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Programa institucional de bolsas de iniciação à docência - PIBID/Biologia: análise das produçõesacadêmicas na Universidade do Estado do Amazonas- 2010 a 2015
O ensino de Ciências no Brasil está entre os piores do mundo, segundo avaliações nacionais e internacionais que medem a proficiência dos estudantes brasileiros de nível básico. Tendo em vista a defasagem do sistema educacional no país, torna-se quase impossível não se indagar sobre formas de solucio...
Autor principal: | Chagas, Jéssica da Cruz |
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Grau: | tcc |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade do Estado do Amazonas
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1465 |
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oai:repositorioinstitucional:riuea-14652019-05-10T19:28:50Z Programa institucional de bolsas de iniciação à docência - PIBID/Biologia: análise das produçõesacadêmicas na Universidade do Estado do Amazonas- 2010 a 2015 Institutional scholarship program for teaching - PIBID / Biology: analysis of academic productions at the University of the State of Amazonas - 2010 to 2015 Chagas, Jéssica da Cruz Ensino de Ciências Formação de Professores PIBID TCC’s O ensino de Ciências no Brasil está entre os piores do mundo, segundo avaliações nacionais e internacionais que medem a proficiência dos estudantes brasileiros de nível básico. Tendo em vista a defasagem do sistema educacional no país, torna-se quase impossível não se indagar sobre formas de solucionar esse problema. Com isso, o que mais se encontra na literatura são trabalhos que sugerem que os professores não possuem formação adequada para dar conta do processo de ensino e aprendizagem de seus alunos. Compreendendo essa problemática, ressalte-se iniciativas como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que visam proporcionar aos futuros professores participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas inovadoras e interdisciplinares, além da busca pela superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem que são fundamentais para a melhoria da educação no Brasil. Sendo assim, esta pesquisa teve por objetivo analisar os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC’s) produzidos no contexto do PIBID, subprojeto Biologia, desenvolvidos em Manaus, na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), para verificar o referencial teórico, a metodologia, os resultados e as conclusões a que chegaram, de modo a projetar novas pesquisas visando a melhoria do ensino de Ciências. Trata-se de um estudo documental, retrospectivo, cuja fonte de dados são os TCC’s dos graduandos em Licenciatura em Ciências Biológicas da UEA. A pesquisa caracteriza-se como Qualitativa e Estudo de Caso. Dentre os 136 TCC’s produzidos e entregues à biblioteca pelos acadêmicos do referido curso, de 2010 a 2015, apenas 6 foram analisados, considerando o objeto da pesquisa. Independente do contexto e da problematização criados pelos autores desses trabalhos, os resultados foram positivos em relação às atividades propostas e aos objetivos do PIBID. Esses trabalhos convergem para a importância de diferenciar alternativas de ensino para alcançar a aprendizagem significativa. A conclusão dessa pesquisa aponta para a importância de programas como o PIBID para a melhoria na formação de professores e, consequentemente, da educação do país. Science education in Brazil is among the worst in the world, according to national and international assessments that measure the proficiency of Brazilian students at the elementary level. In view of the lag of the educational system in the country, it is almost impossible not to inquire about ways to solve this problem. With this, what is more in the literature are works that suggest that teachers do not have adequate training to account for the teaching and learning process of their students. Understanding this problem, we highlight initiatives such as the Institutional Program of Initiatives for Teaching (PIBID), which aim to provide future teachers with participation in methodological, technological and innovative and interdisciplinary experiences, as well as the search for overcoming problems identified in the process of teaching-learning that are fundamental for the improvement of education in Brazil. Thus, this research had the objective of analyzing the Course Completion Works (TCC's) produced in the context of the PIBID, Biology subproject, developed in Manaus, at the University of the State of Amazonas (UEA), to verify the theoretical reference, methodology, the results and the conclusions they reached, in order to design new research aimed at improving the teaching of science. This is a retrospective documentary study whose data source is the TCC's of the undergraduate students in Licentiate in Biological Sciences of UEA. The research is characterized as Qualitative and Case Study. Among the 136 TCC's produced and delivered to the library by the academics of the mentioned course, from 2010 to 2015, only 6 were analyzed, considering the object of the research. Regardless of the context and problematization created by the authors of these works, the results were positive in relation to the proposed activities and the objectives of PIBID. These works converge to the importance of differentiating teaching alternatives to achieve meaningful learning. The conclusion of this research points to the importance of programs such as the PIBID for the improvement in teacher training and, consequently, the country's education. 2019-02-19T17:06:35Z 2017-12-11 2019-02-19T17:06:35Z tcc CHAGAS, Jéssica da Cruz. Programa institucional de bolsas de iniciação à docência - PIBID/Biologia: análise das produçõesacadêmicas na Universidade do Estado do Amazonas- 2010 a 2015. Manaus: Universidade do Estado do Amazonas, 2017. http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1465 por Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade do Estado do Amazonas |
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Repositório Institucional - Universidade do Estado do Amazonas - UEA |
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O ensino de Ciências no Brasil está entre os piores do mundo, segundo avaliações nacionais e internacionais que medem a proficiência dos estudantes brasileiros de nível básico. Tendo em vista a defasagem do sistema educacional no país, torna-se quase impossível não se indagar sobre formas de solucionar esse problema. Com isso, o que mais se encontra na literatura são trabalhos que sugerem que os professores não possuem formação adequada para dar conta do processo de ensino e aprendizagem de seus alunos. Compreendendo essa problemática, ressalte-se iniciativas como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que visam proporcionar aos futuros professores participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas inovadoras e interdisciplinares, além da busca pela superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem que são fundamentais para a melhoria da educação no Brasil. Sendo assim, esta pesquisa teve por objetivo analisar os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC’s) produzidos no contexto do PIBID, subprojeto Biologia, desenvolvidos em Manaus, na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), para verificar o referencial teórico, a metodologia, os resultados e as conclusões a que chegaram, de modo a projetar novas pesquisas visando a melhoria do ensino de Ciências. Trata-se de um estudo documental, retrospectivo, cuja fonte de dados são os TCC’s dos graduandos em Licenciatura em Ciências Biológicas da UEA. A pesquisa caracteriza-se como Qualitativa e Estudo de Caso. Dentre os 136 TCC’s produzidos e entregues à biblioteca pelos acadêmicos do referido curso, de 2010 a 2015, apenas 6 foram analisados, considerando o objeto da pesquisa. Independente do contexto e da problematização criados pelos autores desses trabalhos, os resultados foram positivos em relação às atividades propostas e aos objetivos do PIBID. Esses trabalhos convergem para a importância de diferenciar alternativas de ensino para alcançar a aprendizagem significativa. A conclusão dessa pesquisa aponta para a importância de programas como o PIBID para a melhoria na formação de professores e, consequentemente, da educação do país. |
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