tcc

Análises da mobilidade e acessibilidade nas instituições públicas de Parintins-AM: Centro Educacional de Tempo Integral-CETI, Hospital Padre Colombo e Porto de Parintins.

Mobilidade e Acessibilidade são temas que abarcam o acesso dos citadinos a cidade, nesse contexto as instituições públicas como parte da cidade precisam proporcionar acesso e mobilidade, permitindo assim, que todos usufruam desses espaços públicos, inclusive pessoas com mobilidade reduzida, deficien...

ver descrição completa

Autor principal: Leal, Cirrana
Grau: tcc
Idioma: por
Publicado em: Universidade do Estado do Amazonas 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/710
Resumo:
Mobilidade e Acessibilidade são temas que abarcam o acesso dos citadinos a cidade, nesse contexto as instituições públicas como parte da cidade precisam proporcionar acesso e mobilidade, permitindo assim, que todos usufruam desses espaços públicos, inclusive pessoas com mobilidade reduzida, deficientes físicos e visuais. Nesse sentido, a pesquisa teve como objetivo compreender os elementos que permitem a acessibilidade e mobilidade nas instituições públicas de Parintins-AM. Para isso foi elencado três importantes instituições: a Escola Estadual Centro Educacional de Tempo Integral – CETI, Hospital Padre Colombo e Porto de Parintins. Considerando que o fluxo de pessoas nessas instituições é constante e precisam garantir uma mobilidade a todos. A metodologia consistiu em levantamento bibliográfico, elaboração de planilhas, questionários, pesquisa de campo, e tabulação dos dados. Constatou-se que em parte as instituições públicas não estão adequadas com a norma da ABNT 9050/2004, apesar disso com a aplicação dos questionários verificou-se que na opinião dos usuários, todas as instituições proporcionam acessibilidade. Entretanto é necessário primeiramente responder a questão: Pra quem é o acesso e mobilidade? Somente fazendo está reflexão, finda-se que as instituições pesquisadas estão acessíveis apenas a pessoas sem e com mobilidade reduzida, porém o acesso é restrito a cadeirantes e deficientes visuais, devido à ausência de infraestruturas adequadas, ocasionando a exclusão desses cidadãos do convívio em sociedade.