Artigo

O muro de Perlin: que gênero é esse? Discurso multimodal e identidades na Escola Bilíngue - Libras e Português Escrito (EBT)

O presente artigo tem por objetivo discutir se as pinturas no muro da Escola Bilíngue – Libras e Português escrito (EBT), de Taguatinga, no Distrito Federal, constituem nova ramificação de gênero discursivo ou não. Após revisar a literatura a respeito da imbricação de gêneros, tendo por base Marcusc...

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Autor principal: Ferraz, Janaína de Aquino
Outros Autores: Brasil, Eduardo
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Universidade do Estado do Amazonas 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1345
Resumo:
O presente artigo tem por objetivo discutir se as pinturas no muro da Escola Bilíngue – Libras e Português escrito (EBT), de Taguatinga, no Distrito Federal, constituem nova ramificação de gênero discursivo ou não. Após revisar a literatura a respeito da imbricação de gêneros, tendo por base Marcuschi (2003) e Bakhtin (1997), utilizamos os esteios teórico-analíticos de Perlin (1998), cujo mapeamento de identidades surdas fornece portentosa força discursiva à mensagem de empoderamento da comunidade surda, estampada no muro da escola. A Análise de Discurso Crítica (ADC) e a Teoria da Multimodalidade sustentam a argumentação de que, neste caso, o muro constitui, sim, gênero discursivo multimodal, já que a identidade visual é marco cultural significativo do indivíduo surdo.