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Artigo
O muro de Perlin: que gênero é esse? Discurso multimodal e identidades na Escola Bilíngue - Libras e Português Escrito (EBT)
O presente artigo tem por objetivo discutir se as pinturas no muro da Escola Bilíngue – Libras e Português escrito (EBT), de Taguatinga, no Distrito Federal, constituem nova ramificação de gênero discursivo ou não. Após revisar a literatura a respeito da imbricação de gêneros, tendo por base Marcusc...
Autor principal: | Ferraz, Janaína de Aquino |
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Outros Autores: | Brasil, Eduardo |
Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade do Estado do Amazonas
2019
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1345 |
Resumo: |
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O presente artigo tem por objetivo discutir se as pinturas no muro da Escola Bilíngue – Libras e Português escrito (EBT), de Taguatinga, no Distrito Federal, constituem nova ramificação de gênero discursivo ou não. Após revisar a literatura a respeito da imbricação de gêneros, tendo por base Marcuschi (2003) e Bakhtin (1997), utilizamos os esteios teórico-analíticos de Perlin (1998), cujo mapeamento de identidades surdas fornece portentosa força discursiva à mensagem de empoderamento da comunidade surda, estampada no muro da escola. A Análise de Discurso Crítica (ADC) e a Teoria da Multimodalidade sustentam a argumentação de que, neste caso, o muro constitui, sim, gênero discursivo multimodal, já que a identidade visual é marco cultural significativo do indivíduo surdo. |