/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
As Histórias em Quadrinhos como ferramenta metodológica de ensino aprendizagem no Ensino de Ciências
As histórias em quadrinhos (HQs) têm o potencial de engajar leitores de todas as idades, estimular a criatividade e promover a compreensão de conceitos complexos de forma visual e acessível. Como recurso didático, as histórias em quadrinhos podem ser utilizadas para incentivar a leitura, desen...
Autor principal: | Cardoso, Hellen Luyza Fernandes |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/3394671133021933 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9561 |
Resumo: |
---|
As histórias em quadrinhos (HQs) têm o potencial de engajar leitores de todas as
idades, estimular a criatividade e promover a compreensão de conceitos complexos
de forma visual e acessível. Como recurso didático, as histórias em quadrinhos podem
ser utilizadas para incentivar a leitura, desenvolver habilidades de linguagem, e
quando articulado aos projetos integradores pode promover a compreensão de temas
diversos e estimular a imaginação dos estudantes. Buscar práticas que favoreçam
tanto a construção do conhecimento, como o protagonismo dos estudantes pode ser
um meio para alcançar uma aprendizagem com significado a partir da construção de
HQs, que constituem o objeto de estudo. Esta pesquisa qualitativa teve como objetivo
geral analisar o potencial das Histórias em Quadrinhos como recurso didático
articulado aos projetos integradores, e no processo de ensino-aprendizagem no
Ensino de Ciências, e os objetivos secundários a pesquisa buscou identificar a
importância da utilização das Histórias em Quadrinhos e dos Projetos Integradores na
Formação dos Professores, no Ensino de Ciências, explicar como as Histórias em
Quadrinhos quando articuladas aos Projetos Integradores podem contribuir no
processo de ensino-aprendizagem no Ensino de Ciências, e descrever como as
Histórias em Quadrinhos contribuem para o protagonismo do estudante, quando
articulada aos Projetos Integradores no Ensino de Ciências. Para o alcance desses
objetivos, duas professoras, uma de ciências e Língua Portuguesa e estudantes do
9ºano do ensino fundamental participaram desta pesquisa, e todos os dados oriundos
na coleta de dados foram trabalhados a partir da metodologia da Análise em Espiral
de Creswell. Os resultados apontam que o processo de criação de HQs pode ser
relevante estratégia multidisciplinar e interdisciplinar, onde o planejamento,
organização e objetivos deverão contemplar o contexto em que os estudantes estão
inseridos, pois neste processo, se faz necessário pensar nos seguintes elementos:
personagens, cenários, diálogos, o que envolve habilidades de escrita, leitura e
criatividade. Para tanto, foi perceptível que sua criação incentiva a busca de
informações em diferentes áreas do conhecimento, para dar autenticidade e riqueza
a história, além do desenvolvimento do protagonismo. |