Artigo

Literatura e estudos interartes: saberes indisciplinados

Os estudos de Literatura integram diversos campos do saber, e, o Texto, de modo geral, como o define Barthes (2004), é essencialmente interdisciplinar. Nesse sentido, o presente trabalho relaciona literatura, linguagem e os estudos interartes – que propõemmodos de ler e produzir sentidos, na rede de...

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Autor principal: Paiva, Vanessa Soares de
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Universidade do Estado do Amazonas 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1281
Resumo:
Os estudos de Literatura integram diversos campos do saber, e, o Texto, de modo geral, como o define Barthes (2004), é essencialmente interdisciplinar. Nesse sentido, o presente trabalho relaciona literatura, linguagem e os estudos interartes – que propõemmodos de ler e produzir sentidos, na rede de inter-relações que os textos apresentam (cf. CLÜVER, 2001). Uma rede que deve ser abordada para além da categorização de seus elementos, de modo a permitir a percepção de sua integração transdisciplinar. É possível ainda, nesta discussão, questionar em que medida os saberes disciplinares, quando “indisciplinados”, podem contribuir para a produção de novos significados nos estudos que fazemos enquanto pesquisadores. Para tanto, são postos em questão alguns excertos da literatura produzida por João Gilberto Noll, em especial do conto “O cego e a dançarina”, da obra homônima de 1980, que narram uma experiência relacionada ao campo das sensações.