Artigo

O ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusiva

Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado a Coordenação de Curso de Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Cacoal, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Geografia.

Autor principal: Rosa, Gabriele Daniele Domingos
Grau: Artigo
Idioma: pt_BR
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/300
id oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789-300
recordtype dspace
spelling oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789-3002023-07-27T10:58:16Z O ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusiva Rosa, Gabriele Daniele Domingos Geografia e Paisagem Ensino de geografia inclusiva Inclusão na sala de aula Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado a Coordenação de Curso de Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Cacoal, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Geografia. O objetivo do estudo foi verificar como promover o ensino da paisagem na perspectiva da educação inclusiva apontando propostas de ensino que possam ser usadas em sala de aula no ensino fundamental. A pesquisa foi elaborada com base em revisão bibliográfica da literatura com uma abordagem qualitativa. A construção foi dividida nas seguintes etapas: busca e seleção de estudos com base no tema, palavras-chave e objetivo; a triagem de acordo com os critérios de inclusão e exclusão; elaboração de propostas de ensino baseadas na literatura presente para auxiliar os demais profissionais. Com base na análise realizada foi possível observar que elaborar uma metodologia de ensino voltado para a realidade do aluno, promove maior aprendizado por parte dos mesmos, maior inclusão, sociabilização e trabalho em equipe, sendo importante para o docente implementar essas propostas em sala de aula possibilitando ao aluno construir sua própria compreensão de mundo. Concluindo que a paisagem geográfica para ser compreendida pelo estudante não deve ser abordada de forma teórica e abstrata, ao contrário, o ensino deve ser pautado na vivência do aluno, com base nos elementos do espaço que os mesmos sentem e conseguem captar, perceber e interpretar. 2023-04-19T17:26:26Z 2023-04-19T17:26:26Z 2021 Article ROSA, Gabriele Daniele Domingos. O ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusiva. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2021. http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/300 pt_BR application/pdf
institution Repositório Institucional - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
collection RI-IFRO
language pt_BR
topic Geografia e Paisagem
Ensino de geografia inclusiva
Inclusão na sala de aula
spellingShingle Geografia e Paisagem
Ensino de geografia inclusiva
Inclusão na sala de aula
Rosa, Gabriele Daniele Domingos
O ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusiva
topic_facet Geografia e Paisagem
Ensino de geografia inclusiva
Inclusão na sala de aula
description Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado a Coordenação de Curso de Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Cacoal, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Geografia.
format Artigo
author Rosa, Gabriele Daniele Domingos
title O ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusiva
title_short O ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusiva
title_full O ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusiva
title_fullStr O ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusiva
title_full_unstemmed O ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusiva
title_sort o ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusiva
publishDate 2023
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/300
_version_ 1781836616544813056
score 11.755432