/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
O ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusiva
Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado a Coordenação de Curso de Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Cacoal, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Geografia.
Autor principal: | Rosa, Gabriele Daniele Domingos |
---|---|
Grau: | Artigo |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/300 |
id |
oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789-300 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789-3002023-07-27T10:58:16Z O ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusiva Rosa, Gabriele Daniele Domingos Geografia e Paisagem Ensino de geografia inclusiva Inclusão na sala de aula Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado a Coordenação de Curso de Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Cacoal, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Geografia. O objetivo do estudo foi verificar como promover o ensino da paisagem na perspectiva da educação inclusiva apontando propostas de ensino que possam ser usadas em sala de aula no ensino fundamental. A pesquisa foi elaborada com base em revisão bibliográfica da literatura com uma abordagem qualitativa. A construção foi dividida nas seguintes etapas: busca e seleção de estudos com base no tema, palavras-chave e objetivo; a triagem de acordo com os critérios de inclusão e exclusão; elaboração de propostas de ensino baseadas na literatura presente para auxiliar os demais profissionais. Com base na análise realizada foi possível observar que elaborar uma metodologia de ensino voltado para a realidade do aluno, promove maior aprendizado por parte dos mesmos, maior inclusão, sociabilização e trabalho em equipe, sendo importante para o docente implementar essas propostas em sala de aula possibilitando ao aluno construir sua própria compreensão de mundo. Concluindo que a paisagem geográfica para ser compreendida pelo estudante não deve ser abordada de forma teórica e abstrata, ao contrário, o ensino deve ser pautado na vivência do aluno, com base nos elementos do espaço que os mesmos sentem e conseguem captar, perceber e interpretar. 2023-04-19T17:26:26Z 2023-04-19T17:26:26Z 2021 Article ROSA, Gabriele Daniele Domingos. O ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusiva. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2021. http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/300 pt_BR application/pdf |
institution |
Repositório Institucional - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia |
collection |
RI-IFRO |
language |
pt_BR |
topic |
Geografia e Paisagem Ensino de geografia inclusiva Inclusão na sala de aula |
spellingShingle |
Geografia e Paisagem Ensino de geografia inclusiva Inclusão na sala de aula Rosa, Gabriele Daniele Domingos O ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusiva |
topic_facet |
Geografia e Paisagem Ensino de geografia inclusiva Inclusão na sala de aula |
description |
Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado a Coordenação de Curso de Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Cacoal, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Geografia. |
format |
Artigo |
author |
Rosa, Gabriele Daniele Domingos |
title |
O ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusiva |
title_short |
O ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusiva |
title_full |
O ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusiva |
title_fullStr |
O ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusiva |
title_full_unstemmed |
O ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusiva |
title_sort |
o ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusiva |
publishDate |
2023 |
url |
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/300 |
_version_ |
1781836616544813056 |
score |
11.755432 |