/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Livro didático: perspectiva do implemento de tecnologias
Trabalho de conclusão de curso na modalidade monografia apresentado a Coordenação de Curso de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Cacoal, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Matemática.
Autor principal: | Tardim, Junior de Souza |
---|---|
Grau: | Artigo |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/241 |
id |
oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789-241 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789-2412023-07-27T10:57:41Z Livro didático: perspectiva do implemento de tecnologias Tardim, Junior de Souza Livro didático Tecnologia Trigonometria Trabalho de conclusão de curso na modalidade monografia apresentado a Coordenação de Curso de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Cacoal, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Matemática. Esta pesquisa objetiva compreender as práticas e abordagem dos conteúdos de trigonometria em três livros didático de mesma coleção em duas diferentes décadas, observando as mudanças e implementações de novas tecnologias, destacando-se que um bom livro didático estruturado e com uma boa qualidade é essencial e de suma importância para o processo de ensino e aprendizagem. Buscamos analisar historicamente a abordagem do conteúdo de trigonometria na coleção do autor Luiz Roberto Dante, nos livros de 1990, 2010 e 2016, quanto a sua quantização, e aplicabilidade contemporânea observando as necessidades tecnológicas e inovadoras. É evidente dizer que os livros didáticos é uma ferramenta importantíssima como material escolar, percorrendo uma trajetória histórica desde a sua origem e em sua estrutura física, promovendo o papel de ferramenta de disseminação de conhecimentos, abordados pela rica e emocionante história da matemática. É notável compreender e evidenciar que esta importante ferramenta inclusa no processo de ensino e aprendizagem, recorre aos acontecimentos históricos, aproximando o professor e o aluno. Buscou-se fazer uma análise de como essa coleção abordou o conteúdo de trigonometria ao longo desse tempo e quais abordagens tecnológicas foram implementadas para o ensino do conteúdo de trigonometria. A pesquisa é baseada em pesquisas bibliográficas e aponta também a percepção dos autores em relação as abordagens aqui consideradas. This research aims to understand the practices and approach of trigonometry contents in three textbooks from the same collection in two different decades, observing the changes and implementations of new technologies, highlighting that a good structured textbook with good quality is essential and very important for the teaching / learning process. It seeks to analyze historically the approach to the content of trigonometry in the collection of the author Jose Roberto Dante, in the books of 1990, 2010 and 2016, regarding its quantization, and contemporary applicability observing the technological and innovative needs. It is evident to say that textbooks are an extremely important tool as school material, covering a historical trajectory since its origin and in its physical structure, promoting the role of transmitter of knowledge, addressed by the rich and exciting history of mathematics. It is remarkable to understand and show that this important tool included in the teaching / learning process, uses historical events bringing the mediator and the receiver closer to the event and the emergencies and needs of the trigonometry content in our daily lives, addressing whether the history involved and the need of the time as nowadays, thus understanding how the authors improved the approach to content in the face of so many innovations that have taken place in the last centuries 2023-03-16T21:31:08Z 2023-03-16T21:31:08Z 2022 Article TARDIM, Junior de Souza. Livro didático: perspectiva do implemento de tecnologias. Orientador: Claudemir Miranda Barboza. 2022. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2022. http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/241 pt_BR application/pdf |
institution |
Repositório Institucional - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia |
collection |
RI-IFRO |
language |
pt_BR |
topic |
Livro didático Tecnologia Trigonometria |
spellingShingle |
Livro didático Tecnologia Trigonometria Tardim, Junior de Souza Livro didático: perspectiva do implemento de tecnologias |
topic_facet |
Livro didático Tecnologia Trigonometria |
description |
Trabalho de conclusão de curso na modalidade monografia apresentado
a Coordenação de Curso de Matemática do Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Cacoal,
como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura
em Matemática. |
format |
Artigo |
author |
Tardim, Junior de Souza |
title |
Livro didático: perspectiva do implemento de tecnologias |
title_short |
Livro didático: perspectiva do implemento de tecnologias |
title_full |
Livro didático: perspectiva do implemento de tecnologias |
title_fullStr |
Livro didático: perspectiva do implemento de tecnologias |
title_full_unstemmed |
Livro didático: perspectiva do implemento de tecnologias |
title_sort |
livro didático: perspectiva do implemento de tecnologias |
publishDate |
2023 |
url |
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/241 |
_version_ |
1781836593246502912 |
score |
11.680425 |