Trabalho de Conclusão de Curso

Atuação do gestor e a aprendizagem dos alunos

This work aims to understand the performance of the school manager and the reflection of his actions in the students' learning. It aims to understand the conceptions of school management and also intends to reflect on the challenges of the manager's actions in relation to pedagogical actions, as wel...

ver descrição completa

Autor principal: Oliveira, Maria Rita Santos de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Universidade do Estado do Amazonas 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1769
id oai:repositorioinstitucional:riuea-1769
recordtype dspace
spelling oai:repositorioinstitucional:riuea-17692019-10-22T18:05:09Z Atuação do gestor e a aprendizagem dos alunos Manager performance and student learning Oliveira, Maria Rita Santos de Araújo, Cristina Carvalho de http://lattes.cnpq.br/7160553382993953 Menezes, Maria Quitéria Afonso http://lattes.cnpq.br/4722394507636507 Afonso, Angela Maria http://lattes.cnpq.br/9449111149410129 Gestão Escolar School management Organização da Escola School organization Aprendizagem Learning Ensino Aprendizagem This work aims to understand the performance of the school manager and the reflection of his actions in the students' learning. It aims to understand the conceptions of school management and also intends to reflect on the challenges of the manager's actions in relation to pedagogical actions, as well as to analyze the role of the school manager as an articulator of students' learning. Field research was carried out through a qualitative research with the application of questionnaires for management, pedagogy, teachers and the student mother. The results showed that school management and learning are intertwined and are modified according to government changes. Este trabalho tem como objetivo compreender a atuação do gestor escolar e o reflexo de suas ações na aprendizagem dos alunos, busca ainda entender as diferentes concepções de gestão escolar e refletir sobre os desafios da atuação do gestor em relação as ações pedagógicas articuladas às aprendizagens dos alunos.Para o caminho metodológico optou-se pela pesquisa qualitativa. A pesquisa de campo foi realizada por meio da observação participante e aplicação de questionários para gestora, pedagoga, professoras e mãe de aluno. Os resultados demonstraram que gestão escolar e aprendizagem estão interligadas. Além disso, a atuação é fortemente influenciada pelas políticas de governos. 2019-10-22T18:05:09Z 2018-12-03 2019-10-22T18:05:09Z Trabalho de Conclusão de Curso OLIVEIRA, Maria Rita Santos de. Atuação do gestor e a aprendizagem dos alunos. 2018. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas. Manaus, 2018. http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1769 por BRASIL. INEP. Ideb. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Apresentação. Disponível em: > Acesso em: 23 nov. 2018. ______. Constituição de 1988 da República Federativa do Brasil, promulgada em 5 de outubro de 1988: atualizada até a Ementa Constitucional n. 20, de 15-12-1988. 21. Ed. São Paulo: Saraíva, 1999. ______. Lei nº 13.005/ 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 27 out. 2018. ______. Lei nº 9.394/ 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320 /65.pdf?sequence=3. Acesso em: 27 out. 2018. ______. Decreto nº. 6.094/2007. Dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6094.htm. Acesso em: 27 out. 2018. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário da língua portuguesa. 5. ed. Curitiba: Positivo, 2010. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. – São Paulo: Paz e Terra, 1996. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. ed. - São Paulo: Atlas, 2002. LIBÂNEO, José Carlos et al (org.) Educação escolar: políticas, estruturas e organização. 10. ed. rev. e ampl. – São Paulo, 2012. ______, José Carlos. Gestão Escolar, democracia e qualidade do ensino. São Paulo: Ática, 2007. ______, José Carlos. Gestão Democrática da Escola Pública. 3.ed. São Paulo, Ática, 2005. ______, José Carlos. Organização e Gestão da escola:Teoria e Prática. rev. e ampl. – São Paulo: Cortez, 2003. MOREIRA , Antonio. A busca da autonomia docente nas práticas curriculares no Brasil In:OLIVEIRA, Maria Rita N.S. et al (org). Curriculo, didática e formação de professores. 1. Ed.- Campinas, SP: Papirus, 2013. ( 1995-2000): Avanços, desafios e tensões”.Revista Brasileira de Educação, v. 18, pp.65-81. PARO, Vitor Henrique. Gestão Escolar, democracia e qualidade do ensino. São Paulo: Ática, 2007. ______, Vitor Henrique. Administração Escolar, Introdução Crítica. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2006. ______, Vitor Henrique. Eleição de Diretores: A escola pública experimenta a democracia. Campinas: Papirus, 1996. VIEIRA, Sofia Lerche e VIDAL, Eloísa Maia. Estudos & Pesquisas: contribuições para políticas educacionais – Relatório Final. Fortaleza: Fundação Victor Civita, 2013. Disponível em: Acesso em: 10 ago. 2014. Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade do Estado do Amazonas Brasil UEA
institution Repositório Institucional - Universidade do Estado do Amazonas - UEA
collection RI-UEA
language por
topic Gestão Escolar
School management
Organização da Escola
School organization
Aprendizagem
Learning
Ensino Aprendizagem
spellingShingle Gestão Escolar
School management
Organização da Escola
School organization
Aprendizagem
Learning
Ensino Aprendizagem
Oliveira, Maria Rita Santos de
Atuação do gestor e a aprendizagem dos alunos
topic_facet Gestão Escolar
School management
Organização da Escola
School organization
Aprendizagem
Learning
Ensino Aprendizagem
description This work aims to understand the performance of the school manager and the reflection of his actions in the students' learning. It aims to understand the conceptions of school management and also intends to reflect on the challenges of the manager's actions in relation to pedagogical actions, as well as to analyze the role of the school manager as an articulator of students' learning. Field research was carried out through a qualitative research with the application of questionnaires for management, pedagogy, teachers and the student mother. The results showed that school management and learning are intertwined and are modified according to government changes.
author_additional Araújo, Cristina Carvalho de
author_additionalStr Araújo, Cristina Carvalho de
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Oliveira, Maria Rita Santos de
title Atuação do gestor e a aprendizagem dos alunos
title_short Atuação do gestor e a aprendizagem dos alunos
title_full Atuação do gestor e a aprendizagem dos alunos
title_fullStr Atuação do gestor e a aprendizagem dos alunos
title_full_unstemmed Atuação do gestor e a aprendizagem dos alunos
title_sort atuação do gestor e a aprendizagem dos alunos
publisher Universidade do Estado do Amazonas
publishDate 2019
url http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1769
_version_ 1816122765794607104
score 11.755432