tcc

A afetividade professor - aluno: uma prática importante no processo de ensino e aprendizagem

A presente monografia tem como tema: A afetividade professor- aluno: uma prática importante no processo de ensino e aprendizagem. A temática dessa pesquisa busca analisar como se dá na prática a afetividade entre professor e aluno. Compreender como a afetividade ajuda no processo de ensino e aprendi...

ver descrição completa

Autor principal: Chaves, Marlúcia Barreira
Grau: tcc
Idioma: por
Publicado em: Universidade do Estado do Amazonas 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/738
Resumo:
A presente monografia tem como tema: A afetividade professor- aluno: uma prática importante no processo de ensino e aprendizagem. A temática dessa pesquisa busca analisar como se dá na prática a afetividade entre professor e aluno. Compreender como a afetividade ajuda no processo de ensino e aprendizagem. Descrever o papel do professor na afetividade dada aos alunos da escola Municipal Prof. Jociêdes Andrade. Sabemos que o afeto é um ingrediente primordial em qualquer relação humana, e que este deve estar presente em todas as fases da vida do indivíduo. Porém, na atualidade, ao analisarmos essas relações, percebemos que há um distanciamento da afetividade, uma banalização deste sentimento. Vivemos em uma sociedade onde há famílias que pai e mãe precisam trabalhar para o sustento da casa e alguns deixam de lado em cumprir seu papel, no que diz respeito a dar atenção aos seus filhos. E no cotidiano escolar é possível perceber nos alunos certas dificuldades na aprendizagem por conta dessa omissão. Este estudo oferece contribuição para os membros do grupo que lidam diretamente com essa problemática, trazendo conhecimentos novos que possam ser utilizados para facilitar o contexto escolar e refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem. Para a realização deste trabalho lançamos mão da pesquisa bibliográfica, qualitativa e de campo. O método indutivo que se encontra na linha de pesquisa Educação, Sociedade e Escola. Para a coleta de dados foram utilizadas técnicas de observação, roda de conversa com alunos e aplicação de questionário para a professora da turma, feito isso os dados coletados foram analisados como com o que propõe Oliveira (2000). A pesquisa foi realizada em uma escola do município de Tabatinga/AM.