/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Modelagem matemática – Um modelo matemático para o jogo Torre de Hanói com alunos do ensino médio da Escola Estadual de Educação Específica Mayara Redman Abdel Aziz – NAAH/S
Neste trabalho, sugere-se a Modelagem Matemática como estratégia no processo ensino-aprendizagem. Para tanto, apresenta-se uma proposta de atividade de modelagem que viabiliza discutir os conceitos de Função, Progressão Aritmética e Progressão Geométrica. Dessa forma, toma-se o jogo Torre de Hanó...
Autor principal: | Maia Filho, Francisco Ribeiro Alves |
---|---|
Outros Autores: | Amorim Neto, Alcides de Castro |
Grau: | Artigo |
Idioma: | other |
Publicado em: |
Universidade do Estado do Amazonas
2017
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/385 |
Resumo: |
---|
Neste trabalho, sugere-se a Modelagem Matemática como estratégia no
processo ensino-aprendizagem. Para tanto, apresenta-se uma proposta de atividade
de modelagem que viabiliza discutir os conceitos de Função, Progressão Aritmética
e Progressão Geométrica. Dessa forma, toma-se o jogo Torre de Hanói e
desenvolve-se um modelo matemático que permite calcular-se o número mínimo de
jogadas para resolver o jogo, de acordo com o número de discos estabelecidos,
relacionando Função e Progressão Geométrica.
O Principal objetivo é utilizar a Modelagem Matemática como metodologia de
ensino e aprendizagem, no combatem ao quadro de desinteresse pelo estudo da
Matemática de grande parte dos alunos dos ensinos fundamental e médio.
As análises qualitativas e quantitativas realizadas neste estudo sinalizaram de
forma positiva para o uso da Modelagem Matemática em sala de aula. |