/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Periódico
POSSIBILITY OF INSERTION OF CAREER EDUCATION IN SECONDARY EDUCATION:
Autor principal: | Choe, Joao Francisco de Carvalho |
---|---|
Grau: | Periódico |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Alessandro Tomaz Barbosa, colegiado de Biologia, Universidade Federal do Tocantins (UFT)
2021
|
Acesso em linha: |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/RIEcim/article/view/11757 |
id |
ojs-article-11757 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
ojs-article-117572021-07-19T13:01:42Z POSSIBILITY OF INSERTION OF CAREER EDUCATION IN SECONDARY EDUCATION: POSIBILIDAD DE INSERTAR EDUCACIÓN PARA UNA CARRERA EN EDUCACIÓN SECUNDARIA: POSSIBILIDADE DE INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA CARREIRA NO ENSINO SECUNDÁRIO: Choe, Joao Francisco de Carvalho Keyword: Possibility, Insertion, Education, Career, Profession Palabra clave: Posibilidad, Inserción, Educación, Carrera, Profesión Palavras-chave: Possibilidade, Inserção, Educação, Carreira, Profissão This article has as its theme the possibility of insertion of career education in secondary education. Exploratory, descriptive and of a qualitative nature, the research in report aimed to reflect on the possibility of the insertion of career education in secondary education in Mozambique. Sixteen subjects participated in this research. As an instrument of data collection, an interview guide was used. The interview guide for students consisted of 6 questions while the teachers' guide included 7 questions. The analysis of the interviews carried out was based on the content analysis, which was systematized in six (6) categories. The research results were obtained through reports from the two subgroups that showed that there are no OPC programs at the School where the study was conducted. As for the possibility, pertinence of including OPC programs in the school system, it was observed that as much as teachers and students consider that there is a need to implement career education actions and programs in their school. Este artículo tiene como tema la posibilidad de inserción de la formación profesional en la educación secundaria. Exploratoria, descriptiva y de carácter cualitativo, la investigación en el informe tuvo como objetivo reflexionar sobre la posibilidad de la inserción de la educación profesional en la educación secundaria en Mozambique. Dieciséis sujetos participaron en esta investigación. Como instrumento de recolección de datos se utilizó una guía de entrevistas. La guía de entrevistas para estudiantes constaba de 6 preguntas, mientras que la guía para profesores incluía 7 preguntas. El análisis de las entrevistas realizadas se basó en el análisis de contenido, el cual fue sistematizado en seis (6) categorías. Los resultados de la investigación se obtuvieron a través de informes de los dos subgrupos que mostraron que no existen programas de OPC en la Escuela donde se realizó el estudio. En cuanto a la posibilidad, la pertinencia de incluir programas OPC en el sistema escolar, se observó que tanto los docentes como los estudiantes consideran que existe la necesidad de implementar acciones y programas de educación profesional en su escuela. O presente artigo tem como tema possibilidade de inserção da educação para carreira no ensino secundário. De carácter exploratório, descritivo e de natureza qualitativa, a pesquisa em relato teve como objectivo reflectir sobre a possibilidade da inserção da educação para carreira no ensino secundário em Moçambique. Foram participantes desta pesquisa 16 sujeitos. Como instrumento de recolha de dados foi usado um guião de entrevista. O guião da entrevista para os alunos foi composto por 6 perguntas enquanto que o dos professores integrava 7 questões. A análise das entrevistas realizadas baseou-se na análise de conteúdo, que foi sistematizada em seis (6) categorias. Os resultados da pesquisa foram obtidos através de relatos dos dois subgrupos que evidenciaram que não existem programas de OPC na Escola onde o estudo foi realizado. Quanto a possibilidade, pertinência de inclusão dos programas de OPC no sistema escolar observou-se que tanto quanto professores quanto alunos consideram que há necessidade de se implementar acções e programas de educação de carreira na sua escola. Alessandro Tomaz Barbosa, colegiado de Biologia, Universidade Federal do Tocantins (UFT) 2021-07-17 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/RIEcim/article/view/11757 Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática; v. 1 n. 1 (2021): Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática (RIEcim); 41 - 59 por https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/RIEcim/article/view/11757/18902 Copyright (c) 2021 Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/br/ |
institution |
Periódicos Uft |
collection |
periodicosUFT |
language |
por |
format |
Periódico |
author |
Choe, Joao Francisco de Carvalho |
spellingShingle |
Choe, Joao Francisco de Carvalho POSSIBILITY OF INSERTION OF CAREER EDUCATION IN SECONDARY EDUCATION: |
author-letter |
Choe, Joao Francisco de Carvalho |
title |
POSSIBILITY OF INSERTION OF CAREER EDUCATION IN SECONDARY EDUCATION: |
title_short |
POSSIBILITY OF INSERTION OF CAREER EDUCATION IN SECONDARY EDUCATION: |
title_full |
POSSIBILITY OF INSERTION OF CAREER EDUCATION IN SECONDARY EDUCATION: |
title_fullStr |
POSSIBILITY OF INSERTION OF CAREER EDUCATION IN SECONDARY EDUCATION: |
title_full_unstemmed |
POSSIBILITY OF INSERTION OF CAREER EDUCATION IN SECONDARY EDUCATION: |
title_sort |
possibility of insertion of career education in secondary education: |
publisher |
Alessandro Tomaz Barbosa, colegiado de Biologia, Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
publishDate |
2021 |
url |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/RIEcim/article/view/11757 |
_version_ |
1717584939165155328 |
score |
11.755432 |