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Tese
Professores de Libras : Identidades e Práticas Pedagógicas
Esta investigação trata das Identidades e das Práticas Pedagógicas dos Professores de Libras da Universidade Federal do Amazonas, lotados no Departamento Letras- Libras, no ICHL – Instituto de Ciências Humanas e Letras, cobrindo o período de 2012 a 2015. A tese teve por objetivos: analisar as múl...
Autor principal: | Farias, Rosejane da Mota |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/8461128979398997 |
Grau: | Tese |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2017
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5708 |
Resumo: |
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Esta investigação trata das Identidades e das Práticas Pedagógicas dos Professores
de Libras da Universidade Federal do Amazonas, lotados no Departamento Letras-
Libras, no ICHL – Instituto de Ciências Humanas e Letras, cobrindo o período de
2012 a 2015. A tese teve por objetivos: analisar as múltiplas e facetadas identidades
dos professores de Libras da Universidade Federal do Amazonas, visando
compreender suas práticas pedagógicas a partir da constituição das culturas surda e
ouvinte; especificando: identificar o perfil dos professores surdos e ouvintes da
disciplina Libras, da Universidade Federal do Amazonas considerando suas visões
acerca da língua de sinais como constituidora da cultura surda; investigar as atuais
políticas linguísticas do ensino da Libras para a interpretação das relações
existentes entre movimento surdo e construção identitária dos professores surdos e
ouvintes da disciplina Libras; descrever as práticas pedagógicas de professores
surdos e ouvintes no ensino da disciplina Libras em cursos de Licenciatura; e,
correlacionar as múltiplas e facetadas identidades dos professores com as práticas
pedagógicas desenvolvidas na disciplina Libras.A abordagem desta pesquisa é
qualitativa, interpretativa, com enfoque hermenêutico-dialético na intenção de
compreender e explicar as dinâmicas das relações sociais. A pesquisa adotou como
participantes os professores de Libras da UFAM. Foram entrevistados 10
professores de Libras da UFAM. Dentre estes, 06 são surdos e 04 são ouvintes.
Questionários e técnica de entrevista foram empregados nessa pesquisa.
Empregou-se, nessa pesquisa,o roteiro de entrevistasemi-estruturada. Optou-se
pela entrevista individual, visto que foi possível trabalhar com a interpretação das
falas, numa tentativa não só de analisar o que o outro falou, mas de interpretar
também as entrelinhas, o subtexto, isto é, analisar também o que não se falou
dentro do discurso: o silêncio. Nesse sentido, a Análise do Discurso corroborou, sob
uma perspectiva foucaultiana e serviu de base para a análise dos dados no que se
refere às falas dos entrevistados, sabendo-se, evidentemente, que tais falas foram
reguladas a partir dos lugares em que esses sujeitos e sujeitas falaram visto que, a
concretização dos discursos se dá pela prática. Os resultados sinalizam, nos
Professores de Libras, um imbricamento entre Identidades e Práticas Pedagógicas,
permeados de poderes e saberes em sujeitos que, a partir de suas construções
identitárias, desenvolvem suas práticas pedagógicas. |