Dissertação

Análise da perspectiva de alunos e professores sobre educação ambiental aplicada aos recursos hídricos em escolas estaduais da cidade de Boa Vista-RR

This research analyzes the perspectives of students and teachers on basic issues of water resources and related environmental education in state schools in Boa Vista - RR. Due to its dependence on water, Boa Vista is strategically located in a region with considerable water supply, which intensifies...

ver descrição completa

Autor principal: Duarte, Francinéia de Araújo
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal de Roraima 2025
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/937
id oai:repositorio.ufrr.br:prefix-937
recordtype dspace
spelling oai:repositorio.ufrr.br:prefix-9372025-03-10T20:15:07Z Análise da perspectiva de alunos e professores sobre educação ambiental aplicada aos recursos hídricos em escolas estaduais da cidade de Boa Vista-RR Analysis the perspective of students and teachers on environmental education applied to water resources in states schools in the city of Boa Vista-RR Duarte, Francinéia de Araújo Vieira, Carlos Eduardo Lucas http://lattes.cnpq.br/8255392365112806 Souza, Vladimir de http://lattes.cnpq.br/2662567920356177 Recursos hídricos Educação ambiental Percepção ambiental Water resources Environmental education Environmental perception CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS This research analyzes the perspectives of students and teachers on basic issues of water resources and related environmental education in state schools in Boa Vista - RR. Due to its dependence on water, Boa Vista is strategically located in a region with considerable water supply, which intensifies the relevance of these issues for the local community. Using a qualitative and quantitative approach, the study analyzes the perceptions of students and teachers on environmental issues, teaching methods and the challenges faced in implementing educational practices related to the preservation and sustainable use of these resources. The results reveal students' awareness of the importance of environmental preservation, contrasting, however, with disparities in the effectiveness of the educational approaches adopted. The crucial role of teachers in promoting environmental education emerges, although they face obstacles such as the need for continuous professional development and the scarcity of appropriate educational resources. It is recommended that local educational policies be revised to more broadly integrate sustainability principles into school curricula, in addition to providing adequate support to teachers. As a result of this research, an educational booklet was developed for students, teachers and the community in general, focusing on sustainable practices and raising awareness about the responsible use of water resources. This study is not limited to offering a detailed analysis of environmental educational practices, but also proposes improvements in educational strategies, aiming to foster broader and more effective environmental awareness in the school community of Boa Vista - RR. These initiatives aim not only to strengthen students' theoretical understanding of environmental issues, but also to promote the adoption of sustainable behaviors that contribute to the preservation of local natural resources. It is also suggested that future research investigate the impact of specific educational interventions on modifying students' environmental behaviors in the long term. Esta pesquisa analisa a perspectiva dos alunos e professores sobre questões básicas de recursos hídricos e educação ambiental vinculada, em escolas estaduais de Boa Vista -RR. Devido a sua dependência de água, Boa Vista está estrategicamente localizada em uma região de considerável oferta de recursos hídricos, o que intensifica a relevância desses temas para a comunidade local. Utilizando uma abordagem quali-quantitativa, o estudo analisa a percepção de alunos e professores sobre questões ambientais, métodos de ensino e os desafios enfrentados na implementação de práticas educacionais relacionadas à preservação e uso sustentável destes recursos. Os resultados revelam a conscientização dos alunos quanto à importância da preservação ambiental, contrastando, no entanto, com disparidades na eficácia das abordagens educacionais adotadas. Emerge o papel crucial dos professores na promoção da educação ambiental, embora enfrentem obstáculos como a necessidade de contínuo desenvolvimento profissional e a escassez de recursos educacionais apropriados. Recomenda-se a revisão das políticas educacionais locais para uma integração mais ampla dos princípios de sustentabilidade nos currículos escolares, além de providenciar suporte adequado aos docentes. Como produto desta pesquisa, foi desenvolvida uma cartilha educativa destinada aos alunos, professores e comunidade em geral, enfocando práticas sustentáveis e a conscientização sobre o uso responsável dos recursos hídricos. Este estudo não se limita a oferecer uma análise minuciosa das práticas educacionais ambientais, mas também propõe melhorias nas estratégias educativas, visando fomentar uma conscientização ambiental mais ampla e eficaz na comunidade escolar de Boa Vista - RR. Essas iniciativas visam não apenas fortalecer o entendimento teórico dos alunos sobre questões ambientais, mas também promover a adoção de comportamentos sustentáveis que contribuam para a preservação dos recursos naturais locais. Sugere-se, ainda, que futuras pesquisas investiguem o impacto de intervenções educacionais específicas na modificação de comportamentos ambientais dos alunos a longo prazo. Agência 1 2025-03-07T19:14:53Z 2025 2025-03-07T19:14:53Z 2024 Dissertação DUARTE, Francinéia de Araújo. Análise da perspectiva de alunos e professores sobre educação ambiental aplicada aos recursos hídricos em escolas estaduais da cidade de Boa Vista-RR. 2024. 