Periódico

O voo dos pássaros egressos da Licenciatura em Educação do Campo da UFRGS: desafios e possibilidades na formação de professores de Ciências da Natureza

Autor principal: Dalmolin, Antonio Marcos Teixeira
Outros Autores: Bialvo Hoffmann, Marilisa, Benhur Schirmer, Saul
Grau: Periódico
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2021
Acesso em linha: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/13322
id ojs-article-13322
recordtype ojs
spelling ojs-article-133222021-11-18T10:01:48Z O voo dos pássaros egressos da Licenciatura em Educação do Campo da UFRGS: desafios e possibilidades na formação de professores de Ciências da Natureza The flight of the graduate birds from the UFRGS Rural Education Course: challenges and possibilities in teacher training in Natural Sciences The flight of the graduate birds from the UFRGS Rural Education Course: challenges and possibilities in teacher training in Natural Sciences The flight of the graduate birds from the UFRGS Rural Education Course: challenges and possibilities in teacher training in Natural Sciences Vuelo de pájaros graduados en Educación Rural de la UFRGS: retos y posibilidades en la formación de profesores de Ciencias de la Natureza Dalmolin, Antonio Marcos Teixeira Bialvo Hoffmann, Marilisa Benhur Schirmer, Saul O presente artigo apresenta um estudo sobre a atuação de egressos do curso de Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (LEDOC/UFRGS), campus Porto Alegre. Como problema de pesquisa se estabeleceu o seguinte questionamento: Como voam os pássaros egressos e egressas da LEDOC/UFRGS campus Porto Alegre? O objetivo foi analisar, a partir dos dados de acompanhamento do curso, a atuação dos egressos e egressas, bem como refletir sobre os desafios e potencialidades da formação de professores e professoras de ciências do campo, a partir das entrevistas realizadas. A pesquisa é qualitativa, do tipo estudo de caso e foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, como instrumento de investigação. Na análise das transcrições foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados foram discutidos a partir da categoria, definida a priori, Tríade Campo – Política Pública – Educação nos movimentos de bater as asas. Ao final, consideramos que os egressos e egressas entrevistados, após o curso, ressignificaram suas formas de ler e intervir em seus territórios. Palavras-chave: egressos, formação de professores, educação do campo, ciências da natureza.   The flight of the graduate birds from the UFRGS Rural Education Course: challenges and possibilities in teacher training in Natural Sciences ABSTRACT. This article presents a study on the performance of graduates of the Licentiate´s in Rural Education: Nature Sciences of the Federal University of Rio Grande do Sul (LEDOC/UFRGS), Porto Alegre campus. As a research problem, the following question was established: How do birds from LEDOC/UFRGS campus Porto Alegre fly? The objective was to analyze, from the course monitoring data, the performance of graduates, as well as to reflect on the challenges and potential of teacher education of natural sciences in rural education, based on the interviews carried out. The research is qualitative, of the case study type and semi-structured interviews were used as a research instrument. The Discursive Textual Analysis (DTA) was used to analyze the transcripts. The results were discussed from the category, defined a priori, Triad: Rural – Public Policy – Education in flapping movements. In the end, we consider that the graduates interviewed, after the course, gave new meanings to their ways of reading and intervening in their territories. Keywords: graduates, teacher training, rural education, natural sciences.   Vuelo de pájaros graduados en Educación Rural de la UFRGS: retos y posibilidades en la formación de profesores de Ciencias de la Natureza RESUMEN. Este artículo presenta un estudio sobre el desempeño de los egresados de la Licenciatura en Educación Rural: Ciencias de la Naturaleza de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul (LEDOC/UFRGS), campus de Porto Alegre. Como problema de investigación se estableció la siguiente pregunta: ¿Cómo vuelan los pájaros de la LEDOC/UFRGS en Porto Alegre? El objetivo fue analizar, a partir de los datos del curso, el desempeño de los egresados, así como reflexionar sobre los desafíos y potencialidades de la formación de profesores de ciencias en Educación Rural, a partir de las entrevistas realizadas. La investigación es cualitativa, tipo estudio de caso y se utilizaron entrevistas semiestructuradas como instrumento de investigación. Se utilizó Análisis Textual Discursivo (ATD) para analizar las transcripciones. Los resultados fueron discutidos desde la categoría, definida a priori, Tríada: Rural - Política Pública - Educación en movimiento de vuelo. Al final, consideramos que los egresados entrevistados, tras el curso, redefinieron sus formas de leer e intervenir en sus territorios. Palabras clave: graduados, formación de profesores, educación rural, ciencias de la Naturaleza. ABSTRACT. This article presents a study on the performance of graduates of the Licentiate´s in Rural Education: Nature Sciences of the Federal University of Rio Grande do Sul (LEDOC/UFRGS), Porto Alegre campus. As a research problem, the following question was established: How do birds from LEDOC/UFRGS campus Porto Alegre fly? The objective was to analyze, from the course monitoring data, the performance of graduates, as well as to reflect on the challenges and potential of teacher education of natural sciences in rural education, based on the interviews carried out. The research is qualitative, of the case study type and semi-structured interviews were used as a research instrument. The Discursive Textual Analysis (DTA) was used to analyze the transcripts. The results were discussed from the category, defined a priori, Triad: Rural – Public Policy – Education in flapping movements. In the end, we consider