tcc

Sequência didática voltada para o debate sobre recurso hídrico nos anos iniciais do ensino fundamental

A água é um elemento primordial para a existência de toda forma de vida já conhecida, representa no conteúdo escolar descrito como um tema transversal tratado de forma interdisciplinar nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Em que o Ensino de Ciências promove uma formação da consciência, através...

ver descrição completa

Autor principal: Moura, Dayandra Amorim
Grau: tcc
Idioma: por
Publicado em: Universidade do Estado do Amazonas 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/536
Resumo:
A água é um elemento primordial para a existência de toda forma de vida já conhecida, representa no conteúdo escolar descrito como um tema transversal tratado de forma interdisciplinar nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Em que o Ensino de Ciências promove uma formação da consciência, através de informações estimulando a sensibilização das ações humanas ao ambiente. No presente trabalho foi desenvolvida e aplicada uma sequência didática com o objetivo de desenvolver um ciclo de sequências de ensino/aprendizagem envolvendo alunos do Ensino Fundamental para análise do conhecimento prévio e a aprendizagem significativa dos alunos, abordando a temática água. Na qual os dados obtidos foram essenciais para salientar a importância de trabalhar temas transversais em sala de aula, na qual o aluno ao obter conhecimento sobre o tema muda sua opinião para censo de conscientização para manuseio consciente da água de consumo tanto no ambiente escolar quanto o familiar. Na qual as ações desenvolvidas foram essenciais para a formação do censo crítico e principalmente à mudança de atitudes com relação ao consumo de água na escola e em seu cotidiano.