Dissertação

Escolarização de mulheres indígenas Puruborá, Suruí, Apurinã e a licenciatura em educação básica intercultural da UNIR

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) – Mestrado Acadêmico em Psicologia, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), para obtenção do título de Mestra em Psicologia.

Autor principal: Alves, Shyrley de Almeida
Grau: Dissertação
Idioma: pt_BR
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/324
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spelling oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789-3242023-07-27T10:56:59Z Escolarização de mulheres indígenas Puruborá, Suruí, Apurinã e a licenciatura em educação básica intercultural da UNIR Alves, Shyrley de Almeida Escolarização indígena Licenciatura intercultural Ensino superior Colonialidade Interculturalidade Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) – Mestrado Acadêmico em Psicologia, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), para obtenção do título de Mestra em Psicologia. Este estudo está vinculado à Linha de Pesquisa Psicologia, Educação e Sociedade, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI), da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e objetiva analisar aspectos da trajetória de escolarização de mulheres indígenas no curso de Licenciatura em Educação Básica Intercultural da UNIR, campus de Ji-Paraná. Os objetivos específicos consistem em: a) historiografar o processo de implantação e implementação do curso de Licenciatura em Educação Básica Intercultural da UNIR em Ji-Paraná; b) identificar avanços e desafios do curso; c) descrever como as estudantes indígenas avaliam sua trajetória de escolarização; d) levantar as vivências/experiências acadêmicas das mulheres indígenas ingressantes no curso. O estudo se estrutura a partir das orientações teóricas de estudiosas/os da colonialidade/decolonialidade e da interculturalidade crítica. A metodologia está embasada nas pesquisas documental, bibliográfica e narrativa. Foi realizada análise documental, com consulta aos editais públicos dos processos seletivos de discentes dos anos de 2009 a 2019, além de levantamento de dados quantitativos oriundos de solicitações encaminhadas pelo Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC) e, ainda, entrevista narrativa com três acadêmicas e uma docente do curso. Entre os desafios levantados é possível inferir que, mesmo após 12 anos da criação do curso, o Departamento de Educação Intercultural (DEINTER) se depara com a problemática do acolhimento das mães e das crianças indígenas na universidade. Através das narrativas, foi possível identificar que é urgente a criação de um espaço para atender às necessidades específicas das mulheres, acadêmicas, mães indígenas. Identificou-se, ainda, que as mães, por falta de opção, deixam as/os filhas/os na aldeia aos cuidados de parentes e convivem com a incomum distância, não vivenciada pela ancestralidade indígena. O desafio encontrado ainda é a permanência dessas/es estudantes no espaço universitário, no ensino remoto, dificuldade agravada durante a pandemia de Covid-19 pela falta de internet e energia nas aldeias. This study is linked to the research line Psychology, Education and Society, of the PostGraduation Program in Psychology (PPGPSI), of the Federal University of Rondônia Foundation (UNIR), and aims to analyze aspects of the schooling trajectory of indigenous women in the Intercultural Basic Education course at UNIR, Ji-Paraná campus. The specific objectives are: a) to historiograph implantation and implementation the process of the Degree Course in Intercultural Basic Education at the UNIR in Ji-Paraná; b) to identify the course's advances and challenges; c) to describe how the indigenous students evaluate their schooling trajectory; d) to survey the academic experiences of the indigenous women enrolled in the course. The study is structured from the theoretical orientations of coloniality/decoloniality and critical interculturality scholars. The methodology is based on documentary, bibliographical and narrative research. A documentary analysis was carried out, consulting the public edicts of the selection processes for students from 2009 to 2019, as well as a survey of quantitative data from requests forwarded by the Electronic System of the Citizen Information Service (e-SIC), and also a narrative interview with three female students and one female professor of the course. Among the raised challenges, it is possible to infer that, even 12 years after the creation of the course, the Department of Intercultural Education (DEINTER) is faced with the problem of welcoming indigenous mothers and children at the university. Through the narratives, it was possible to identify that it is urgent to create a space to meet the specific needs of women, academics, and indigenous mothers. It was also identified that mothers, for lack of options, leave their children in the village in the care of relatives and live with an uncommon distance, not experienced by their indigenous ancestry. The challenge faced is still the permanence of these students in the university space, in remote teaching, a difficulty that was aggravated during the Covid-19 pandemic by the lack of internet and energy in the villages. 2023-05-11T18:14:47Z 2023-05-11T18:14:47Z 2022 dissertacao ALVES, Shyrley de Almeida. Escolarização de mulheres indígenas Puruborá, Suruí, Apurinã e a Licenciatura em Educação Básica intercultural da UNIR. 2022. 106 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Psicologia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2022. http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/324 pt_BR application/pdf
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