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Leitura e escrita em sala de aula: despertar as competências leitoras dos educando, na turma do 4º ano do ensino fundamental na Escola Municipal Indigenna Porto Cruzeirnho, município de Benjamim Constant-Amazonas.

A presente monografia tem como tema “leitura e escrita em sala de aula: despertar as competências leitoras dos educando, na turma do 4º ano do ensino fundamental na escola municipal indígena “porto cruzeirinho”. Trata-se de uma observação sobre a leitura como fator essencial para aquisição do conhec...

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Autor principal: Sales, Natanael Valejo
Grau: tcc
Idioma: por
Publicado em: Universidade do Estado do Amazonas 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/734
Resumo:
A presente monografia tem como tema “leitura e escrita em sala de aula: despertar as competências leitoras dos educando, na turma do 4º ano do ensino fundamental na escola municipal indígena “porto cruzeirinho”. Trata-se de uma observação sobre a leitura como fator essencial para aquisição do conhecimento de nossos educandos. Esta monografia tem como objetivo apresentar a leitura como fator essencial para uma aprendizagem significativa para as crianças, objetivando a formação intelectual da criança dentro de uma sociedade exigente. Para tanto, buscamos bases teóricas que subsidiassem o tema em pauta, além de serem capazes de nortear a prática pedagógica do docente. Este trabalho monográfico se pauta numa abordagem qualitativa a qual se realizou atividades como: entrevistas, observação participante e aplicação questionários com professores e alunos da Escola municipal indígena “porto cruzeirinho, onde podemos ter uma visão da prática pedagógica do professor na sala de aula relacionada à leitura. Sabemos que a leitura possui imensa influencia na construção do senso crítico e o que vemos são crianças impossibilitadas a desenvolver atividades no que diz respeito à leitura. Procuramos utilizar uma metodologia coerente com a realidade do aluno e da escola no qual observamos. Os resultados obtidos demonstraram que nossas crianças precisam ser mais incentivadas ao hábito da leitura e que a prática docente precisa ser repensada todos os dias com a intenção de cada vez mais tornarmos nossos alunos bons leitores. Constatamos que formar um leitor crítico não depende exclusivamente de colocar o aluno para ler, mas sim para praticar constantemente a leitura de textos diversificados e extrair dos mesmos o seu significado.