
title O ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusiva
title_short O ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusiva
title_full O ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusiva
title_fullStr O ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusiva
title_full_unstemmed O ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusiva
title_sort o ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusiva
publishDate 2023
url https://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/192
_version_ 1781836590680637440
score 11.755432