/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
tcc
A alfabetização Cartográfica nas séries iniciais do Ensino Fundamental: um estudo realizado na escola Municipal Mércia Cardoso Coimbra no município de Parintins/AM.
Este artigo pretende trazer algumas considerações acerca da alfabetização cartográfica nas séries iniciais da escola Mércia Cardoso Coimbra no município de Parintins/AM. Para a sua realização destacamos os seguintes objetivos específicos: i) Identificar como a Cartografia está sendo trabalhada nas s...
Autor principal: | Mourão, Elcilene |
---|---|
Grau: | tcc |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade do Estado do Amazonas
2017
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/675 |
Resumo: |
---|
Este artigo pretende trazer algumas considerações acerca da alfabetização cartográfica nas séries iniciais da escola Mércia Cardoso Coimbra no município de Parintins/AM. Para a sua realização destacamos os seguintes objetivos específicos: i) Identificar como a Cartografia está sendo trabalhada nas séries iniciais da instituição; ii) Descrever os fatores que interferem na dinâmica da Alfabetização Cartográfica na escola em estudo; iii) Propor meios para facilitar o trabalho de alfabetização Cartográfica realizado pelos professores de Geografia nas séries iniciais. Para que estes fossem respondidos, foi realizado a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo tendo como participantes da pesquisa 3 professores de geografia das séries iniciais. Dentre os principais achados da pesquisa ficou evidenciado que os professores tem domínio da alfabetização cartográfica, seus conceitos e sua importância para a educação dos alunos. Os mesmos se utilizam da metodologia de ensino que repassa com clareza aos seus alunos sobre cartografia, por meios de atividades que os levem a vivenciar técnicas de representação espacial. Também foi possível verificar que a família pouco participa do processo da alfabetização cartográfica e isso pode vir a influenciar nesse ensino. A escola, enquanto instituição socializadora, pode está investindo em palestras de cunho informativo para as famílias das crianças, com o objetivo de afirmar a importância da família no processo de alfabetização cartográfica dos alunos. |