that the graduates interviewed, after the course, gave new meanings to their ways of reading and intervening in their territories. ABSTRACT. This article presents a study on the performance of graduates of the Licentiate´s in Rural Education: Nature Sciences of the Federal University of Rio Grande do Sul (LEDOC/UFRGS), Porto Alegre campus. As a research problem, the following question was established: How do birds from LEDOC/UFRGS campus Porto Alegre fly? The objective was to analyze, from the course monitoring data, the performance of graduates, as well as to reflect on the challenges and potential of teacher education of natural sciences in rural education, based on the interviews carried out. The research is qualitative, of the case study type and semi-structured interviews were used as a research instrument. The Discursive Textual Analysis (DTA) was used to analyze the transcripts. The results were discussed from the category, defined a priori, Triad: Rural – Public Policy – Education in flapping movements. In the end, we consider that the graduates interviewed, after the course, gave new meanings to their ways of reading and intervening in their territories. ABSTRACT. This article presents a study on the performance of graduates of the Licentiate´s in Rural Education: Nature Sciences of the Federal University of Rio Grande do Sul (LEDOC/UFRGS), Porto Alegre campus. As a research problem, the following question was established: How do birds from LEDOC/UFRGS campus Porto Alegre fly? The objective was to analyze, from the course monitoring data, the performance of graduates, as well as to reflect on the challenges and potential of teacher education of natural sciences in rural education, based on the interviews carried out. The research is qualitative, of the case study type and semi-structured interviews were used as a research instrument. The Discursive Textual Analysis (DTA) was used to analyze the transcripts. The results were discussed from the category, defined a priori, Triad: Rural – Public Policy – Education in flapping movements. In the end, we consider that the graduates interviewed, after the course, gave new meanings to their ways of reading and intervening in their territories. RESUMEN. Este artículo presenta un estudio sobre el desempeño de los egresados de la Licenciatura en Educación Rural: Ciencias de la Naturaleza de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul (LEDOC/UFRGS), campus de Porto Alegre. Como problema de investigación se estableció la siguiente pregunta: ¿Cómo vuelan los pájaros de la LEDOC/UFRGS en Porto Alegre? El objetivo fue analizar, a partir de los datos del curso, el desempeño de los egresados, así como reflexionar sobre los desafíos y potencialidades de la formación de profesores de ciencias en Educación Rural, a partir de las entrevistas realizadas. La investigación es cualitativa, tipo estudio de caso y se utilizaron entrevistas semiestructuradas como instrumento de investigación. Se utilizó Análisis Textual Discursivo (ATD) para analizar las transcripciones. Los resultados fueron discutidos desde la categoría, definida a priori, Tríada: Rural - Política Pública - Educación en movimiento de vuelo. Al final, consideramos que los egresados entrevistados, tras el curso, redefinieron sus formas de leer e intervenir en sus territorios. Universidade Federal do Tocantins 2021-11-13 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf text/html https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/13322 10.20873/uft.rbec.e13322 Brazilian Journal of Rural Education; Bd. 6 (2021): Publicação Contínua / Continuous Publication; e13322 Revista Brasileña de Educación Rural; Vol. 6 (2021): Publicação Contínua / Continuous Publication; e13322 Brazilian Journal of Rural Education; Vol. 6 (2021): Publicação Contínua / Continuous Publication; e13322 Brazilian Journal of Rural Education; Vol 6 (2021): Publicação Contínua / Continuous Publication; e13322 Revista Brasileira de Educação do Campo; v. 6 (2021): Publicação Contínua / Continuous Publication; e13322 2525-4863 por https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/13322/19291 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/13322/19292 Copyright (c) 2021 Antonio Marcos Teixeira Dalmolin, Marilisa Bialvo Hoffmann, Saul Benhur Schirmer http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Periódicos Uft
collection periodicosUFT
language por
format Periódico
author Dalmolin, Antonio Marcos Teixeira
spellingShingle Dalmolin, Antonio Marcos Teixeira
O voo dos pássaros egressos da Licenciatura em Educação do Campo da UFRGS: desafios e possibilidades na formação de professores de Ciências da Natureza
author-letter Dalmolin, Antonio Marcos Teixeira
author2 Bialvo Hoffmann, Marilisa
Benhur Schirmer, Saul
author2Str Bialvo Hoffmann, Marilisa
Benhur Schirmer, Saul
title O voo dos pássaros egressos da Licenciatura em Educação do Campo da UFRGS: desafios e possibilidades na formação de professores de Ciências da Natureza
title_short O voo dos pássaros egressos da Licenciatura em Educação do Campo da UFRGS: desafios e possibilidades na formação de professores de Ciências da Natureza
title_full O voo dos pássaros egressos da Licenciatura em Educação do Campo da UFRGS: desafios e possibilidades na formação de professores de Ciências da Natureza
title_fullStr O voo dos pássaros egressos da Licenciatura em Educação do Campo da UFRGS: desafios e possibilidades na formação de professores de Ciências da Natureza
title_full_unstemmed O voo dos pássaros egressos da Licenciatura em Educação do Campo da UFRGS: desafios e possibilidades na formação de professores de Ciências da Natureza
title_sort o voo dos pássaros egressos da licenciatura em educação do campo da ufrgs: desafios e possibilidades na formação de professores de ciências da natureza
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2021
url https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/13322
_version_ 1717585070329430016
score 11.755432