tcc

Alfabetização tecnológica dos professores de geografia no contexto das Escolas Estaduais de Parintins

O presente trabalho apresenta os resultados da pesquisa sobre “A alfabetização tecnológica dos professores de Geografia no contexto da Escolas Estaduais de Parintins”, que tem uma grande influência sua tarefa educativas, na tentativa de identificar suas dificuldades no manuseio das novas tecnologias...

ver descrição completa

Autor principal: Simas, Jaqueline
Grau: tcc
Idioma: por
Publicado em: Universidade do Estado do Amazonas 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/679
Resumo:
O presente trabalho apresenta os resultados da pesquisa sobre “A alfabetização tecnológica dos professores de Geografia no contexto da Escolas Estaduais de Parintins”, que tem uma grande influência sua tarefa educativas, na tentativa de identificar suas dificuldades no manuseio das novas tecnologias e busca novos caminhos que contribuam com a qualidade do ensino de Geografia. O uso pedagógico das novas tecnologias nas escolas como um meio de acesso da aprendizagem transformam as atividades curriculares que interligam os conteúdos á novas ações e o saber viver dos alunos, essas novas tecnologias de informação e comunicação geram novas formas de aprender e estão presente em nosso cotidiano. A pesquisa foi realizada com o objetivo de investigar se os professores de Geografia foram alfabetizados para trabalhar com as novas tecnologias no ensino da disciplina, de que forma é feita a inclusão dessas ferramentas na prática do professor e o contentamento dos alunos frente a utilização das novas tecnologias. Foi feita uma pesquisa qualitativa com a aplicação de questionários por meio da técnica padronizada ou estruturada. Percebeu-se que os professores não foram capacitados para o manuseio dessas ferramentas. Os resultados apontam para a necessidade do desenvolvimento de políticas educacionais que ofereçam capacitação aos professores para que estes possam desenvolver seu trabalho com maior eficiência.