110f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos) - Programa de Pós-Graduação em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2024. http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/937 por Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ Universidade Federal de Roraima Brasil PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PROFÁGUA - Programa de Mestrado Nacional Profissional em Gestão e Regulação em Recursos Hídricos UFRR
institution Repositório Institucional - Universidade Federa de Roraima - UFRR
collection DSpace
language por
topic Recursos hídricos
Educação ambiental
Percepção ambiental
Water resources
Environmental education
Environmental perception
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS
spellingShingle Recursos hídricos
Educação ambiental
Percepção ambiental
Water resources
Environmental education
Environmental perception
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS
Duarte, Francinéia de Araújo
Análise da perspectiva de alunos e professores sobre educação ambiental aplicada aos recursos hídricos em escolas estaduais da cidade de Boa Vista-RR
topic_facet Recursos hídricos
Educação ambiental
Percepção ambiental
Water resources
Environmental education
Environmental perception
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS
description This research analyzes the perspectives of students and teachers on basic issues of water resources and related environmental education in state schools in Boa Vista - RR. Due to its dependence on water, Boa Vista is strategically located in a region with considerable water supply, which intensifies the relevance of these issues for the local community. Using a qualitative and quantitative approach, the study analyzes the perceptions of students and teachers on environmental issues, teaching methods and the challenges faced in implementing educational practices related to the preservation and sustainable use of these resources. The results reveal students' awareness of the importance of environmental preservation, contrasting, however, with disparities in the effectiveness of the educational approaches adopted. The crucial role of teachers in promoting environmental education emerges, although they face obstacles such as the need for continuous professional development and the scarcity of appropriate educational resources. It is recommended that local educational policies be revised to more broadly integrate sustainability principles into school curricula, in addition to providing adequate support to teachers. As a result of this research, an educational booklet was developed for students, teachers and the community in general, focusing on sustainable practices and raising awareness about the responsible use of water resources. This study is not limited to offering a detailed analysis of environmental educational practices, but also proposes improvements in educational strategies, aiming to foster broader and more effective environmental awareness in the school community of Boa Vista - RR. These initiatives aim not only to strengthen students' theoretical understanding of environmental issues, but also to promote the adoption of sustainable behaviors that contribute to the preservation of local natural resources. It is also suggested that future research investigate the impact of specific educational interventions on modifying students' environmental behaviors in the long term.
author_additional Vieira, Carlos Eduardo Lucas
author_additionalStr Vieira, Carlos Eduardo Lucas
format Dissertação
author Duarte, Francinéia de Araújo
title Análise da perspectiva de alunos e professores sobre educação ambiental aplicada aos recursos hídricos em escolas estaduais da cidade de Boa Vista-RR
title_short Análise da perspectiva de alunos e professores sobre educação ambiental aplicada aos recursos hídricos em escolas estaduais da cidade de Boa Vista-RR
title_full Análise da perspectiva de alunos e professores sobre educação ambiental aplicada aos recursos hídricos em escolas estaduais da cidade de Boa Vista-RR
title_fullStr Análise da perspectiva de alunos e professores sobre educação ambiental aplicada aos recursos hídricos em escolas estaduais da cidade de Boa Vista-RR
title_full_unstemmed Análise da perspectiva de alunos e professores sobre educação ambiental aplicada aos recursos hídricos em escolas estaduais da cidade de Boa Vista-RR
title_sort análise da perspectiva de alunos e professores sobre educação ambiental aplicada aos recursos hídricos em escolas estaduais da cidade de boa vista-rr
publisher Universidade Federal de Roraima
publishDate 2025
url http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/937
_version_ 1829093755339145216
score 11.755432