/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
tcc
Sequência didática voltada para o debate sobre recurso hídrico nos anos iniciais do ensino fundamental
A água é um elemento primordial para a existência de toda forma de vida já conhecida, representa no conteúdo escolar descrito como um tema transversal tratado de forma interdisciplinar nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Em que o Ensino de Ciências promove uma formação da consciência, através...
Autor principal: | Moura, Dayandra Amorim |
---|---|
Grau: | tcc |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade do Estado do Amazonas
2017
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/536 |
Resumo: |
---|
A água é um elemento primordial para a existência de toda forma de vida já conhecida,
representa no conteúdo escolar descrito como um tema transversal tratado de forma
interdisciplinar nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Em que o Ensino de Ciências promove
uma formação da consciência, através de informações estimulando a sensibilização das ações
humanas ao ambiente. No presente trabalho foi desenvolvida e aplicada uma sequência didática
com o objetivo de desenvolver um ciclo de sequências de ensino/aprendizagem envolvendo
alunos do Ensino Fundamental para análise do conhecimento prévio e a aprendizagem
significativa dos alunos, abordando a temática água. Na qual os dados obtidos foram essenciais
para salientar a importância de trabalhar temas transversais em sala de aula, na qual o aluno ao
obter conhecimento sobre o tema muda sua opinião para censo de conscientização para
manuseio consciente da água de consumo tanto no ambiente escolar quanto o familiar. Na qual
as ações desenvolvidas foram essenciais para a formação do censo crítico e principalmente à
mudança de atitudes com relação ao consumo de água na escola e em seu cotidiano. |