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Dissertação
Etnoeducación y movimientos sociales in Colombia: conceptualización y política pública
Esta dissertação estuda a relação entre a política pública de etnoeducação na Colômbia e os movimentos sociais indígena e afro-colombiano, a partir de uma abordagem qualitativa e interpretativa. O objetivo é analisar como as denúncias, demandas e propostas desses movimentos influenciaram na conceitu...
Autor principal: | Álvarez, Jonathan Espinosa |
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Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal de Roraima
2024
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
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oai:repositorio.ufrr.br:prefix-8862024-03-27T05:01:19Z Etnoeducación y movimientos sociales in Colombia: conceptualización y política pública Ethno-education and social movements in Colombia: conceptualization and public policy Álvarez, Jonathan Espinosa Repetto, Maxim http://lattes.cnpq.br/1433059000143492 Pueblos indígenas Afrocolombianos Educación intercultural Política educativa Multiculturalismo Povos indígenas Afro-colombianos Educação intercultural CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Esta dissertação estuda a relação entre a política pública de etnoeducação na Colômbia e os movimentos sociais indígena e afro-colombiano, a partir de uma abordagem qualitativa e interpretativa. O objetivo é analisar como as denúncias, demandas e propostas desses movimentos influenciaram na conceituação da etnoeducação, na sua adoção como enfoque da política educativa para grupos étnicos e nas mudanças que experimentou durante seu processo de consolidação. Para isso, realizou-se uma análise documental de conteúdo de textos acadêmicos, normativos e históricos relacionados com o tema. A partir desta, mostra-se que o movimento indígena teve um papel central no surgimento e na consolidação da etnoeducação como política educativa, embora suas reivindicações fossem despolitizadas e desvinculadas de sua luta pela autonomia. Por outro lado, o movimento afro-colombiano conseguiu que suas demandas educativas fossem reconhecidas legalmente e que a política de etnoeducação fosse estendida a uma parte de suas populações, porém sob uma concepção restrita de etnicidade. Nesse sentido, a política de etnoeducação representou um avanço significativo para a educação dos povos indígenas e das populações afro-colombianas, porém, com limitações e contradições que precisam ser revistas e transformadas. En este trabajo de investigación se estudia la relación entre la política pública de etnoeducación en Colombia y los movimientos sociales indígena y afrocolombiano desde una perspectiva cualitativa e interpretativa. El objetivo es analizar cómo las denuncias, demandas y propuestas de estos movimientos influyeron en la conceptualización de la etnoeducación, su adopción como enfoque de la política educativa para grupos étnicos y los cambios que experimentó durante su proceso de consolidación. Para ello, se realizó un análisis documental de contenido de textos académicos, normativos e históricos relacionados con el tema. Se muestra que el movimiento indígena tuvo un papel protagónico en el surgimiento y la consolidación de la etnoeducación como política educativa, aunque sus reivindicaciones fueron despolitizadas y desvinculadas de su lucha por la autonomía. Por su parte, el movimiento afrocolombiano logró que se reconocieran legalmente sus demandas educativas y que se ampliara la política de etnoeducación a una parte de sus poblaciones, aunque bajo una concepción limitada de etnicidad. En este sentido, la política de etnoeducación representó un avance significativo para la educación de los pueblos indígenas y las poblaciones afrocolombianas, no obstante, con limitaciones y contradicciones que requieren ser revisadas y transformadas. Agência 1 2024-03-25T19:27:29Z 2024 2024-03-25T19:27:29Z 2023 Dissertação ÁLVAREZ, Jonathan Espinosa. Etnoeducación y movimientos sociales in Colombia: conceptualización y política pública. 2023. 150f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2023. http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/886 por Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ Universidade Federal de Roraima Brasil PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação UFRR |
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Repositório Institucional - Universidade Federa de Roraima - UFRR |
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Esta dissertação estuda a relação entre a política pública de etnoeducação na Colômbia e os movimentos sociais indígena e afro-colombiano, a partir de uma abordagem qualitativa e interpretativa. O objetivo é analisar como as denúncias, demandas e propostas desses movimentos influenciaram na conceituação da etnoeducação, na sua adoção como enfoque da política educativa para grupos étnicos e nas mudanças que experimentou durante seu processo de consolidação. Para isso, realizou-se uma análise documental de conteúdo de textos acadêmicos, normativos e históricos relacionados com o tema. A partir desta, mostra-se que o movimento indígena teve um papel central no surgimento e na consolidação da etnoeducação como política educativa, embora suas reivindicações fossem despolitizadas e desvinculadas de sua luta pela autonomia. Por outro lado, o movimento afro-colombiano conseguiu que suas demandas educativas fossem reconhecidas legalmente e que a política de etnoeducação fosse estendida a uma parte de suas populações, porém sob uma concepção restrita de etnicidade. Nesse sentido, a política de etnoeducação representou um avanço significativo para a educação dos povos indígenas e das populações afro-colombianas, porém, com limitações e contradições que precisam ser revistas e transformadas. |
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