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Programa institucional de bolsas de iniciação à docência - PIBID/Biologia: análise das produçõesacadêmicas na Universidade do Estado do Amazonas- 2010 a 2015

O ensino de Ciências no Brasil está entre os piores do mundo, segundo avaliações nacionais e internacionais que medem a proficiência dos estudantes brasileiros de nível básico. Tendo em vista a defasagem do sistema educacional no país, torna-se quase impossível não se indagar sobre formas de solucio...

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Autor principal: Chagas, Jéssica da Cruz
Grau: tcc
Idioma: por
Publicado em: Universidade do Estado do Amazonas 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1465
Resumo:
O ensino de Ciências no Brasil está entre os piores do mundo, segundo avaliações nacionais e internacionais que medem a proficiência dos estudantes brasileiros de nível básico. Tendo em vista a defasagem do sistema educacional no país, torna-se quase impossível não se indagar sobre formas de solucionar esse problema. Com isso, o que mais se encontra na literatura são trabalhos que sugerem que os professores não possuem formação adequada para dar conta do processo de ensino e aprendizagem de seus alunos. Compreendendo essa problemática, ressalte-se iniciativas como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que visam proporcionar aos futuros professores participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas inovadoras e interdisciplinares, além da busca pela superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem que são fundamentais para a melhoria da educação no Brasil. Sendo assim, esta pesquisa teve por objetivo analisar os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC’s) produzidos no contexto do PIBID, subprojeto Biologia, desenvolvidos em Manaus, na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), para verificar o referencial teórico, a metodologia, os resultados e as conclusões a que chegaram, de modo a projetar novas pesquisas visando a melhoria do ensino de Ciências. Trata-se de um estudo documental, retrospectivo, cuja fonte de dados são os TCC’s dos graduandos em Licenciatura em Ciências Biológicas da UEA. A pesquisa caracteriza-se como Qualitativa e Estudo de Caso. Dentre os 136 TCC’s produzidos e entregues à biblioteca pelos acadêmicos do referido curso, de 2010 a 2015, apenas 6 foram analisados, considerando o objeto da pesquisa. Independente do contexto e da problematização criados pelos autores desses trabalhos, os resultados foram positivos em relação às atividades propostas e aos objetivos do PIBID. Esses trabalhos convergem para a importância de diferenciar alternativas de ensino para alcançar a aprendizagem significativa. A conclusão dessa pesquisa aponta para a importância de programas como o PIBID para a melhoria na formação de professores e, consequentemente, da educação do país.