tcc

Novos Recursos de ensino da disciplina de história: valorizando a cultura afro brasileira a partir da LeI 10.639/2003.

Este estudo tem como objetivo analisar a presença da cultura afro-brasileira no ensino de História na cidade de Tefé, a partir das experiências desenvolvidas no PIBID. A Lei 10.639/2003 que tornou obrigatório o ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira é um marco significativo para...

ver descrição completa

Autor principal: Morais, Daniela dos Santos de
Grau: tcc
Idioma: por
Publicado em: Universidade do Estado do Amazonas 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1544
Resumo:
Este estudo tem como objetivo analisar a presença da cultura afro-brasileira no ensino de História na cidade de Tefé, a partir das experiências desenvolvidas no PIBID. A Lei 10.639/2003 que tornou obrigatório o ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira é um marco significativo para a produção de materiais didáticos e conhecimentos acadêmicos em torno do tema, na medida em que alterou a LDB ao transformar em obrigatório o ensino de História da África e sua cultura. No primeiro momento apresenta-se um estudo teórico sobre o Ensino de História, seus marcos legais, legislações regulatórias, métodos e técnicas voltados para o ensino. No segundo momento um breve relato das lutas dos movimentos sociais para a criação da Lei que reconhece e valoriza de maneira correta a cultura negra. No terceiro momento há um relato das ações desenvolvidas no PIBID de História do CEST UEA.